.27 de abril de 2015

Resenha: Anexos - Rainbow Rowell

Olá leitores!! 
Estou de volta em mais uma semana aqui no blog, com mais uma resenha. 
Para animar nossa segunda feira, vamos de "Anexos".


Livro: Anexos
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 368
Ano: 2014
Nota: 

Sinopse: Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus e-mails de trabalho. (Todo mundo na redação sabe. É política da empresa.) Mas elas não conseguem levar isso tão a sério, e continuam trocando e-mails intermináveis e infinitamente hilariantes, discutindo cada aspecto de suas vidas.Enquanto isso, Lincoln O’Neill não consegue acreditar que este é agora o seu trabalho – ler os e-mails de outras pessoas. Quando ele se candidatou para ser “agente de segurança da internet”, se imaginou construindo firewalls e desmascarando hackers – e não escrevendo um relatório toda vez que uma mensagem esportiva vinha acompanhada de uma piada suja. Quando Lincoln se depara com as mensagens de Beth e Jennifer, ele sabe que deveria denunciá-las. Mas ele não consegue deixar de se divertir e se cativar por suas histórias. No momento em que Lincoln percebe que está se apaixonado por Beth, é tarde demais para se apresentar. Afinal, o que ele diria...?

Anexos é uma narrativa em terceira pessoa, o que não foi um empecilho no trabalho do autor em transmitir todas as emoções vividas pelos personagens, de maneira envolvente, cativante e bastante emocionante. O grande elogio do dia vai para a maneira em que os capítulos foram distribuídos, nos localizando no tempo, possibilitando uma leitura calmamente fácil e compreensiva.

A trama tem início no ano de 1999, quando Lincoln, um jovem de quase 30 anos, se vê morando mais uma vez com sua mãe, e solteiro.
Apesar da idade, só teve uma namorada, que durou do ensino médio até o início da faculdade. Foi um grande amor, mas também uma grande decepção. Ele amara como nunca e foi retribuído por um tempo, até que na faculdade, sofreu com o abandono e a traição.


Lincoln quase sorriu ao ver Sam. Quase. Ela estava na ponta dos pés, seu corpo todo se arqueando para cima, os braços jogados em triunfo ao redor do pescoço de outro homem. Os dois estavam se beijando... com entusiasmo demais para notar que o elevador deles havia parado.

Depois de alguns anos, após ter concluído sua segunda faculdade, consegue emprego em um jornal da cidade, mas não como jornalista ou redator, e sim como agente de segurança da internet, tendo como função, unicamente monitorar a troca de e-mails entre os funcionários da empresa. Lincoln tinha que ser impessoal, para garantir que funcionários que infrinjam as regras (o uso de palavras ou brincadeiras consideradas impróprias e assuntos irregulares) recebessem suas devidas punições.

Beth e Jennifer são grandes amigas, porém trabalham em setores diferentes do jornal, sendo assim, recorriam ao uso do e-mail para manterem a comunicação. Apesar do conhecimento que alguém no jornal estaria gerenciando todos os e-mails, elas não temiam, e continuaram trocando suas mensagens, assuntos muitas vezes íntimos, e como sempre usavam palavras não permitidas, eram sempre pegas pelo nosso grande segurança. 

Porém, Lincoln não enviava nenhum tipo de notificação em relação as duas para o seu chefe. Ele se viu envolvido pelas duas mulheres e suas histórias pra lá de complicadas.



Mais fascinado ainda Lincoln se viu por Beth, mulher de atitude, que vivia um relacionamento complicado. Seu namorado, guitarrista de uma banda, era basicamente sustentado por ela e não demonstrava nenhum desejo em se casar, o que a fazia se sentir inútil.  Ela se via sozinha constantemente e vivia a sofrer pelo sucesso de outras pessoas em seus relacionamentos, como sua irmã mais nova, que iria se casar em breve.

Vários meses iam passando e Lincoln continuava no emprego, lendo e-mails e principalmente os de Beth e Jennifer. Pensou muitas vezes em pedir demissão, pois se via cansado de não fazer algo realmente trabalhoso, e além do mais, a paixão por Beth crescera, o que para ele, já estava se tornando algo errado e doentio. Tinha o desejo de se encontrar com Beth e dizer a ela tudo que havia sido desperto dentro dele, mas superior a isso, tinha medo de como ela reagiria quando ele lhe contasse tudo que fizera até ali.


Existem momentos em que você não consegue acreditar que algo maravilhoso está acontecendo. E existem momentos em que toda a sua consciência é preenchida com o conhecimento absoluto de que algo maravilhoso está acontecendo.

Uma história de amor, mas não comum, onde Lincoln nem mesmo conhecia a face de Beth quando começou a despertar dentro de si uma paixão.

Eu já esperava uma história bastante interessante e envolvente, graças a elogios frequentes que vejo à autora. Porém, acho que o final da história poderia ter sido menos apressado, como o restante do livro, que recebeu o toque exato. Apesar desse detalhe, o livro merece ser recomendado e com certeza está na minha lista de favoritos. Um "amorzinho", que me divertiu e me emocionou!


-Eu só não sabia como era sua aparência. E ai, quando eu soube qual era sua aparência, você parecia com a garota que era tudo isso. Você parecia com a garota que eu amava.

A grande responsável é Rainbow Rowell, uma autora americana de livros jovens-adultos ou adulto-contemporâneo, que além de Anexos, também escreveu obras como Eleanor & Park e Fangirl, que receberam muitos elogios de crítica e público em 2013.

Despertar no leitor diversos sentimentos em apenas uma única trama é algo que para mim faz toda diferença. Admiro muito, pois demonstra a preocupação para que ao ler, sinta a essência da pequena vida que é o livro.

Por hoje é só galera, mas se preparem que vem muito mais por aí! 

Clique aqui e adquira o livro pelo menor preço


Keila Ribeiro



Um comentário:

  1. Nunca li os livros dessa autora, e sabe que nunca me interessei? Sei lá, acho que as capas não me chamam muito a atenção, assim como as sinopses
    bj

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger