.22 de setembro de 2015

Resenha: A Origem da Rosa - Jaqueline Cristina

Olá, leitores!

Hoje trago a resenha do livro "A origem da rosa" da autora parceira Jaqueline Cristina.
Título: A origem da Rosa
Autora: Jaqueline Cristina
Editora: Chiado
Páginas: 202
Ano: 2014
Nota:
 

Sinopse: O Reino comemora a chegada do novo herdeiro e segundo na linha de sucessão ao trono, mas, mesmo assim, tem a notável preferência de seu pai para tomar a coroa. Cheio de mimos e privilégios, cresce com orgulho e causa uma inveja mortal. A feiticeira protetora da harmonia do reino dá uma nova chance ao príncipe mimado para mudar seu coração."Ela então se transformou em sua forma real, estava magnífica, seu vestido reluzia uma forte luz, e ele ao ver seu esplendor caiu de joelhos pedindo desculpas."O começo de uma história que nunca foi contado, e começo de uma história que continuará sendo contada.


A origem da Rosa é uma narrativa tranquila de ler e segue a linha de fantasia que estamos acostumados a encontrar agora. Há príncipes e princesas, reis e rainhas, reinos em guerra, pessoas mais humildes, desentendimentos e também romance. O que torna a história diferente é a forma que a autora conduz e como ela traz A Bela e a Fera para esse enredo.

O principal foco é a família do rei Bernard, que é composta por sua esposa Lílian e seus dois filhos gêmeos, Henry e Sophi, que são muitos apegados um ao outro. Porém, pouco tempo depois, a rainha engravida novamente - de um garoto - que recebeu o nome de Evan. Eles teriam tudo para ser uma família unida e feliz, se não fosse a forma que o Rei Bernard tratava o seu novo herdeiro. Diferente de Henry e Sophi, Evan tinha 100% da atenção do pai.

Com todo o mimo que recebeu, Evan cresceu um garoto arrogante, orgulhoso, egoísta e prepotente. Não tinha limites e não se importava com ninguém, apenas em satisfazer suas vontades. Porém, mesmo depois de crescido o rei continuava a mimá-lo e rainha passou a se preocupar sobre como aquilo afetaria a índole do seu filho.

Henry, que sempre foi um ótimo filho e dedicado a tudo relacionado ao reino, estava perdendo o posto para o seu irmão mais novo, que além de não ser o certo a ocupar o cargo, também não se importava nem um pouco com as obrigações de um rei.

Não muito longe dali, há também a família de Mabelle, uma garota doce, meiga e que faz de tudo pelo seu pai, ao contrário das suas irmãs que sempre foram egoístas e fúteis, e culpam o pai pela vida pobre que levam. Em uma certa ocasião, Mabelle conhece Evan que a trata de forma muito arrogante.

Não preciso de você, posso conseguir ajuda de qualquer um por aqui. – Evan não aceitava admitir que precisava de alguém, se achava autossuficiente para tudo, mas nunca percebeu que foi mimado a vida toda, achando que tudo girava em torno dele. Pág.37. 

E também próximo ao reino há a feiticeira Junne, que mora sozinha em uma pequena casa, e apesar de evitar conhecer as pessoas - pois não gostava de se apegar, sabia que um dia iria perdê-las - quando podia se disfarçava e visitava o castelo, porque sempre admirou o Rei Bernard.

Vocês devem estar se perguntando como todas essas pessoas se relacionam, não é?

Infelizmente, em uma guerra, o filho mais velho do Rei é atingido por uma flecha e desaparece. Como o reino inimigo é muito cruel, todos acreditam que ele está morto. Logo após esse acontecimento, Bernard nomeia seu filho mais novo como rei. E, após o falecimento do pai, por velhice, Evan assume definitivamente o reino e tudo vira um caos.

Com seu egoísmo e desamor pelas pessoas, ele torna insuportável viver sob suas regras absurdas e suas maldades sem fim. O que ele não contava era que Junne - que sempre preservou o bem no castelo e estava disposta a ajudar o reino - faria algo que obrigaria Evan a se tornar uma pessoa melhor.

Você mostrou ter o coração mais desprezível de todo o reino e hoje te castigo a ter como aparência, o que você realmente é por dentro, todos que conheceram você até o dia de hoje te esquecerão, você será tirado da memória de todos, apenas se alguém aprender a amá-lo além de sua aparência e tiver esse amor retribuído, você voltará ao normal e todos se lembrarão de você novamente. Pág. 127.

E é aí que Mabelle, uma rosa e alguns traços da história A Bela e a Fera entram, nos envolvendo ainda mais na narrativa e nos fazendo questionar se realmente será possível mudar a pessoa horrível que Evan se tornara.

Eu gostei muito quando soube que A origem da Rosa possuía um pouco de A Bela e a Fera, pois sempre foi um dos meus contos preferidos. Quando iniciei a leitura já gostei da forma que a Jaqueline nos traz a história. Ela foca bastante na família, nos mostrando um outro olhar de um conto tão conhecido.

Outra coisa muito incrível que eu achei no livro foram as playlists. Isso mesmo, gente! Vocês gostam de ler livros ouvindo música? Aí de vez em quando bate aquela dúvida de qual música ouvir? Então para embalar essa história você não precisa se preocupar, a Jaqueline cuidou disso para nós haha. Em cada início de capítulo ou algumas vezes entre os acontecimentos é colocado uma música. Demais, não é?

Só para vocês terem uma ideia, seguem imagens! Como eu li em PDF, tirei prints pra mostrar para vocês!






E já adianto que não é qualquer playlist não hein, gente! É bem diversificada e tem para todos os gostos. Mas quem curte Florence and The Machine, vai adorar porque tem em peso hehe!

E além disso, no final de cada capítulo há uma imagem, acredito que resumindo como foi aquela parte. Achei bem interessante, mas houve algumas que eu não achei que teve ligação com o capítulo.

Enfim, é isso galera! O único ponto negativo foi a má revisão, é perceptível muitas palavras com erros de digitação, não compromete a leitura, mas dá umas travadas no leitor.




19 comentários:

  1. Nossa, adorei a resenha, preciso ler ele urgente!
    Adorei o blog, já estou seguindo, super beijo :*

    www.glamournordestino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu Renata! Leia sim, você vai gostar. Obrigada! Beijão :)

      Excluir
  2. Adoro livros com sua própria trilha sonora. Assim é possível entra no mesmo mundo a autora.
    Este livro aparenta ser leve o que me chamou a atenção é que ele fala da historia dele, e não dela.
    www.estudiodecriacaoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, livros com sua própria trilha sonora é demais! Isso mesmo, gostei muito disso também, a história é mais centrada nele

      Excluir
  3. Não conhecia o livro nem a autora mas como também sou fã da Bela e a Fera fiquei curiosa. Apesar de ter achado a capa sem graça, acredito que se ela investir em um bom capista muito mais leitores serão conquistados e se interessarão pela sua história.
    É triste quando um livro com uma história interessante é mal revisado, fico pra morrer. Mas acredito que a autora deverá correr atrás disso em breve.
    Mas enfim de uma forma geral foi ótimo conhecer mais um nacional.
    Parabéns pela leitura e pelo texto que incentiva a leitura do livro.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você é fã de QA Bela e a Fera vai curtir muito a história Aline! Sim, esses erros são muito ruins mesmo!
      Mas quando tiver oportunidade leia que vc vai amar a leitura.
      Obrigada! Beijoos

      Excluir
  4. Olá
    nossa, eu sou fã de contos de fadas,kkk, e saber que o livro tem pontos de A Bela e a Fera me deixou muito interessado, devo dizer que a capa não chamou muito a minha atenção, kkk,
    Abçs
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Deyse tudo bem, bem legal a resenha desse livro, é a primeira vez que leio uma resenha e me interessei muito pela história.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas confesso que a história não me interessou tanto.
    Bem bacana a autora ter colocado sugestões de músicas para ouvir em casa capítulo! Para quem gosta de ler ouvindo músicas é ótimo.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Ola Deyse lindona só o fato de fazer menção a contos de fadas com rainha, rei já me conquistou, a premissa com esses irmão e toda guerra me deixou muito curiosa com o desfecho desse livro e saber o que aconteceu com um dos irmãos. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Deyse! É a segunda resenha que leio sobre esse livro e cada vez fico com mais vontade. A Bela e a Fera sempre foi o meu clássico Disney preferido, e a forma como a autora fez está lindo. Gostei de saber que ela planejou uma playlist...Só fica mais lindo ainda. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Deyse, eu não conhecia o livro ainda mas agora depois da sua resenha fiquei muito curiosa! Parece uma leitura incrível, com certeza daria uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adoro esse universo mágico e sou super fã da Bela e a Fera. Com certeza vou amar essa história. bjs

    https://valisedepalavras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. essa playlist me lembrou muito a playlits de hayden e poxa eu adoro as musicas da florence, da sia *---* muito eu essas músicas kkk

    ResponderExcluir
  12. Oieee!
    Caramba! Não conhecia o livro e amei, amei amei. Quero ler ouvindo a playlist que a autora escolheu. Vou atras desse livro agora hauhauau
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Deyse!
    Só por se tratar de uma história inspirada no conto da Bela e a Fera já me deixou curiosa. Adoro esse conto e sempre que encontro alguma adaptação tenho vontade de ler. Já anotei a dica e quero ler o livro em breve! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Oi, flor!
    Eu gostei do fato de que o conto A Bela e a Fera – que tanto gosto – inspirou essa obra. O título também me atraiu! E, claro, gostei de ver tantos personagens interagindo em um enredo que envolve guerra e conflitos. Por fim, sua menção à playlist me deixou ainda mais curiosa. Acho que vale a pena conferir essa obra (rs). Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Deyse!

    Acho que a Bela e a Fera é dos contos mais adaptados de toda a história dos contos, rsrs. Mas não reclama não, esse é também um dos meus contos preferidos. Adorei a resenha, quem sabe um dia não leio o livro, a playlist parece ser incrível.

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  16. Hello!
    Não conhecia o livro A origem da Rosa e gostei da sinopse logo de cara.
    E adorei saber que tem um pouco de A Bela e a Fera!
    Acho que em toda familia, tem um filho que é mais queridinho ne? E esse acaba se tornando mto mimado e tal...
    Fiquei bebm curiosa para saber o desfecho da historia e clarooooo que o filho mais velho volta ne? Pq essa de ser atigido e desaparecer nao cola comigo, pra mim tem q ter o corpo , hahaha.
    Bacana saber que o livro ja tem uma playlists para nso ajudar a entrar no clima do livro.
    Animei mtoo de ler, amei a recomendação.
    Beijos

    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger