.20 de outubro de 2016

Resenha: Placebo Junkies - J.C. Carleson

Título: Placebo Junkies
Autora: J.C. Carleson
Editora: Fábrica231
Ano: 2016
Páginas: 304
Nota: 
*Livro cedido em parceria com a editora
Sinopse: Audie é uma jovem como qualquer outra, mas encontrou uma forma incomum de descolar uns trocados: ela serve de cobaia para a indústria farmacêutica. Neste irreverente romance, J.C. Carleson, ex-agente da CIA, mergulha no universo pouco conhecido, mas muito impressionante, dos voluntários em série de testes farmacológicos. Na tradição de Trainspotting e Drugstore Cowboy, doses cavalares de humor negro disputam espaço na trama com o drama de jovens que vivem no limite. No caso de Audie, ela precisa juntar dinheiro para oferecer a Dylan, seu namorado que tem uma doença terminal, uma festa de aniversário de 18 anos inesquecível. “Não há ganho sem dor”, ela repete, em meio aos efeitos colaterais das substâncias e procedimentos a que está sujeita e aos esquemas para lidar com eles. Mostrando as entranhas de um mundo desconhecido da maioria das pessoas, Placebo junkies arrancou elogios da crítica com sua narrativa original e completamente viciante.

Audie é uma adolescente que já passou por poucas e boas na vida. Mas agora ela descobriu um modo de se manter e conquistar sua independência: tornando-se uma cobaia de laboratório. Dividindo o apartamento com seus amigos (e também cobaias) Charlotte e Jameson, Audie consegue a grana que precisa participando de testes dos mais variados tipos, tornando esta a sua verdadeira "profissão". 

Audie namora Dylan, um jovem que sofre de uma doença terminal. Audie resolve fazer uma enorme surpresa para o aniversário de dezoito anos dele, mas para isso será necessário economizar o máximo possível e participar de mais testes do que antes. Ela diz a si mesma que não há ganho sem dor, mas tantas drogas trarão consequências para a sua vida...

Placebo Junkies é um livro que vai mexer com sua cabeça. A narrativa - crua, direta, intensa - atinge o leitor de forma a fazer com que ele se sinta imerso no mundo das cobaias de laboratório. Os efeitos dos testes aos quais Audie se submete fazem com que a realidade seja alterada, distorcendo alguns fatos e exigindo atenção do leitor. O livro possui um humor ácido e diálogos interessantes, além de ser muito fácil compreender a personalidade da protagonista.

Os personagens são muito bem construídos e, em sua maioria, intrigantes. Audie é, à sua maneira, cativante. Charlotte é cheia de vida e um pouco misteriosa. Dylan também é um cara bastante para frente, apesar da sua doença. Jameson foi o único personagem que não senti um aprofundamento tão grande. 

Em suma, os personagens secundários possuem bastante espaço na trama e é bacana acompanhar o desenvolvimento deles na história, a forma como lidam com os testes, a grana que recebem e as consequências de suas escolhas. Aliás, acho que esse é um dos pontos centrais da trama: até onde nossas escolhas podem nos levar? 

O lado ético também tem sua parte na história, principalmente como consequência das ações das empresas que fazem testes em humanos. Os procedimentos são arriscados e fazem com que a gente se pegue pensando se eles realmente consideram os riscos que trazem aos "pacientes" dos estudos.


Placebo Junkies mostra um pouco do que há por trás dos famosos testes com cobaias. Eu, sinceramente, nunca havia pensado que poderiam existir pessoas que fariam deste o seu "trabalho". Oferecer suas veias, fluidos, pedaços, em troca de grana. É necessário muita coragem. 

A autora deixa uma nota ao final do livro comunicando que atualmente as empresas, em sua maioria, deixaram de fazer testes tão perigosos/cruéis quanto os que podemos observar no livro. Mas ainda assim, fiquei refletindo por um bom tempo sobre o assunto e me bateu uma grande curiosidade sobre como os testes são feitos hoje em dia...

A obra possui alguns mistérios e revelações que me mantiveram presa à trama durante toda a leitura. Mas o melhor estava por vir: há uma grande reviravolta no livro que me deixou de queixo caído. Sério, eu jamais esperaria pelo que li. Achei incrível e o desfecho consagrou a genialidade da autora.

A edição da Fábrica231 está ótima! A diagramação está muito boa, fonte em um ótimo tamanho e simplesmente adorei a capa, bem condizente com a trama. Ótimo trabalho da editora!

Placebo Junkies é uma obra cheia de fluidos corporais, mistérios e uma narrativa de tirar o fôlego. Super indico!


15 comentários:

  1. Olá
    Eu finalizei a leitura desse livro essa semana e gostei bastante. Gostei muito de ler sua postagem, especialmente pela identificação de opiniões, e claro, amei a foto. Esse livro mexe mesmo com nossa cabeça, especialmente pelo diferencial né?! Esses testes são uma loucura, e legal que há as mensagens por trás do texto.. adorei..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jessica, eu já tinha ouvido falar deste "oficio", em ganhar dinheiro se submetendo a testes, mas nunca fui muito a fundo no assunto. Acho que o livro deve trazer muitos esclarecimentos sobre a questão e por mais que seja estranho, é o preço que a ciência cobra.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro recentemente e fiquei MUITO chocada com esse final!
    Eu adorei a escrita da autora, bem crua mesmo como você disse e muito real e honesta, adorei isso.
    Eu nunca tinha lido nada parecido e foi muito bom conhecer um pouco mais desse mundo de cobaias.
    Sua resenha ficou ótima!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  4. Oi. eu nunca li um livro com cobaias de laboratório, já vi um filme chato, mas livro e da forma como você diz, intenso, não. Gostei de você ter mencionado o lado ético. Bom, fiquei bem interessada, por ser algo diferente para mim, não curti a capa, passa uma imagem de livro adolescente, mas a temática é muito instigante.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica,
    A temática desse livro é bem interessante, pois acho que o primeiro que vejo, então, já me deixa instigada.
    Fiquei fascinada com sua resenha e super animada por saber que o livro irá mexer com a minha cabeça, pois não tenho dúvidas que isso acontecia.
    Outra coisa que faz essa obra ganhar um ponto positivo é ela mostrar esses testes de cobaias e como acontecem, pelo menos um pouco.
    Sua resenha triplicou minha curiosidade.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oii Jéssica, tudo bem? Sua resenha ficou maravilhosa. É a segunda que leio sobre o livro e só conseguiu me deixar mais interessada ainda na leitura, com essa premissa tão original. Fiquei ainda mais intrigada depois de saber sobre essa reviravolta tão inesperada! Quero saber o que acontece!!! hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. oie, a princípio esse livro não me chamou atenção, mas vendo sua resenha e sabendo do que se trata, de algo tão sério como testes em humanos fiquei bem intrigada e gostei de saber da parte ética do livro e que ele ainda traz reviravoltas. Vou a procura para ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Achei o tema do livro extremamente interessante. Nunca pensei muito a fundo sobre isso de cobaias e acredito que hoje em dia as empresas façam em animais, o que de algum modo eu acho muito pior. Mas achei muito interessante essa obra e fiquei com curiosidade para ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica, ainda não tinha visto menção a esse livro, e sua premissa me anima bastante. Adoro livros intensos, e a ideia do Placebo parece ser fascinante. Nem imagino como deve ser se tornar uma cobaia. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oie
    Tudo bem?
    Então eu não conhecia o livro e fiquei bem empolgada com sua resenha não lembro de ter lido nada do tipo uma menina que aceita ser cobaia em troca de dinheiro queria muito saber como vai ser o desfecho dessa historia e em torno de que gira ainda mais depois de saber que você se surpreendeu.
    Adorei a resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess
    Eu já conhecia o livro de vista e já queria ler, mas olha menina depois dessa resenha é que eu quero mesmo poder fazer essa leitura, o livro parece ser muito foda e ter uma história muito original, fiquei super curiosa com o plot twist que vc mencionou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Eu não conhecia, mas gostei muito da premissa dessa trama. Nossa, eu nunca tinha lido nenhum livro parecido com esse e fiquei muuito interessada nesse livro. Fico feliz q a autora tenha caprichado no final e tenha terminado o livro de forma genial. Amei sua resenha e suas considerações. Já adc o livro na minha lista de desejados.

    Beijos.
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess!

    Uau, eu estou de boca aberta com essa trama, jamais imaginei um livro falando sobre isso e achei essa escolha de grande sabedoria por parte da autora, que por sinal eu não conhecia.
    Fiquei aqui me perguntando que tipo doença o namorado da protagonista tem e também fiquei inventando possíveis efeitos colaterais desses testes na saúde da Audie.
    Esse seu comentário sobre o final me deixou super curiosa, vou anotar a dica.
    Muito obrigada.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Gostei muito da imagem que tu trouxe. Mas fiquei com o coração dilacerado por entender que as personagens são basicamente ratos de laboratório! Mesmo com uma doença terminal, a pessoa tem se sofrer ainda mais?!
    Foi Até bom vc pontuar que o livro tem uma narração crua. Porque eu não o leria. Sei que seria choro do início ao fim. Já bastou a culpa é das estrelas.

    ResponderExcluir
  15. Olá Jéssica! ^^
    Não sei se conseguiria ler esse livro, acho que acabaria questionando muito o que está acontecendo e dependendo da forma de escrita que foi utilizada iria demorar para me conectar aos personagens e suas decisões. Me falta coragem, mas tenho certeza que é uma história bastante forte.

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger