.28 de julho de 2015

Resenha: Na Ponta dos Pés - Brandy Colbert

Eu posso apostar que ao olhar a capa, alguns leitores irão pensar que se trata de um livro leve, romântico e até meio bobo. Mas Na Ponta dos Pés é tudo aquilo que eu não imaginava que fosse: uma história intensa, profunda e de certa forma, perturbadora.

Título: Na Ponta dos Pés
Autora: Brandy Colbert
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 336
Ano: 2015
Nota: 

Sinopse: Theodora está melhor. Voltou a se alimentar e a sair com alguns caras. Além disso, está se dedicando como nunca para se tornar uma grande bailarina profissional. Mas o repentino retorno de seu melhor amigo, Donovan, depois de quatro anos sequestrado, lança Theo de volta aos momentos que antecederam o fatídico episódio. Surge em sua memória a lembrança do sequestrador... Donovan não fala nada sobre o que viveu no cativeiro. Dizer a verdade poderia colocar em risco tudo aquilo pelo qual Theo havia lutado: sua imagem, sua carreira, sua reputação e seu verdadeiro amor. Na ponta dos pés é um livro arrebatador. A vida conturbada de uma jovem talentosa nos faz acreditar que a superação pode ser difícil, mas sempre há tempo para recomeçar.


A trama conta a história de Theodora, uma menina de dezessete anos que sonha ser bailarina profissional. Theo é muito dedicada e uma das melhores alunas da classe. Faz balé desde os três anos e a dança é sua maior paixão.

Sua vida vira do avesso quando aos treze anos, seu inseparável melhor amigo, Donovan, é sequestrado. Theo passa por maus bocados até aceitar o sumiço do melhor amigo e retomar a sua vida normalmente.

Quatro anos se passam e Theo agora tem dezessete anos, está no ensino médio e se prepara para os intensivos de verão, que poderá lhe render uma vaga em um programa pré-profissional de balé. Quando finalmente as coisas parecem estar nos eixos, Donovan reaparece e abala sua vida novamente. Ela começa a reviver lembranças dolorosas, as quais a fazem pensar o quanto de culpa ela possui nesse sequestro....

Como se não bastasse, Theo se apaixona por Hosea, um colega do colégio que vende drogas e já é comprometido.

Tantos problemas desencadeiam a volta de hábitos ruins em Theo, que agora terá que lidar com seu transtorno alimentar, a pressão para passar no exame e a dúvida sobre a culpa no sequestro do melhor amigo.


A história, narrada em primeira pessoa, aborda temas fortes e importantes como distúrbios alimentares, abuso sexual e síndrome de Estocolmo. Brandy construiu personagens reais e uma história quase palpável. É impossível não se sensibilizar com a trama e principalmente com a inocência da personagem principal. Theo é do tipo que engana a si mesma e não sabe. É uma pessoa leal, mas infelizmente confia nas pessoas erradas.

Com o desenvolvimento da trama, podemos perceber o quanto Theo amadurece e se torna um exemplo de superação e força. Ela enfrenta seus próprios demônios e arrisca tudo pelo que ela considera certo.

“Não sei como, mas subi as escadas e me enfiei embaixo das cobertas. Mas não consigo dormir. Como pode alguém estar aqui todos os dias por anos e desaparecer de repente? Como pode ficar tanto tempo longe e voltar assim, numa quinta-feira, sem mais nem menos, como se fosse o plano desde o início? Só vou acreditar que ele voltou mesmo quando o vir.” p.27

Este livro é muito mais do que uma obra de ficção. Ele passa uma mensagem real e tenho certeza que ele poderá ajudar muitas pessoas vítimas de abuso sexual ou distúrbios alimentares que ainda não tiveram a coragem necessária para pedir ajudar.

Sobre capa e diagramação: Na Ponta dos Pés é um dos livros com a mais bela diagramação que já vi. Cheio de detalhes, deixaram a leitura ainda mais prazerosa. O tamanho da fonte está ótimo e a capa é completamente condizente com a base da história. Eu simplesmente a adoro! 


“Mas quanto menos eu como, mais forte eu me sinto. Tenho alguns momentos de fraqueza, meu estômago ronca constantemente. Só que vale a pena. Se conseguir manter minha força de vontade com a comida, posso fazer qualquer coisa. Tipo encarar o Chris no tribunal semana que vem. Decidir o que vou falar. Sobreviver.” p.261

Uma das coisas mais legais do livro é que existe uma nota do editor ao final, com informações para pessoas que enfrentam alguns dos problemas do livro. No Brasil, há um telefone especial para receber denúncias de abuso infantil ou violência sexual contra crianças e adolescentes. É só discar 100. Você também pode procurar os Conselhos Tutelares, as Varas da Infância e da Juventude, as Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e as Delegacias da Mulher. 

Na nota do editor também constam instituições que tratam transtornos alimentares nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São elas:




Uma obra de ficção espetacular, que trata de assuntos reais e que infelizmente estão presentes na vida de muitas pessoas. Leitura mais do que recomendada.

40 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas parece ser uma leitura bem interessante
    gosto desse tipo de leitura, segredos, mistérios em atraem bastante

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pepi!
      O livro é super instigante, você vai adorar ler essa obra!
      Beijos!

      Excluir
  2. Jess, que livro fabuloso! Sua resenha está muito boa, bem balanceada entre resumo e opinião, e em ambas as partes você comunica muito bem. Eu fiquei com muita vontade de ler "Na Ponta dos Pés", principalmente por causa de absolutamente TUDO. Hahaha Pois é, tudo, desde o design até sinopse e suas impressões, me cativou de um jeito...
    Mas devo discordar: A capa definitivamente não passa a ideia de um livro levinho de romance, conforme você disse. Muito pelo contrário! A escolha das cores, para início de conversa, caminha para o sombrio. E essas sapatilhas desgastadas penduradas dessa forma crua em um prego... Nossa, me causam até certo desconforto! Isso sem falar do título: "Na Ponta dos Pés" me remete a algo escondido, perigoso... enfim.
    Escrevi esse testamento pra te dizer que você me convencer em cheio! Preciso desse livro pra já! <3 Será que consigo pedi-lo à editora? Aliás, seu blog é uma beleza!
    Um abraço grande,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monalisa!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      O livro é absurdamente instigante, né? Eu também gosto de tudo nele, capa, história, diagramação... tudo nele é muito, muito bom!
      Jura que você já matou de cara que era um livro assim?! Mulher, você é BEM observadora hahaha! É engraçado como as pessoas tem percepções diferentes, né? Aqui mesmo li vários comentários dizendo que achavam que se tratava de um livro mais doce (assim como eu achei) e outros que tiveram a mesma impressão que você.
      Fico feliz de ter te convencido hahaha! Pode ter certeza que não vai se arrepender da leitura!
      Não sei se conseguirá pedi-lo à editora, espero que sim! E que faça a leitura em breve!
      Muito obrigada pelos elogios, viu?! <3
      Beijo grande!

      Excluir
  3. Olá, Jess. Não conhecia o livro, mas ele aborda um tema que está presente frequentemente entre as pessoas. Achei bem forte e não sei se leria no momento.
    Beijo,
    www.pactoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Caroline!
      O livro é bem forte mesmo, mas espero que futuramente você dê uma chance para a leitura xD
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Jess, tudo bem?
    Nunca tinha ouvi falar nesse livro e já de cara posso dizer que chamou muito minha atenção.
    Não costumo ler muitos livros de drama, mesmo sendo um gênero que eu gosto bastante, e também nunca li um livro de drama que focasse em alguém mais jovem como é o casa da Theo.

    Como a amiga aí de cima já disse, pela capa eu também não acharia que se trata de um livro levinho, achei a foto bem forte e a escolha de cores me passam uma sensação de "Dureza", não sei explicar direito.

    Amei seu blog e gostei muito da sua resenha!

    Beijos,
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João!
      Tudo ótimo e você?!
      Eu também não tenho o costume de ler muitos livros desse gênero, mas posso afirmar que esse livro foi uma adorável surpresa.
      Eu achava que seria um livro mais doce, sabia? Me enganei legal hahaha!
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog e da resenha!
      Obrigada pela visita!
      Beijo grande!

      Excluir
  5. Oiee Jess!
    Não conhecia o livro, mas só pelos primeiros três parágrafos só fiquei curiozérrima para saber o que acontece com Theo e o que ela tem a ver com o sequestro do amigo dela. Já quero!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      O livro é super instigante, fiquei louca a cada capítulo hahaha!
      Espero que você faça essa leitura em breve <3
      Beijo grande!

      Excluir
  6. Não conhecia o livro mas já gostei logo de cara quando vi a capa
    E amei ainda mais quando vi a premissa
    Sua resenha ficou maravilhosa e gostei da sua parte em colocar as informações contidas no livro
    Beijos
    Myself here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      A capa é linda mesmo, né?! A história é melhor ainda!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oiee.

    Primeira vez que vejo a respeito da trama e do livro em sim.
    Fiquei muito tentada a ler, pois é uma temática que me chama muito a atenção. Parabéns pela resenha e com certeza tentarei ler

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Obrigadaaa!
      Fico feliz que o seu primeiro contato com esse livro tenha sido por aqui!
      Espero que o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijo grande!

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, mas com o que li da sua resenha já fiquei muito curiosa pela leitura.
    A temática é muito interessante e séria.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Déborah!
      A temática é um pouco pesada, mas o livro é realmente incrível.
      Espero que você o leia!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá! Jóia ?
    Não conhecia esse livro e, apesar da sua ótima resenha, eu não me interessei muito no tema dele. Acho que o livro é muito forte e to tentando fugir um pouco disso kk
    Beijos
    Seguindo.
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus!
      Tudo ótimo e você?!
      Ah, que pena! Espero que futuramente você dê uma chance para essa leitura.
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  10. Oi ^^

    Eu já tinha visto esta capa antes, mas não lembro de ter lido algo a respeito...
    A princípio a história me pareceu interessante, fiquei com vontade de conhecer melhor para tirar minhas próprias conclusões!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra!
      A história é interessante mesmo, tenho certeza que você irá gostar!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  11. Você me convenceu a ler o livro. Sua resenha ficou ótima mesmo. E o livro, pelo o que você pontou, tem temas que profundos, que me agradam. E a capa, apesar de trazer as sapatilhas de bailarinas, algo delicado, aponta para algo triste, quase sem vida.Gostei mesmo da temática do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nilda!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Os temas desse livro são pesados, mas a leitura é incrível!
      Espero que você o leia em breve! Depois me conta o que achou, ok?
      Beijo grande!

      Excluir
  12. Oi, tudo bem?
    Imagino o tsnto de emoções que este livro causa.
    Gostei bastante da premissa por abordar temas tão fortes.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angélica!
      Tudo ótimo e você?
      A carga emocional que o livro traz é forte mesmo.
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  13. Adoro livros que tratam temáticas que merecem ser debatidas e que te fazem pensar em algumas realidades que as pessoas vivem e enfrentam.
    Eu já havia visto essa capa por aí, mas confesso que não tinha nem lido a sinopse ainda... Adorei saber que essa doçura de capa carrega dentro de si um livro dramático.
    Obrigada por me fazer conhecer um pouco amis dessa história, Jess.
    Bjs*.*
    MaH

    O que disse, Alice? - www.oquedissealice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mah!
      Eu também gosto de livros que abordam assuntos reais, coisas que a gente vê de montão por aí e que geram discussões sobre o assunto!
      Eu que te agradeço, flor!
      Beijo grande!

      Excluir
  14. Olaaa
    Nossa, resenha muito boa e com certeza quero muito ler o livro pois adorei esse tema forte e os elogios,dica otima.

    beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      Muito obrigada, fico feliz de saber que gostou da resenha e da dica! Tomara que você possa fazer essa leitura!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    Os temas abordados realmente são fortes. E eu ainda nem conhecia esse livro e não acredito.
    Adorei conhecer e gostaria de ler um dia. Curiosa para conhecer o enredo lendo. Vou marcar nos meus desejados.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia!
      Tudo ótimo e você?!
      Fico feliz que tenha conhecido o livro através do Livros da Jess!
      Espero que o leia e goste tanto quanto eu! <3
      Beijo grande!

      Excluir
  16. Nossa, adorei a resenha. Não esperava isso do livro, e aquela velha e verdadeira historia não julgue um livro pela capa. Vou adicionar a minha lista ele.
    colhendo-sonhos.blogspott.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Que bom que gostou <3
      É bem isso mesmo haha! Essa leitura vale muito a pena, espero que o leia em breve!
      Beijos!

      Excluir
  17. Oi Jess, tenho visto muitas pessoas comentando a respeito desse livro e isso tem me deixado curiosa. Fui à livraria ontem e dei de cara com ele. Só não comprei por conta de uma promessa que fiz: livros só no black friday. hahaha Estou sofrendo com isso. Mas ok. Ah, eu adoro essa capa e suas fotos ficaram lindas.

    Beijão, querida.

    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana!
      Jura que você tá conseguindo manter essa promessa?! Porque eu prometi que não compraria livros esse mês e já comprei 11 #chorando hahahaha!
      Vale a pena quebra a promessa para ler esse livro, viu?! Foi o melhor de 2015 até agora!
      Fico feliz que tenha gostado! <3
      Beijão!

      Excluir
  18. Olá!
    Não conhecia esse livro, fiquei interessando depois de ler sua resenha. Com tantos temas polêmicos e uma trama que aparentemente parece ser muito boa. Se surgir uma oportunidade eu vou com certeza dar uma olhada :) Adorei sua resenha!
    Abraço!

    Blog Literando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vitor!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      Espero que tenha a oportunidade de lê-lo, o livro é incrível e tenho certeza que você irá gostar!
      Beijo grande!

      Excluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger