.10 de maio de 2015

Resenha: A Seleção - Kiera Cass

A resenha de hoje é do livro “A seleção”, o primeiro da trilogia da autora Kiera Cass.

Livro: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 368
Ano: 2012
Nota: 

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a Seleção é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Eu confesso que estava meio relutante em relação ao livro. Eu nunca fui de gostar de “modinhas literárias”, então adiei o máximo possível a leitura desse livro.

Minha mãe me deu o livro já faz um tempinho, mas até então ele estava parado em minha estante. Mas depois de uma votação no instagram do Livros da Jess sobre qual livro deveria ser a minha próxima resenha, o escolhido foi “A seleção”. E a conclusão que cheguei ao terminar a leitura foi: QUE LIVRO MA-RA-VI-LHO-SO! Tô arrependida até agora de não ter começado a leitura antes e já estou desesperada pelos próximos livros!

A trama se passa após a Quarta Guerra Mundial, que transformou os Estados Unidos em Illéa, um jovem país que divide a sociedade em oito castas, seguindo uma lógica de que quanto mais afastado do número um for sua casta, menos afortunado você é.  A casta um é a da nobre família real e a casta oito é dos que vivem em pobreza extrema.

America Singer é uma jovem que faz parte da casta cinco, onde se encontram as pessoas que possuem profissões relacionadas a arte e que geralmente prestam serviços para castas superiores: cantores, artesãos, pintores e afins. Apesar do talento para cantar, America não vive uma vida fácil. Ela e sua família trabalham muito para conseguir ter o que pôr na mesa, principalmente por seus irmãos menores.

Como se não bastasse às dificuldades que passa com sua família, America se apaixona (e também é correspondida!) por Aspen, um jovem da casta seis, socialmente abaixo dela. Ou seja, o namoro dos dois dificilmente seria aceito, já que Aspen tem uma vida ainda mais dura que a dela. Sendo assim, os dois decidem namorar escondido e ficam juntos em segredo por dois longos anos!

Apesar de ser difícil, casar com alguém de outra casta não era impossível. Mas isso significaria passar por milhares de burocracias, descer uma casta e deixar sua arte para servir. Ainda assim, America não se importava. Ela queria se casar com o homem que amava.

Tudo andava normal, até que um dia America recebe uma carta convidando-a para participar da Seleção: 35 garotas entre 16 e 20 anos (uma de cada província do país), independente das castas, seriam selecionadas para participar de um concurso, onde o prêmio será o coração do príncipe Maxon: A escolhida se tornará esposa de Maxon e princesa de Illéa!

Obviamente America não se interessa nem um pouco pelo Concurso, mas alguns acontecimentos a farão mudar de ideia...

A história é narrada em primeira pessoa (oba!), com America nos contando seu ponto de vista sobre as coisas. A narrativa foi muito bem desenvolvida, conseguindo nos prender durante toda a leitura.

Eu não sou sua querida. p.94

Os personagens são extremamente cativantes. America é uma menina extremamente forte, tanto por sua personalidade quanto por ser uma verdadeira guerreira. Impossível não torcer pela felicidade dela!

Maxon é realmente um príncipe! Coisa mais fofa, viu?! Ao contrário de outros livros, onde os personagens que fazem parte da realeza são completamente detestáveis, Maxon é doce, gentil e simpático.

Aspen é um verdadeiro cabeça dura, e em alguns momentos eu simplesmente o odiei, mas tudo foi justificado mais tarde e eu acabei entendendo suas ações (e ficando dividida entre ele e Maxon).

Eu não faço o tipo garota chorona, mas a autora conseguiu passar tão bem os sentimentos dos personagens, que por diversas vezes eu fiquei com os olhos marejados.

"A seleção" é um daqueles livros que vamos lendo sem parar e quando nos damos conta, já chegamos ao final. O livro é simplesmente uma delícia!

A capa está lindíssima, além de coerente com a história. Diagramação e revisão nota dez também!

Para quem ainda não sabe, o livro ganhará uma adaptação cinematográfica. Os direitos de adaptação do best seller de Kiera Cass foram comprados pela Warner Bros. Ainda não se tem informações sobre o elenco, mas o time de produtores do longa já trabalhou em "Se eu ficar" e "Divergente". O roteiro será escrito por Katie Lovejoy.

Já fazia um tempo que eu estava procurando um livro que eu gostasse tanto quanto meu preferido, "Belo Desastre". Sem dúvidas, agora eu tenho um novo queridinho ao lado dele.

27 comentários:

  1. Eu acho linda a capa desse livro. Mas vi muita gente criticando e não entendo o porquê. Também ouvi muitas críticas a história. Aliás, você foi a primeira pessoa que falou bem. Fiquei até com vontade de lê-lo.
    http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernando!
      Jura?! Comigo foi ao contrário, vi muita gente falando bem do livro, mas até então eu tinha uma certa "resistência" por considerá-lo uma "modinha literária". E me arrependo até hoje de não ter começado antes! O livro se passa em um futuro distópico, mais uma coisa que não gosto, e nesse livro eu me vi quebrando todos os meus "padrões". Eu amei a história, de verdade. Fazia tempo que eu não lia nada que considerasse tão bom assim!
      Se você tiver a oportunidade de ler, leia! Valeu muito a pena para mim e espero que valha para você também!
      Beijão!

      Excluir
  2. Amoooooooooooooo! Capa mais linda, história mais linda! America é demais.


    http://estiloconceitual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teófilo!
      Que livro mais apaixonante, né?! Só tenho a concordar com você! Livro ma-ra-vi-lho-so!
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Tomei a liberdade de tagueá-la.
    Veja a tag nesse post: http://filosofodoslivros.blogspot.com.br/2015/05/tag-frases-de-mae.html
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tinha visto a Tag :O
      Vou fazer, atrasada mas tá valendo <3

      Excluir
  4. Aaaaaah eu simplesmente preciso de tempo para ler esse livro, tenho ele aqui todo lindo na minha prateleira, mas com tantas coisas e leituras passadas na frente ainda não consegui ler D: #triste espero que esse ano ainda eu consiga lê-lo!! *--*

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila do céu, coloque ele na frente dos outros!! Você vai amaaar a leitura!
      Eu fazia a mesma coisa e ia deixando ele de lado, você não sabe como me arrependo de não ter lido antes!
      Espero que você possa fazer a leitura em breve!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Jess! Eu sou como você, reluto a seguir modinhas literárias, mas sempre acabo me entregando! hahaha
    Esta série de livros não tinha me instigado a curiosidade antes, mas agora, depois de sua resenha, acho que vou reconsiderar! Acho que vou dar uma chance à Kiera Cass :)

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Pois é, eu sempre resisto ao máximo hahaha! Mas confesso que esse foi o primeiro livro que fez eu me arrepender de não ter lido antes!
      Espero que você possa lê-lo e se apaixonar como eu!
      Beijão!

      Excluir
  6. Olaaa
    Sou bem suspeita para falar pois amo a serie, amei sua resenha e as capas sao lindas, nao vejo a hora de ler A Herdeira.

    Beijus
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! Eu também tô super ansiosa para ler "A Herdeira", espero que seja tão bom quanto a trilogia! <3
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  7. Oláá!


    Eu demorei dois dias para ler os três livros. Não se tornou meu preferido em relação ao conteudo, mas sim pela escrita da autora que é muito envolvente e como você disse nos passa uma emoção impar dos personagens.

    Estou ansiosa pelo A Herdeira e a adaptação *-*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Caramba, você devorou os livros! hahaha
      Exatamente, a escrita dela é maravilhosa! Espero que a adaptação cinematográfica seja fiel ao livro e tão boa quanto!
      Também estou ansiosa pela leitura de "A Herdeira"!
      Obrigada pela visita, viu?!
      Beijos!

      Excluir
  8. Eu tenho os tres primeiros livros e nunca li (deram spoiler do final e fiquei revoltada)
    Tenho fé que um dia irei ler..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Antes da adaptação com toda certeza..kkkkkk
    Adorei sua resenha... beijos


    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires!
      Mentira que te deram spoiler?! hahahaha! Eu também peguei spoiler antes de lê-los, já sabia quem ficaria com quem no final :( Mas ainda assim, valeu a pena cada linha desse livroooo!
      Tenha fé e leia ele logo hahaha!
      Beijão!

      Excluir
  9. Awn, um dos meus livros favoritos. Tenho que comprar tudo referente a ele, como contos, diário da Seleção, ou qualquer coisa que a Kiera crie. Sou fã! hahaha ♥
    Amei a resenha, faz jus ao livro.
    Beijos!
    Twenties Girl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Eu estou indo pelo mesmo caminho, tô comprando tudo de "A Seleção" hahaha! Só falta "A Herdeira" e os contos! Kiera ganhou mais uma fã!
      Me apaixonei pela história! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijão!

      Excluir
  10. Eu adorei A Seleção! Mas odiei o segundo livro, A Elite, espero que isso não aconteça com você. Mas, caso aconteça, não desista, leia o terceiro! Rs... eu nunca fiquei dividida entre o Aspen e o Maxon, desde o começo escolhi o meu preferido.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju!
      Jura que você odiou A Elite?! Eu gostei tanto quanto o primeiro! Já terminei a trilogia e gostei bastante! Meu coração é frouxo e acaba torcendo pros dois, mas no fundo, sou team Maxon hahaha!
      Beijão!

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Assim como você eu também não vou muito com a cara de modinhas, mas algumas valem a pena. Adoro narrativas em primeira pessoa, mas confesso que as em terceira nos dão uma visão mais ampla do mundo. A única coisa que não curti foi o triangulo amoroso e a indecisão da América, e as cenas excessivas de vestidos e laquê, fora isso eu até gostei da obra HAHAHA. Não sabia que iam adaptar, vamos ver o que vão fazer com ela então.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus! Tudo ótimo e você?!
      Tenho que concordar na questão da narrativa, mas não consigo deixar de preferir as em primeira pessoa.
      O fogo no rabo da America irrita, né?! Ô mulher indecisa! hahaha!
      Mas a história em si é muito amor <3
      Espero que o longa fique tão bom quanto o livro!
      Beijos!

      Excluir
  12. Ola jess, sou louca para ler esse livros, capas maravilhosas né? adorei sua resenha flor
    Beijos
    edna
    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Edna!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Os livros são demais, espero que você possa lê-los em breve!
      Beijos!

      Excluir
  13. Estou muito curiosa para ler esse livro, tenho a coleção inteira aqui (menos A Herdeira). Comecei a lê-lo mas por algum motivo não conclui, espero reparar isso esse ano ainda. Até porque todo mundo fala bem da história.

    Beijos, Gabi
    www.reinodaloucura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Eu também tenho todos, menos "A Herdeira" (ainda).
      Espero que você retome a leitura, porque eu tenho certeza que você não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
  14. Olá Jess , gostei muito da sua resenha ! Bem escrita e com o necessário para fazer as pessoas ficarem curiosa. No começo , também estava igual a você , sem interesse nenhum pela obra , e só depois de ler , que vemos o quanto é uma historia linda e quase perfeita !.
    Somos parcerias no instagram e gostaria que você desse uma passadinha no meu blog , pode ser ? Beijos ;*

    http://diarioleitoraofc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger