.10 de agosto de 2015

Resenha: Garota Oculta - Shyima Hall

Quando eu li na capa “A história real de uma menina escrava nos dias de hoje”, eu imaginava uma biografia daquelas bem chatinhas, já que esse não é um dos gêneros literários que mais gosto. Mas ao fazer a leitura de Garota Oculta, eu me deparei com uma incrível - e triste -  história de superação, que me deixou com um nó na garganta do início ao fim.

Título: Garota Oculta
Autora: Shyima Hall
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 248
Ano: 2015
Nota: 


Sinopse: Ao ser entregue como escrava doméstica, aos 8 anos, para uma rica família do Cairo, no Egito, como pagamento de uma dívida pelo roubo feito por uma de suas irmãs mais velha que trabalhava como empregada doméstica, Shyima vê sua vida mudar radicalmente. A garota passa a trabalhar 18 horas por dia, sete dias por semana. O pouco dinheiro que recebia pelo trabalho extenuante era dado diretamente aos seus pais, com os quais Shyima passa a ter pouco contato. Diariamente era forçada a fazer tudo como servente da casa e era chamada de “garota estúpida” pelos membros da família dos raptores. Quando a menina completa 10 anos, os raptores se mudam para os Estados Unidos, para onde levam Shyima ilegalmente. Dois anos após chegar ao país, a garota é resgatada pelo Serviço de Proteção à Criança dos Estados Unidos. Sua autobiografia apresenta, além de uma denúncia impactante sobre uma modalidade criminosa inaceitável para a sociedade moderna, um relato de superação do ser humano em face das piores adversidades.

| Leia o primeiro capítulo aqui | Skoob | Clique aqui para comprar |

Shyima é uma garota egípcia que morava era em um bairro muito pobre, com seus pais e onze irmãos (Shyima era a sétima filha do casal). Eles viviam em extrema pobreza, em um lugar onde crianças de pouca idade já trabalhavam para ajudar a família ao invés de estudar. Somente os irmãos mais velhos de Shyima tiveram acesso ao estudo. A família de Shyima morava em um apartamento de dois cômodos, juntamente com outras duas famílias, não havendo espaço para todos permanecerem no local durante o dia. Eles dormiam sobre as cobertas no chão, dividiam um único banheiro com mais de 20 pessoas, não tinham água encanada e banhos quentes só eram possíveis quando alguém tinha dinheiro para comprar o óleo do aquecedor portátil, o que não era o caso deles. A comida era escassa, mas apesar de todas as dificuldades, Shyima se considerava uma garota feliz. 

Mas a vida de Shyima mudou completamente quando uma de suas irmãs, que havia sido vendida como escrava, foi devolvida para seus pais acusada de ter roubado uma grande quantia da família para a qual ela trabalhava. No Egito é comum que famílias muito pobres vendam seus filhos como escravos em troca de alguns poucos dólares. Com uma grande dívida com a família por conta do roubo, mas principalmente com uma dívida de honra, os pais de Shyima decidem vender a filha como escrava para pagamento da dívida. Shyima tinha somente 8 anos quando teve sua infância roubada e seus sonhos destruídos. Posteriormente, a família que "comprou" Shyima a levou ilegalmente para os Estados Unidos, onde ela viveu como escrava até que uma denúncia mudasse o rumo de sua vida.


Garota Oculta é uma emocionante história de não-ficção que nos leva a refletir por horas após o término da leitura. Shyima passa por coisas tão absurdas que é até difícil aceitar que essa é uma história real.

Até o seu resgate pelo Serviço de Proteção à Criança dos Estados Unidos, Shyima passou por coisas inacreditáveis: Dormir em uma dispensa minúscula e sem janelas em uma garagem, lavar louça até as duas horas da manhã, fazer somente uma refeição por dia, levar tapas frequentemente, ser chamada de “garota estúpida” o tempo inteiro, trabalhar quase 20 horas por dia, 7 dias por semana.  Ela nunca tinha folgas, nem mesmo quando estava doente e nunca frequentou uma escola durante todo o tempo em que foi mantida como escrava. Isso tudo quando ainda era uma criança. Shyima foi explorada e humilhada de todas as formas possíveis.

“Todo mundo tem um momento decisivo na vida. Para alguns, é o dia em que se casam ou em que têm um filho. Para outros, é quando finalmente atingem um objetivo muito almejado. Minha vida, no entanto, mudou drasticamente de rumo no dia em que meus pais me venderam como escrava. Eu tinha 8 anos.” p.7

Eu fiquei tão chocada com essa história que fui pesquisar sobre Shyima na internet. Fiquei muito feliz de saber que sua vida tomou outro rumo após seu resgate, mas não consigo tirar da cabeça todo o sofrimento que ela passou. É uma dura realidade saber que o trabalho escravo ainda existe SIM e que é preciso que as autoridades tomem atitudes mais severas. Por se tratar de uma biografia, não sei se seria um spoiler dizer isso, mas os raptores de Shyima receberam somente 3 anos de pena. Uma pessoa tira a outra de seu lar, a faz de escrava, retira seus sonhos, sua infância, te afasta da sua família, te trata como lixo e recebe só isso de pena?! De verdade, acho que foi uma das coisas que mais me chocaram durante a leitura. Como destruir uma vida pode render uma pena tão branda? 


Talvez essa obra tenha me tocado mais do que o normal, mas o fato é: Este livro é uma denuncia real contra o tráfico de pessoas que, infelizmente, ainda existe. Ao final do livro, Shyima dá dicas sobre como reconhecer uma pessoa que está sendo mantida como escrava e como agir nesses casos.

Sobre capa e diagramação: A V&R continua me surpreendendo. Eu tinha elogiado bastante a diagramação de “Na Ponta dos Pés”, outro livro da editora, mas Garota Oculta conseguiu estar ainda mais lindo! O livro é cheio de detalhes que o deixaram ainda mais bonito, possui folhas amareladas e uma linda capa. A revisão está de parabéns, não encontrei erros ortográficos ou de espaçamento. Só achei a fonte um pouco pequena dessa vez, mas nada que de fato atrapalhasse a leitura.


“Quando somos novos, é comum que a emoção de uma experiência nos persiga por bastante tempo. Uma criança talvez não consiga se lembrar de um pesadelo com detalhes, mas a sensação de terror causada pelo sonho pode ficar para o resto da vida. Hoje, aquela sensação de abandono é quase tão vívida quanto foi há 15 anos atrás, quando eu tinha 8. Eu não tinha muita experiência de vida, mas sabia que famílias deveriam permanecer unidas. Pais deveriam cuidar e dar apoio a seus filhos, não vende-los a estranhos.” p. 26

Essa é a obra de uma menina incrível que é um exemplo de força e superação. Vale a pena conhecer a história de Shyima Hall.

55 comentários:

  1. Oi Jéssica, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas tô chocada em saber que tudo isso realmente aconteceu! Meu Deus, que tipo de pais vendem os próprios filhos!
    Deve ser uma leitura densa e revoltante esse livro, com toda a certeza.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maiara!
      Tudo ótimo e você?
      Exatamente, em que mundo a gente vive, né?! :( É absurdo isso, mas é a realidade de alguns países como o Egito =/
      O livro é intenso e bem forte, mas é ótimo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, que livro forte! Fiquei com medinho de lê-lo. Hahaha
    Acho que no fim das contas acabo preferindo leituras que me tirem da dura realidade da vida e me levem a lugares inimagináveis, então evito esse tipo de livro muito real. Mas de qualquer forma a história parece ser muito boa :)

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!
      O livro é bem forte mesmo, mas é uma ótima leitura!
      Eu também não sou de ler livros desse tipo, sou fã de chick-lit e romances, mas essa foi uma leitura que fico feliz em ter feito, feliz em sair da minha zona de conforto. Foi um dos melhores livros que li esse ano!
      Caso dê oportunidade a ele um dia, depois me fale o que achou ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Nossa, eu não conhecia o livro ainda, pela sua resenha pude perceber que é um pouco tenso, a primeira vista não me chamaria atenção, mas após terminar a resenha fiquei curiosa com ele, o tema abordado é bem complicado e quero saber mais desse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      O livro é forte, mas a história da Shyima conquista a gente, ela é incrível.
      Espero que tenha oportunidade de lê-lo!
      Beijos!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, parece ser uma leitura bem pesada. Eu gosto.
    Beijo, Colhendosonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É bem forte mesmo!
      Espero que goste da leitura!
      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Jess, o livro não faz o meu estilo de leitura, mas com sua resenha me deu bastante curiosidade em ler. Amei sua resenha.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ingrid!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      O livro é ótimo, espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  6. OI Jéssica, nossa eu não conhecia o livro e fiquei muito intrigada e curiosa, sua resenha está incrível e já estou louca para ler o livro. Adoro livros que tenham esse tema de histórias reais, ainda mais essa de escravidão nos tempos de hoje, parece muito emocionante mesmo!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kétrin!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      O livro é intenso e incrível, espero que você o leia em breve! Depois me conta o que achou, tá?
      Beijo grande!

      Excluir
  7. Nossa, Jéss. O conteúdo desse livro parece ser bem forte e intenso. Adorei sua resenha e com certeza o livro entrará para minha lista de desejados!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Caroline!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      O livro é ótimo, torço para que você o leia em breve! Só não esqueça de me contar o que achou, tá?
      Beijos!

      Excluir
  8. Realmente a escravidão, esse ar de superioridade de nos colocarmos como DONOS é algo detestável. Realmente um pena de 3 anos para quem roubou vida de alguém é algo inaceitável, fico feliz que menina esteja bem hoje em dia e que tenha forças para seguir em frente todos os dias.
    Gostei bastante da sua resenha, não conhecia a editora, mas me agradou o fato dela realizar um trabalho tão bom e trazer um bom livro que trata-se de um fato real e tão delicado.

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      É um absurdo essa pena, eu não consigo entender como podem colocar pessoas desse tipo por tão pouco tempo na prisão. Mereciam apodrecer lá!
      Os livros da V&R são ótimos, ótimas histórias e linda diagramação!
      Beijos!

      Excluir
  9. Nossa que triste. Tbm acho que é pouco tempo 3 anos de pena, mas infelizmente coisas piores acontecem no Brasil e nem isso acontece =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gláucia!
      Isso é verdade :(
      Vivemos em um país muito atrasado em termos de justiça, tudo muito brando por aqui também :(

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jessica,

    Jessica,

    Essa foi uma das resenhas que mais gostei pois nós mostra a sua dignação diante uma situação que todos deveriam se sentir assim. Vou até guardar o nome do livro para ler futuramente...


    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ludy!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      Leia sim! O livro é incrível, você vai se emocionar e torcer pela Shyima o tempo inteiro!
      Espero que o leia em breve!
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Jess..
    Ainda não tinha ouvido falar do livro, nem da história dela. Mas este livro é muitoooo minha cara e já amei.
    Deve ser mesmo uma leitura extremamente chocante, e adoro quando são reais. Vou anotar nos meus desejados.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leticia!
      É intenso, forte e real! Espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  13. Olá!
    Me emocionei lendo sua resenha, imagina lendo o livro?
    Acredito que seja uma leitura emocionante e intensa, que nos faz pensar muito. Gosto de livros assim, que mostram uma história de superação. Mas não consigo deixar de pensar em todo o sofrimento que ela passou até ser resgatada.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline!
      É realmente emocionante, você fica pensando nos absurdos que aquela menina passou, é tocante e real demais!
      A história da Shyima é incrível, vale a pena ler!
      Beijos!

      Excluir
  14. Karamba !!! Que livro em?
    Eu ainda não conhecia, mas fiquei bastante interessada, porque é sempre bom conhecer
    sobre esses assuntos e como as pessoas sofrem com isso. Porque realmente trabalho escravo existe ainda e as penas hoje em dia são bem poucas. O brasil é uma merda em relação a isso, mas espero que tudo ainda venha melhorar. Que a leia seja justa. Porque nem dá para imaginar o sofrimento dessa menina. Eu fiquei interessada em ler o livro para conhecer. Espero poder solicitar assim que puder =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-herdeira-de-helzius.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana!
      Infelizmente, em termos de leis, ainda estamos muito atrasados.Acho que se fosse por aqui, era capaz de nem terem resgatado ela, porque olha...
      O livro é ótimo, espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  15. Jéssica, que história mais linda e emocionante, mas ao mesmo tempo tão injusta.
    Como pode haver gente que faz esse tipo de coisa, como essa criança sofreu e o mais absurdo de tudo é a pena que os raptores receberam.
    Apesar de saber que a vida dela mudou dá muita raiva a injustiça desse crime tão hediondo.
    Me encantei pela história e a diagramação está linda.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Déborah!
      Não sei o que os pais dessa criança tinham na cabeça, de verdade =/ Isso é comum no Egito, mas acho que nenhuma mãe que realmente ame seu filho faria uma coisas dessas.
      A história é realmente incrível e o trabalho da V&R tá cada vez melhor!
      Beijos!

      Excluir
  16. Olá! Nossa, que história! Ainda não li o livro e essa foi a primeira resenha que leio dele. Desde que o vi pela primeira vez, achava a capa bonita, mas não sabia que se tratava de uma história tão forte assim. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      O livro tem uma capa linda mesmo, mas o conteúdo consegue ser melhor ainda!

      Excluir
  17. Oi Jess!
    Ao ver a capa desse livro confesso que pensei em diversos tipos diferentes de história, menos a de uma garota vendida pelos pais e que teve grande parte de sua vida e experiências tiradas de si. Adoro esses tipos de livros pelo fato de nos mostrarem uma realidade muitas vezes triste e brutal, mas que não conhecemos pois não vivenciamos isso e que conseguem nos mostrar esse outro lado. Fiquei muito curiosa com relação a obra depois da sua resenha, e até agora estou tentando acreditar que tais fatos ocorreram com uma garotinha de apenas 8 anos.
    Beijos!

    Rafaela, Eterna Leitora.
    www.eterna-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela!
      Absurdo, né?! É até difícil de acreditar que uma história dessas é real e que aconteceu nos dias de hoje.
      A Shyima é um exemplo de superação e força! Ter lido a história dela foi uma das melhores coisas desse ano!
      Beijos!

      Excluir
  18. Nossa, eu já estava morrendo de vontade de ler o livro, depois de ver que é não ficção fiquei mais curiosa ainda. A capa também é maravilhosa, cara, tô tremendo aqui, preciso desse livro PRA VIVER!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Sei bem como é essa sensação!!!
      Espero que você o leia em breve, você vai se apaixonar pela história de superação de Shyima!
      Beijos!

      Excluir
  19. Oi Jess, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e tem um tema bem forte hein.... Mas acho que não leria não....
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angélica!
      Tudo ótimo e você?
      O tema é forte sim, mas a história é muito boa!
      Beijos!

      Excluir
  20. Gente que livro triste,tocante e forte,acho que eu choraria demais lendo esse livro ainda mais sabendo que tudo e real e que teria criancas no exato momento da leitura na mesma situacao.

    Muito tocante e forte. Queria ter a oportunidade de ler esse livro.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu chorei bastante, o livro nos toca de uma maneira surreal.
      Espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  21. Olaaa
    Sua resenha está ótima e que bom que gostou tanto pois tenho grandes expectativas com o livro,espero ler em breve e gostar muito, pois adoro o tema.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      Espero que goste tanto quanto eu, o livro é ótimo!
      Beijos!

      Excluir
  22. Olaaa
    Sua resenha está ótima e que bom que gostou tanto pois tenho grandes expectativas com o livro,espero ler em breve e gostar muito, pois adoro o tema.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catharina!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      Espero que goste tanto quanto eu, o livro é ótimo!
      Beijos!

      Excluir
  23. Não sabia que a obra era uma história real, nossa. E que intenso deve ser a leitura, que conhecer a história dessa garota. Sua resenha me cativou completamente.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dessa!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha! <3
      O livro é real, infelizmente. A leitura é forte, intensa, mas é muito boa! A Shyima é incrível!
      Espero que o leia!
      Beijos!

      Excluir
  24. Que capa bonita! Não conhecia o livro... Vou procurar ele :)

    Beijo
    Um Amor de Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamyres!
      A capa é linda mesmo!
      Procure, você vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  25. oi ^^
    a capa desse livro é linda, mas eu não leria pq isso com certeza ia mexer demais comigo. já li diversos livros assim e cada um deles meche comigo a ponto de ter pesadelos cara. por isso parei.
    é incrível o que o ser humano é capaz de fazer né? gostei da sua resenha, mas esse não é um livro que eu teria estomago pra ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      O livro é ótimo, principalmente por ser uma história de superação. Não me deixou abalada a ponto de ter pesadelos, mas é o tipo de leitura que fica na cabeça, sabe? Fiquei pensando em como essa menina é incrível.
      Beijos!

      Excluir
  26. Estava prestes a chorar só com a sua resenha, essa historia é muito comovente, tanto pelo que ela passou para estar aonde está hoje e isso é lindo. Estou curiosa para ler, mesmo sabendo que irei chorar e sofrer, ficar realmente louca pela forma que o mundo nos surpreende mais ainda. Não basta todos os problemas do mundo, ainda temos esses escondidos.. Que terror. Mas eu quero ler, fiquei bem curiosa.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi!
      Fico feliz que minha resenha tenha te tocado de alguma forma, porque é exatamente assim que esse livro faz com a gente: emociona.
      A história da Shyima é incrível, depois de conhecer essa obra eu passei a admirá-la absurdamente, exemplo total de superação.
      Espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  27. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de histórias de não-ficção porque elas sempre me ensinam alguma coisa. Essa história é dura e só pela sua resenha já fiquei indignada com o que aconteceu com a Shyima. Uma narrativa que não conhecia, mas que fiquei com vontade de ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Aline!
    Tudo ótimo e você?
    É verdade. Depois de ter lido a história da Shyima, eu fiquei com vontade de ler outros livros do gênero.
    Espero que você o leia e goste tanto quanto eu!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que livro é esse??!
    Eu não conhecia, e se visse a capa, provavelmente rejeitaria, porque também não gosto de biografias. Mas adoro denúncias sociais, acho que devemos ter mais obras sobre esses temas, e Garota oculta realmente parece ser muiiiito forte, nossa. E sim, 3 anos é uma pena pra lá de leve. Tinham que pegar perpétua (e nos EUA tem!)
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bruna! É muito forte! Tenho certeza que muitas pessoas podem ter a mesma reação que você, mas é engraçado como a gente peca por julgar um livro assim, né?
      O livro é incrível, indico para todos!
      E concordo, mereciam perpétua!
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger