.12 de abril de 2015

Resenha: Princesa Adormecida - Paula Pimenta

A resenha de hoje é do livro “Princesa Adormecida”, da autora Paula Pimenta.

Título: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Páginas: 189
Ano: 2014
Nota

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
Esse foi o primeiro livro que li da famosa  autora Paula Pimenta. E posso dizer que apesar de ser um livro juvenil, me agradou mais do que eu esperava e conseguiu prender minha atenção.

O livro conta a história de Áurea, uma menina descendente da realeza, que é sequestrada quando criança, porém consegue ser libertada. Desde então, vive enclausurada pela família, que a mantém sempre perto de seus olhos e longe do restante do mundo, já que Marie Malleville, sua sequestradora, fugiu da prisão e jurou se vingar.

Pensando na segurança da menina, seus pais, Doroteia e Stefan, resolvem mandá-la para viver no Brasil juntamente com seus tios. Eles assumem a criação de Áurea, que na época tinha somente cinco anos.

No Brasil, Áurea muda seu nome para Anna Rosa e cresce tendo uma vida quase normal, como qualquer adolescente, exceto por um detalhe: Ela nunca saía. Seus tios sempre a alertavam sobre nunca falar com estranhos, nunca confiar em ninguém e tentaram “segurar” a menina ao máximo, para que ela não corresse perigo de vida, já que sabiam que Malleville nunca desistiria da sua vingança. 

Por ser tão pequena quando tudo havia acontecido, Áurea cresceu achando que aquela história não era real, portanto não entendia o motivo de tanta preocupação e superproteção de seus tios.
Até que um dia, no seu aniversário de 16 anos, Áurea desobedece a seus tios e vai a uma festa com suas amigas do colégio. Após a aparição na festa, Áurea começa a receber mensagens de um menino chamado Phil. Ele vai conquistando o coração de Áurea aos poucos, mesmo sem ela nunca ter visto o menino. Mas será que ela deveria ter quebrado as principais regras dos seus tios, sobre não falar com estranhos e não confiar em ninguém?

Princesa Adormecida é uma releitura de A Bela Adormecida nos tempos modernos.
De certa forma, eu acho que o livro me prendeu porque eu me identifiquei de cara. Essa coisa do “romance tecnológico”, do celular, de falar com pessoas que você não conhece pessoalmente, me lembrou muito minha adolescência, quando nós usávamos o msn e orkut, fazíamos amizades e depois acabávamos dando o número de telefone para pessoas que nunca vimos cara a cara (mesmo correndo o risco de ser um tarado ou um maluco, nunca se sabe né rs).


"Amor. Por mais que ele estivesse brincando, meu coração deu um salto. Céus, isso é o que acontece quando você passa a vida inteira reclusa, sem ter contato com meninos: uma carência do tamanho do mundo! Um cara me manda uma mensagem por engano e eu já fico toda derretida!"                                           p.61

Achei fofinho o desenrolar da descoberta do primeiro amor de Áurea. É impossível não se identificar com as sensações da personagem, quem já se apaixonou pelo menos uma vez na vida sabe como é. Dei vários sorrisos durante a leitura e em diversas partes me vi no lugar de Áurea.

Princesa adormecida é um livro leve, divertido e rápido (com somente 189 páginas). Em algumas partes pareceu tudo muito “superficial”. Acho que a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais em determinadas coisas, como o relacionamento de Phil e Áurea. Eu adoraria que a relação entre eles fosse mostrada mais a fundo. Apesar disso, o livro cumpre seu propósito, divertindo e entretendo o leitor por algumas horas.

Antes que eu esqueça, no livro, Áurea se dedicou bastante ao estudo da música, então canta e toca alguns instrumentos. Uma música bastante citada no livro é “Rainbow”, da cantora Colbie Caillat. Caso vocês fiquem curiosos sobre a música, assim como eu fiquei, vou deixar aqui o vídeo:



Por não ser do gênero que mais gosto ou costumo ler (você sabem que minha praia é New/Young Adult), o livro superou minhas expectativas e me mostrou, mais uma vez, que não tem nada de mal uma história ser um pouco clichê. 

Recomendo para quem gosta literatura infanto-juvenil, contos de fadas e finais felizes.

12 comentários:

  1. Oi, Jess! Tudo bem?

    Gostei da sua resenha sobre Princesa adormecida. Ganhei esse livro da Paula Pimenta no ano passado, quando foi lançado pela Galera Record, mas até então não realizei a leitura dele. É uma pena que tenha achado um pouco superficial durante alguns momentos. Tenho receio disso, porque não é a primeira vez que alguém comenta essa questão.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    eu gostei desse livro, ele e leve e da para se ler em um dia. Realmente algumas coisas eram superficiais, mais não atrapalhou nada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu adoro os livros da Paula Pimenta. Mas como já disse no meu blog, perdi o interesse por releituras de contos de fadas, tenho esse livro aqui, quem sabe um dia me anime para ler.

    Aproveitando, te indiquei para responder a TAG Liebster Award, de uma passada no meu blog, para conferir.

    Beijo!

    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha!
    Também não é meu gênero preferido, mas Paula Pimenta soube me prender do início ao fim. Amei a leitura, amei a história.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos.

    http://adoroumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jess! Tudo bem? Tenho bastante vontade de ler esse livro! Gosto de releituras de contos de fadas e tenho muita vontade de ler algo da Paula Pimenta! A história chama bastante a minha atenção e parece ser ótima! :) Ótima resenha.

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ooi!

    Eu não lei ainda, mas queria ler por amar releituras sabe?
    Gostei da sua resenha e da sua sinceridade.
    O que seria da vida sem pequenos clichês né??

    Então, eu leria sim a obra; vi que a autora lançou mais uma no mesmo estilo. Vou tentar cobrar :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. sabe depois de ter lido a sinopse fiquei pensando essa situação comigo, e sabe comecei a ficar agoniado pensando se tudo na minha vida fosse apenas um sonho, olha essas história fez eu ficar mais pensativo, mais parabéns pela resenha essa livro é ótimo e pretendo ler
    Abraços e Boa Semana!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  8. Bacana a resenha!!!
    Eu nunca li nada da Paula Pimenta, mas conheço muita gente que leu e é super fã da autora.
    Gostei bastante da música também..kkkk
    Fiquei curiosa sobre a história, eu adoro clichê!

    ResponderExcluir
  9. Olá Jess! Bem, não gosto de livros desse gênero e parece ser bem clichê, mesmo que você tenha gostado. Não leria mesmo rs, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ótimo, post!!! Eu gosto de romances contemporâneos e quando eu digo isso, quero dizer realmente contemporâneos. ^^
    Ótimo post. Eu nunca tinha ouvido falar nem na autora, quanto mais no livro.
    Muito obrigado por despertar a minha curiosidade.

    www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Jess!
    Essa é uma autora que quero muito conferir! E fiquei ainda mais animada depois da sua resenha, porque adoooro releituras de contos de fadas!
    Esse é um ótimo livro para se ler nas férias (já estou programando minhas leituras! ;))

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Jess! Tudo bem?
    Eu sou apaixonada por livros leves e que trazem contos de fadas da modernidade. São livro tão carismáticos que sempre tem um conselho no final!
    Adorei o jeito que você abordou o livro na resenha, de uma forma tão descontraída que me deixou muito curiosa em saber mais sobre essa releitura de A Bela Adormecida. Parabéns!
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger