.23 de maio de 2015

Resenha: O Duque e Eu - Julia Quinn

A resenha de hoje é do livro “O Duque e Eu”, da autora Julia Quinn.

Livro: O Duque e Eu
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2013
Nota: 


Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.

Já fazia um tempo que eu estava querendo ler algum romance de época, para poder matar minha curiosidade sobre esse gênero. E posso dizer que, com toda certeza, tive uma ótima primeira experiência com esse livro! “O Duque e Eu” é o primeiro da série “Os Bridgertons”, que conta com oito livros, um para cada filho da família.

A matriarca dessa família, Violet Ledger, nomeou seus filhos em ordem alfabética: Anthony, Benedict, Colin, Daphne, Eloise, Francesca, Gregory e Hyacinth.
Uma foto da árvore genealógica dos Bridgertons nos é apresentada no início do livro, para que possamos compreender melhor os integrantes da família e a ordem dos livros.


O primeiro volume da série conta a história de Daphne, a quarta filha de Violet. 

Daphne é uma mulher a frente de seu tempo, muito inteligente, espirituosa e de um gênio forte. Juntamente com seu irmão mais velho, Anthony, é alvo constante da mãe quando o assunto é casamento. Violet deseja casar seus filhos com bons partidos da sociedade de Londres e se empenha bastante neste objetivo.

Daphne não é bonita dentro dos padrões comuns e tem uma personalidade forte, o que parece contribuir para que os homens somente a vejam como uma amiga. Ela sonha casar e formar uma família, mas com alguém compatível com seus ideais, não com qualquer homem que lhe cortejar e desejar casar-se com ela.

Em uma época de bailes, onde moças solteiras com idade para casar são apresentadas a homens solteiros, a disputa pelos bons partidos é ferrenha, ou seja: Ou você conhecerá um bom partido e se casará ou ficará para titia.

“- As mães da sociedade, seu tolo. Aqueles dragões cuspidores de fogo que têm filhas em idade de casar, que Deus nos ajude. Você pode fugir, mas é impossível se esconder delas. E devo alertá-lo para o fato de que a minha é a pior de todas. 
– Minha nossa... E eu pensando que a África era perigosa.” p.24

É em um desses bailes que, por um acaso, Daphne conhece Simon, o famoso Duque de Hastings. Simon retorna à cidade após a morte de seu pai, com quem teve um relacionamento muito conturbado, e se torna herdeiro de um ducado muito rico. Ele é um homem muito bonito, inteligente, charmoso e um verdadeiro libertino. Simon seria um ótimo partido... Se não tivesse feito uma promessa a si mesmo: Nunca iria se casar.

Anthony estudou com Simon e os dois se tornaram melhores amigos. Ao conhecer Daphne, Simon também se torna amigo dela e apesar de sentir uma forte atração por ela, sabe que nunca poderá se envolver com a irmã de seu amigo. Tanto por sua promessa de não se casar, quanto por considerar uma “traição”.

Após virarem amigos, Simon e Daphne fazem um acordo: Fingirão que ele está interessado nela, para assim chamar a atenção de outros pretendentes para Daphne e para que Simon se livre das mamães casamenteiras que vivem atrás dele para apresentar suas filhas.

É, supostamente, o plano perfeito! A única coisa capaz de arruiná-lo seria se um dos dois se apaixonasse pelo outro, mas isso seria impossível de acontecer...

O livro é narrado na terceira pessoa, alternando entre a visão de Daphne e de Simon. Apesar de não ser na primeira pessoa, esse foi um dos melhores livros com a narrativa na terceira pessoa que li nos últimos tempos. A autora consegue passar muito bem a visão dos personagens, seus medos, expectativas e toda a atmosfera que os envolve.

Julia Quinn conseguiu me prender durante toda a leitura com uma narrativa leve, sensual e engraçada. Dei boas risadas com esse livro!

- Mamãe!                                                                                                                                          - Muito bem. Os seus deveres conjugais… quer dizer, a consumação… é como se fazem os bebês.    Daphne se apoiou na parede.                                                                                                               - Então a senhora fez isso oito vezes?" p.179

Apesar de ser um romance de época, é possível se identificar com os personagens. Daphne é uma moça de gênio forte, mas completamente gentil. Simon é um devasso que não teve o amor do pai. Posso citar diversas pessoas que já conheci com essas mesmas características.

A ambientação foi muito bem feita, com os costumes e época bem descritos. Os personagens são extremamente carismáticos e eu me encantei com cada um deles.

Torci do início ao fim pelos protagonistas e fiquei feliz que o livro seja clichê, afinal. Aliás, cheguei à conclusão de que realmente gosto de clichês, rs.

"O Duque e Eu" é uma leitura leve, divertida, romântica e com pitadas de sensualidade. Recomendo para todos que gostam de um bom romance. Para quem está iniciando nos romances de época, assim como eu: Leia sem medo! Não irá se arrepender.

Só para lembrar: A autora Julia Quinn, estará presente na Bienal do Rio 2015. Se você é do Rio de Janeiro, não pode perder esta oportunidade! Já estou preparando minha coleção para ela autografar. Espero ter lido todos os livros dos Bridgertons até lá.

8 comentários:

  1. Primeiro volume da série? Vou já pesquisar os outros volumes. A história é interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Fernando! Oito livros para fazermos a festa hahaha! Vou começar a leitura do segundo em breve!

      Excluir
  2. Nunca li nada da autora, mas me interessei bastante pela história!
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Obrigada, de verdade!
      Também foi meu primeiro livro da autora e um ótimo começo, não?!
      Se você puder, leia!
      Beijos!

      Excluir
  3. "Caraca!!!" Desculpe, mas tive que escrever isso. Ainda bem que você falou que ela estará na bienal! A desatualizada aqui não sabia!!! tenho que comprar logo meus livros. o.O

    Adorei sua resenha! Detalhes sutis que só fazem a gente ficar com mais vontade de ler ainda! Parabéns!!!

    Abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Você não sabia?! Então fico feliz que tenha descoberto a tempo haha! O time de autores da Bienal esse ano está bem forte! Por um lado eu adoro o fato de podermos encontrá-los, por outro, tenho certeza que ficará extremamente cheio em vários dias e já lamento por isso, porque a gente acaba não conseguindo andar direito =/
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que você possa ler os livros da autora o mais breve possível <3
      Beijão!

      Excluir
  4. Oi Jess! Cada vez que leio uma resenha sobre essa série fico com mais vontade ainda de ler!!
    Que bom que você gostou desse gênero de literatura de época, eu simplesmente adoro, é meu tipo de leitura preferida! Adoro viver em outras épocas através das páginas (já que, infelizmente, na vida real isso é impossível)!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Essa série é apaixonante, né?! Só vejo bons comentários sobre todos os livros!
      Eu adorei esse gênero e espero ler muito mais livros assim!
      Beijão!

      Excluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger