.7 de maio de 2015

Resenha: O Segredo do meu irmão - Cássio Pantaleoni

Olá, leitores!
A resenha de hoje é do livro "O segredo do meu irmão", do autor gaúcho Cássio Pantaleoni.

Título: O segredo do meu irmão
Autor: Cássio Pantaleoni
Editora: 8Inverso
Páginas: 96
Ano: 2014
Nota:

Sinopse: O tempo é pouco. As batidas na porta anunciam que alguém quer entrar. Ela já se decidiu: vai contar tudo, mas não quer ser interrompida. A história daquele segredo também é a sua história. E ela precisa muito resolver aquele assunto.

O segredo do meu irmão tem uma narrativa muito tranquila, são poucas páginas e cada capítulo tem no máximo quatro páginas. Ou seja, é aquele tipo de leitura que você inicia agora e termina em duas, três horas.

No entanto, por ser um livro de um autor do Rio Grande do Sul, a narrativa é cercada de expressões gaúchas, então para entender bem o contexto é importante ler com cuidado. Prestando atenção em cada detalhe, cada pontuação, cada expressão.

O personagem Lucas é o que guarda o tal segredo e a história é contada por sua irmã. O tempo todo, ela parece estar conversando com alguém. Como se fosse uma amiga com o nome de Patrícia.

“Sabe, Patrícia, vou ficar por aqui mais um pouco. Te incomodo? Fugi de lá. Não dava mais. Foi dor de machucar por dentro. Descobri assim que tem sentimento que não pode ser pra sempre (...)”. Pág. 13

A história contada pela irmã do Lucas passa por algumas fases.

Sua primeira paixão é a primeira fase. Ela tem 13 anos e se considera apaixonada por um garoto da escola e acha que ele sente o mesmo (até aqui nenhuma novidade). O grande ‘porém’ é que esse garoto junto com outras ‘gurias’ (como o autor coloca muitas vezes) se aproveitam da ingenuidade dela e, por isso, ela passa a sofrer bullying na escola.

Para piorar a situação, seu pai fica desempregado. Sua família começa a cortar gastos, tentam economizar ao máximo para que a condição deles não piore.

Em meio a tantos problemas, o seu irmão Lucas foi o salvador em todos. Sempre ao lado dela, ajudando a família no que precisavam. Ele sempre estava animado, alegre, feliz e é por isso que ela não entendia o porquê de ele ter guardado o segredo.

“A traição dele me dói tanto. Por que ele foi fazer aquilo? Não precisava. E tem quem se comporte daquele jeito quando tem alguém que gosta dele tão assim? Pena. Pena mesmo”. Pág. 28.

Ela narra às situações em detalhes. A procura em vão do pai e seu desânimo. A mãe que não sabia mais o que fazer para ajudar e o Lucas que aparentava o homem da casa naquele momento.

A vida dela parecia ter saído do lugar, tudo de errado estava acontecendo. Carlos Eduardo, seu amor da escola, só estava piorando as coisas, deixando ela pior ainda.

“Tudo aquilo mexeu com a minha cabeça, sabe? O que estava acontecendo na minha vida? A gente desconfia até do além nessas horas, Patrícia”. Pág. 67

Eu posso dizer que sempre quis ler uma história de um autor gaúcho. Por ser simpatizante da região sul do país, queria saber como eles conduziam a história e se eles puxavam o sotaque na escrita assim como na fala.

E claro que o resultado foi o melhor possível, desde o início o autor agarra a atenção do leitor e você não consegue largar a narrativa até descobrir qual é o bendito segredo por trás de tudo.

“Patrícia, foi coincidência? Certo que ninguém esperava. Justamente naquela manhã descobri o segredo do Lucas. Daquele modo terrível. De nem imaginar perto. Porque, tu sabe, eu já tinha muito. Era o pai num perdido, o Carlos Eduardo me confundindo, as gurias me enchendo. Melhor era desligar o resto”. Pág. 73

Enquanto lia, pensei em inúmeras coisas. Em certo momento até cheguei a considerar que seria uma coisa boba, mas me enganei e ainda fui surpreendida positivamente.

Após acabar a leitura fiquei naquele estado (básico) de choque que todo leitor fica depois que um livro muito bom acaba. Posso afirmar que, até o momento, foi o melhor livro que eu li.

O segredo do meu irmão é considerado um livro juvenil, até pela idade dos personagens principais e alguns secundários, mas como Luis Dill afirma: “Pensando bem, O segredo do meu irmão não é um livro juvenil. É para quem gosta de ler e, sobretudo, para quem quer gostar de ler”.

O grande responsável (quem ler e amar como eu pode culpá-lo) é o autor Cássio Pantaleoni, que é mestre em filosofia pela PUC-RS. Ele também escreveu os livros: A sede das pedras, Histórias para quem gosta de contar histórias, Ninguém disse que era assim e o infantil A corda que acorda.

Enfim, está super recomendado. Eu comprei o meu na Bienal do livro, em um estande de editoras gaúchas, e paguei baratinho. Na internet é difícil encontrar sites que vendam, localizei apenas no da editora 8Inverso.



Um comentário:

  1. Uai... Agora quero saber o segredo kkkkk. Mais um livro para ir na infinita listinha de desejos.

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger