.6 de maio de 2015

Resenha: A Promessa - M. Pattal

A resenha de hoje é do livro “A Promessa”, do autor parceiro M. Pattal.

Livro: A Promessa
Autor: M. Pattal
Editora: Ases da Literatura
Páginas: 255
Ano: 2014
Nota

Sinopse: Promessas são feitas para serem cumpridas. Pelo menos era assim que Polly pensava em sua adolescência quando fez uma promessa que não conseguiu manter, principalmente após ocorrer uma tragédia em sua família a qual ela culpa o pai de ser o responsável. E tudo piora quando ele decide abandonar o lar deixando-a para trás, o que faz surgir no coração de Polly um ódio mortal.Na companhia de sua mãe, Angela, Polly consegue uma virada em sua vida, tornando-se uma estrela pop, através de um sucesso repentino ao ser descoberta em um Reality Show musical. Mas apesar da fama e do sucesso, as coisas não vão bem em sua vida pessoal, discussões constantes com a mãe e seu namoro com Renan que parece estar perto do fim, ainda mais quando ela conhece Max, um jogador de futebol que começa a mexer com o seu coração.Conseguirá Polly perdoar o pai e se entender com sua mãe? Estará ela disposta a manter o seu namoro, mesmo parecendo estar por um fio? E o mais importante, será capaz de enfim cumprir A Promessa?Uma história de amor e redenção que nos fala sobre situações que enfrentamos, como culpa, medo, mágoa e nos mostra até que ponto somos capazes de perdoar, ser perdoados e cumprir as nossas promessas.

A trama gira em torno de Polly, uma jovem cantora de 22 anos, que alcançou o auge de sua carreira depois de participar de um reality show musical. Ela é considerada “a menina da voz de ouro” e trabalha bastante para manter a carreira que conquistou e crescer cada vez mais.

Apesar do sucesso na vida profissional, Polly tem uma relação conturbada com sua mãe, Angela, e guarda uma grande mágoa de seu pai, Sidney, que abandonou filha e esposa por conta de seu vício em álcool e pela culpa que o consumia devido a um incidente.

Polly, quando mais nova, fez uma promessa que não conseguiu cumprir, e isso a enche de culpa. Os problemas do passado, as mágoas e o não cumprimento da promessa, afetam diretamente o seu relacionamento com Renan, namorado de Polly.

Quando Polly está nos últimos preparativos para o lançamento seu primeiro DVD, ela conhece Max, um famoso jogador de futebol que pode balançar o coração de Polly e abalar ainda mais as estruturas do seu relacionamento com Renan.

“A promessa” é um livro bastante descritivo e narrado em terceira pessoa, alternando o personagem em foco de cada capítulo.
O autor escreveu um livro com muitos capítulos, porém, os mesmos são curtos, o que acaba sendo uma vantagem, já que desperta no leitor a vontade de ler cada vez mais.

O livro é de uma leitura que flui muito bem, não possui diálogos complicados, é tudo muito direto e ao alcance do leitor. Durante a leitura, os personagens passam por vários acontecimentos do cotidiano, o que faz com que o leitor se identifique e se coloque no lugar do personagem. Isso é um ponto extremamente positivo para o livro.

A obra conta com a participação de muitos personagens secundários, a maioria tendo seus próprios capítulos para contar uma parte de sua história, o que fez com que eu me perdesse algumas vezes. Por ser um livro com vários personagens, acabei sentindo que não pude conhecê-los mais a fundo e esse é um fator que fez falta para mim. Contribuiu para que eu não criasse um vínculo com eles.
Achei a protagonista um pouco imatura em diversas vezes, mas acredito que isso tenha relação com os traumas que sofreu durante o seu desenvolvimento para a vida adulta, então posso compreender suas atitudes.

Outro ponto que não me agradou muito foi o excesso de “choradeira” durante o livro. Ou os personagens são muito emotivos ou eu que sou insensível, rs Talvez seja porque tenho uma tendência a gostar de personagens fortes, “durões”. De qualquer forma, não prejudicou a leitura em nada, é só uma observação particular.

Sobre a promessa de Polly, só conseguimos descobrir e entender a partir da metade do livro. E durante a leitura, ficamos sabendo que Polly não é a única com uma promessa a cumprir.

Vocês sabem que eu simplesmente adoro livros que envolvam música, e para minha alegria, o livro veio com um lindo CD, contendo a música de Polly! Ótima escolha da cantora que interpretou a faixa! A música é tocante, assim como a obra em si.


“Aquilo que você mais valoriza será perdido, até que aquilo que você perdeu seja mais valorizado.”

O livro deixou uma ponta solta ao final, já que esse é o primeiro livro da Série Promessas. A série conta com mais 4 livros, sendo cada um com um protagonista diferente e todos já foram apresentados neste primeiro volume da série. Espero que o segundo livro seja ainda melhor e que a história do personagem da vez possa ganhar o coração dos leitores.

Apesar de não ser o meu gênero de leitura favorito, o livro me surpreendeu positivamente e cumpriu bem o seu propósito.

É um livro que fala sobre amor, superação, perdão e, principalmente, fé. É uma leitura bastante reflexiva, que nos faz repensar determinadas atitudes do dia a dia e rever alguns conceitos. 

13 comentários:

  1. O livro parece ser bem dinâmico mesmo. Gostei do estilo.
    Você comentou sobre a choradeira das personagens. Bem, um chorinho é bom, rs...
    Será uma livro que vou incluir em minhas leituras futuras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Olha, apesar do seu elogio, eu não pretendo ler esse livro... Ele não me chamou a atenção, nem pela sinopse, nem pela capa ou título... Acho que não sou o público certo pra ele. Hahahaha
    Um beijo!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que o enredo em si não me chamou a atenção. Não me despertou aquele "algo mais" que normalmente os livros tem. Achei bem comum, e pelo o que você descreveu na resenha, eu já consigo imaginar bem o enredo do livro e como ele vai se desenvolver. Não sei se leria.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Tenho bastante curiosidade sobre a leitura, gosto bastante dessas para descontrair e esse livro parece ser bem legal, sua resenha ficou ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem, a história tem pontos interessantes, mas o que me desanimou, é o fato dos personagens serem muito emotivos, acho que um drama é bom no enredo, mas quando isso é muito evidenciado, acaba deixando os personagens chatos. Bem, eu tenho esse livro no Kindle, quando ele ficou em promoção, eu baixei, mas ainda não sei se vou ler.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiiiiiiiii,
    ai menina... Vou confessar que o livro não me chamou a atenção não.
    Não sei se tô velha e já passei "um cadim" dessa faixa etária, mas não tenho paciência pra mimimis!
    Achei a Polly muito chatinha, isso sim!
    Desculpa, mas não é um livro que teria na minha estante!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto a capa desse livro pela blogosfera mas essa é a primeira resenha que leio e gostei da forma como vc falou do livro, consegui ter uma noção geral do que esperar da leitura.
    Gosto quando os capítulos são curtos, tenho a impressão de que a narrativa flui melhor.
    Essa problemática da personagem é mais comum do que imaginamos, são muitas as pessoas que tem uma vida aparentemente boa mas não se entendem com seus familiares. E com certeza não acredito que uma pessoa consiga ter sucesso e felicidade absoluta sem ter uma boa base familiar.
    Muito legal saber que a tensão dos problemas da personagem são aliviados pela música. Mas essa questão que te chatiou das lamentações da personagem acho que tá bem iria me incomodar. Mas enfim foi ótimo saber suas impressões sobre essa leitura. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Já vi esse livro pela blogosfera, mas a proposta não chama minha atenção, e alguns pontos ressaltados na resenha como personagens imaturos, excesso de personagens gerando a dificuldade de entrosamento, colaboram pra minha decisão de não fazer essa leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Ei Jess, não conhecia o livro e nem a autora, novidade pra mim. Mas confesso que o enredo não me agradou muito, acho que não vai ser aquele livro que vou acabar dando uma chance pra leitura, infelizmente a lista já está imensa. Sua resenha ficou ótima e muito bem escrita abordando seu ponto de vista sobre a leitura, gosto de resenhas assim. ;)

    Bjs Mih!
    paradisebooksbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, mas gostei da premissa. O que não me agradou foi o excesso de personagens. eu gosto quando os autores trabalham os personagens secundários, e lhes dão espaço, mas colocar personagens demais e abordar todos realmente torna a leitura meio chata, e é fácil nos perdermos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu não tenho muita paciência com excesso de choradeira também não, acredito que este seria um ponto que também não me agradaria, por outro lado, adoro música em livros, então lerie só por isso.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Olá Jessica, gostei da premissa do livro, gosto de histórias simples para variar, sobre personagens emotivos concordo com vc, fico deprimida de tanto sofrimento kkkk, anotei o titulo do livro para ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Nossa choradeira e muitos personagens são fatores que não me atrai muito mas gostei da sua resenha e acho leria para sair de uma ressaca e ler algo mais leve e despretensioso achei legal ainda o livro passar um mensagem sobre fé.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger