.19 de junho de 2015

Resenha: O Segredo de Indie - Tara Taylor e Lorna Schultz Nicholson

Olá, leitores!

Hoje trago a resenha do livro “O Segredo de Indie”, das autoras Tara Taylor e Lorna Schultz Nicholson, publicado pela editora Butterfly.

Título: O Segredo de Indie
Autores: Tara Taylor e Lorna Schultz Nicholson
Editora: Butterfly
Páginas: 296
Ano: 2015
Nota: 

*Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: Mais do que qualquer outra coisa, Índigo Russell anseia para se encaixar. E se ela não pode fazer isso, então ela vai se contentar em esconder-se no fundo, o que ela conseguiu fazer muito bem ao longo dos últimos anos. Para a maioria de seu colégio, o Ridgemont High, ela é apenas mais uma adolescente andando pelos corredores, rabiscando em seu caderno durante a aula, sem nunca levantar a mão. Um aluno médio. Isso é o que ela gostaria que você pensasse.Mas Indie não é média; ela é diferente. Ela tem visões, e visões que lhe permitem ver o futuro. Somente sua família e sua melhor amiga, Lacey, sabem sobre isso. Mas quando ela vê o namorado de Lacey com outra garota, Indie tem de decidir se passa a confiar em seus instintos ou em suas amigas. Como ela se aproxima de John, um solitário e enigmático garoto, recém-transferido para sua escola, as visões se intensificam, ameaçando não só para alterar a vida dos outros, mas também expor seu segredo tão bem guardado até agora.



O livro, narrado em primeira pessoa, conta a história de Índigo Russell, uma menina de dezessete anos que só queria ser como as outras garotas. Mas Indie nasceu diferente: Ela tem visões, ouve vozes em sua cabeça e também é capaz de ver fantasmas de pessoas mortas.

Indie se sente atormentada por esse dom e daria qualquer coisa para ser “normal” como as meninas do colégio. Ela se sente uma “aberração” e isso a afasta de ter muitos amigos, ela acaba sendo uma menina reservada, tímida e diferente das outras garotas de sua idade.

Indie tem Lacey como melhor amiga e esta é a única pessoa, com exceção de sua família, que sabe de suas visões. Lacey sempre aceitou muito bem o dom de Indie e as duas sempre foram inseparáveis, mas tudo começa a mudar quando Indie tem uma visão com Burke, namorado de sua melhor amiga, mas não sabe se deve ou não contar para ela sobre o que viu.

Em meio a esse dilema, Indie está apaixonada por John, um menino misterioso e enigmático que foi transferido para seu colégio, e ela tenta conseguir a atenção dele de alguma forma.

De repente, com a proximidade de uma festa, surge a oportunidade de evitar que sua visão se concretize e de quebra, finalmente se aproximar de John. Mas o que ela não esperava é que uma visão pudesse mudar completamente o rumo dessa história. 

"Morávamos em um sobrado de três quartos e um banheiro em South Keyes, cidade de Ottawa. Era um bairro típico de classe média, e o quarto de meus pais ficava no andar de baixo. Às vezes achava que meus pais eram culpados por eu ser tão estranha. Deviam saber que eu seria assim, caso contrário por que me registrariam com um nome como Índigo Russell? Sim, meu nome é Índigo, o nome de uma cor; um tom de azul bem próximo do violeta. Nem chega a ser uma cor definida. Por que motivo alguém, em sã consciência, dá ao filho o nome de uma cor?" p.24

Eu já tinha gostado muito da capa desse livro, mas confesso que o li sem saber ao certo o que esperar, já que é um livro diferente dos que tenho lido ultimamente. Entretanto, eu adoro livros com romances juvenis, gosto de todo esse clima de ensino médio e os dramas que a adolescência traz. 

Eu nunca havia lido algo com personagens sensitivos e “O Segredo de Indie” foi uma adorável surpresa. A obra tem uma narrativa leve, bastante fluída e quando você se dá conta, já está envolvida com a história da protagonista.

Em certos momentos da leitura eu senti raiva de Indie, já que algumas vezes ela acaba sendo uma pessoa “sem opinião” em função do seu amor por John.

Não posso dizer que torci por John do início ao fim. Por vezes o achei grosso e sentia que ele não tratava Indie da maneira correta. Eu tentava entender o que ela via nele para ser tão apaixonada assim. Mas aí me lembrei de que também tive dezessete anos, também já passei pela fase do primeiro amor e então compreendo facilmente como a personagem se sente. 


Eu geralmente gosto de personagens femininas fortes e independentes, mas se tratando de uma personagem adolescente, eu gostei bastante de Indie e parte disso se deve ao seu caráter: Indie é gentil, doce e pude sentir que, por vezes, é incompreendida.

Os personagens secundários conseguem se destacar tanto quanto os principais, a história é envolvente e o enredo cresce conforme damos continuidade à leitura. As autoras conduziram este livro com maestria!

"Chegando em casa, fui direto para o quarto, fechei a porta e me joguei na cama, de roupa e tudo. Meu quarto era um lugar onde eu encontrava um pouco de paz. Desde pequena considerava minha cama como um lugar de proteção, onde podia me refugiar da loucura do meu mundo. Não que fizesse muito sentido, pois odiava me sentir confinada - um quarto nada mais era do que uma caixa com quatro paredes. Mas eu já não tentava mais entender minhas esquisitices." p.75

Fiquei muito feliz com o final, já que não foi nada como eu esperava - e digo isso de forma positiva! O livro deixa algumas pontas soltas, mas é justificável, visto que existe uma continuação chamada "Becoming Indigo", ainda não publicada no Brasil. De forma geral, a obra me agradou bastante!

Uma das coisas mais interessantes foi que ao final do livro existe uma entrevista, onde ficamos sabendo que embora seja um romance de ficção, Indie foi inspirada em Tara Taylor, uma das autoras, que assim como a protagonista também tem visões!
Na entrevista ela fala um pouco mais sobre os dons de Indie e também sobre os dela, explicando mais detalhadamente sobre as habilidades de uma pessoa sensitiva.
 

Sobre capa e diagramação: Nota 10 para Butterfly! A capa é sem dúvidas, a mais bonita da minha estante! Durante a leitura não encontrei erros de português ou espaçamento. A fonte está em um bom tamanho e os detalhes em cada página ficaram lindos.


Eu gostei muito da temática escolhida, de verdade. É um tema interessante e bem diferente do “mais do mesmo” que vemos hoje em dia. 

Adorei a leitura e super indico, principalmente para quem curte romances juvenis! Fico no (esperançoso) aguardo do lançamento do segundo livro no Brasil!

13 comentários:

  1. Oi Oi!
    Eu também adorei o livro, mesmo Indie tento se anulado em diversas partes e John ser um personagem meio bizarro do começo ao fim. Não dá pra gostar dele nem um pouco... Mas, adorei que a protagonista é toda diferente do normal e é inspirada em Tara! Ótimo livro mesmo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  2. Olá
    gosto muito de livros que me deixe pensativa e que me mostre mais do que eu sei. Pelo visto, esse é um livro intenso recheado de momentos especiais onde encontramos a vidência como um guia de uma adolescente.Gostei muito da resenha
    Bjks
    Passa Lá No Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Que bom que também gostou. Esse livro está dando o que falar e todos estao gostando muito. Fico até curiosa. Se tivesse oportunidade leria sim.
    E você me parece que gostou da personagem também, isso é essencial para a leitura fluir.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu esperava bem mais do desenvolvimento da história, mas de forma geral, curti a trama. Também senti raiva de Indie, odeio personagens pau mandado.rrsrs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Eu soube que no livro havia o relato de que as experiências da Indie encontraram inspiração na vida pessoal de uma das autoras, mas não mencionava o fato de que a autora em questão também tinha visões. Nossa, imagino como seja lidar com algo assim... Uma sensibilidade tão grande que, por vezes, pode confundir, irritar ou até mesmo causar problemas. Essa é a terceira ou quarta vez que leio uma resenha sobre O Segredo de Indie e, confesso, gostei da proposta. A cada resenha, como a sua, percebo que é uma boa leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess, tudo bem?
    A Indie me irritou bastante, tentei me colocar no lugar dela mas não deu.
    Principalmente no que se refere ao namorado, pois nem quando eu tive meu primeiro namorado eu deixei que ele "me dominasse" dessa forma. Espero que a sequência seja melhor.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiiiiiiiiiie.
    Preciso confessar que também amei a capa, mas esse lança de ver fantasma de pessoas mortas eu não curto não kkkkkkkkkkk Morro de medo, mesmo sendo um livro mais juvenil e tal kkkk.
    Quanto mais eu que leio livros depois da meia noite kkkkkkk
    Mas eu adorei a premissa e fiquei curiosa para saber que visão é essa que a personagem tem quando se aproxima de John.
    Amei a resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    A sua resenha foi a mais completa e bem feita que vi desse livro e gostei muito disso. Bom, tive a oportunidade de solicitar esse livro mas acabei solicitando Filha da Floresta. Mas da próxima não perderei a oportunidade, porque gosto muito desse universo de fantasia, pessoas com poderes e tal

    Amei sua resenha, completa e mostrou bem os pontos positivos da história.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho lido muitas resenhas sobre esse livro, mas confesso que a história ainda não conseguiu me conquistar. Mas, me animei um pouco com as caracteristicas que você destacou da personagem, pode ser que eu goste de ler o livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    É muito interessante para mim no momento ler sua resenha desse livro, pois acabei de ler uma resenha completamente negativa sobre ele.
    E dai fiquei na dúvida agora se vale ou não a pena ler e conhecer essa história.
    Apesar de você ter recomendado e de aparentemente ser uma leitura leve e rápida eu acho que não vou me arriscar já que não curti tanto a premissa do livro!

    Beijo :*
    http://livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do livro, foi uma surpresa incrivel ler ele sabe? Eu não esperava nada do livro e acabei me surpreendendo de verdade. Vale a pena que todos leiam!

    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!!
    Eu já vi tantas resenhas com opiniões super diferentes sobre esse livro que não sei mais o que pensar.
    A única coisa em que todos concordam é que a Indico ficou totalmente retardada pelo namorado.
    Acho esse vai ser um daqueles livros que só dá pra gostar ou odiar depois de ler.
    Adorei sua resenha.
    ;*

    www.saladadelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Já havia lido bem superficialmente sobre esse livro porque achei linda demais a capa, mas não havia conhecido realmente do que se trata. Vi umas resenhas e fiquei mega indecisa se o leio ou não, pois as resenhas variam da água para o vinho. De qualquer forma, sua resenha está muito boa e despertou meu interesse, mas ainda fico pé atrás, até porque ainda falta lançar a continuação...
    Achei muito interessante o fato de uma das autoras ser sensitiva!!
    Excelente resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger