.7 de junho de 2015

Resenha: Um amor para recordar - Nicholas Sparks

Olá leitores,

Estamos na semana do dia dos namorados, então eu pensei aqui com meus botões: Por que não inspirá-los para essa data?

A resenha de hoje é do livro "Um amor para recordar" do autor (mais romântico e fofo) Nicholas Sparks.

Título: Um amor para recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo conceito
Páginas: 184
Ano: 2011
Nota: 

Sinopse: Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que tinha se apaixonado antes.
Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta carregava sempre uma bíblia com seus materiais escolares.
Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava do pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Em um pequeno discurso que antecede a história, nós somos alertados por Landon Carter com a seguinte frase:

“No inicio você vai sorrir e, depois, chorar - não diga que não avisei”.

E realmente é isso que acontece! No começo da história ficamos envolvidos nos acontecimentos e há alguns momentos que você se pega sorrindo, mas quando vai chegando ao final... Posso dizer que é bom ler esse livro com muitos lenços de papel para secar as lágrimas.

A história toda é narrada em primeira pessoa, por Landon. Ele volta quarenta anos no tempo para contar a linda história de amor entre ele e Jamie. 
É uma narrativa super tranquila, como há poucas páginas você consegue acabá-lo em um dia.

Landon é um jovem de família rica, enquanto Jamie vive em uma casa simples, sem muito luxo, com o seu pai que é viúvo.

Os dois tem diversas coisas diferentes um do outro, enquanto Landon queria saber de curtir a vida ao lado dos amigos, Jamie auxilia em orfanatos e em salvar animais machucados.

Em primeira instância ninguém imaginaria o que aconteceria com os dois. O que o destino faria. 
Com o baile da escola e uma peça de teatro criada pelo pai de Jamie, ela e Landon se aproximam.

Landon vê em Jamie uma amiga, diferente do amigos que ele já tem, porém ela é vista por todos como uma garota estranha e Landon sabe que ao se envolver ou ser visto com ela, sua reputação ficará ‘manchada’.

Mesmo assim, o inevitável acontece. Ele se apega a ela, se apaixona e é correspondido (após muita relutância da parte dela). 
Infelizmente, não é possível controlar o tempo e as coisas que acontecem, então quando Landon descobre que Jamie está muito doente e que lhe resta pouco tempo de vida, ele faz tudo que está a seu alcance para que os últimos momentos dela sejam felizes ao seu lado.

“Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem...”.

O mais bonito nessa história é como tudo acontece, como os personagens se envolvem sem ter nada em comum. Afinal Landon Carter é um rebelde e Jamie Sullivan uma garota boa e religiosa.

Olhando por esse ângulo, não daria para imaginar os dois juntos, mas o amor é algo imprevisível. Estamos sujeitos a tudo, até a amar uma pessoa completamente diferente de nós.

Essa história é linda e emocionante, como a grande maioria dos livros do Nicholas, sem dúvida eu a recomendo para quem gosta de uma apaixonante história de amor. Há também o filme, que particularmente eu gostei muito e também recomendo para que ainda não assistiu.

6 comentários:

  1. Acho que esse foi o único livro do Sparks que eu não li, apesar de ter visto o filme, e o único que eu realmente tenho vontade de ler. Confesso que não gosto nada do autor, não é o meu tipo de leitura, mas esse livro tem uma história interessante, diferente e que me fez chorar muito no filme.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito do filme mas não li o livro e talvez nunca leia pq tenho trauma do nicholas... hehehe
    Só li Querido John e, bom, queria mudar aquele final... Acabei ficando meio deprimida com esse livro e o resultado foi que nunca mais li nada dele... kkk
    mas adorei a sua resenha....
    bjus
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu nunca li este livro do autor, mas vi o filme e achei lindo e triste demais, eu gosto muito das histórias do Sparks, e ainda quero ler.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Oláá
    Adorei sua resenha e sou suspeita para comentar por amar o autor e suas história, amo esse livro e amo o filme, aliás quero reler em breve pois faz anos que o li, que bom que gostou tanto.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Jura que gostou do livro? Fiquei tão decepcionada com ele quando li. O filme é mil vezes melhor, sério. Gosto do Nicholas, mas esse livro não bateu. Não deu certo para mim meeeeesmo :(

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    É uma história de amor muito bonita, mas confesso que prefiro a versão do filme. O que acho mais interessante é a mensagem que a história passa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger