.7 de julho de 2015

Resenha: O menino do pijama listrado - John Boyne

Olá leitores,
Hoje a resenha é de um livro que acredito que muitos de vocês já leram e que, particularmente, eu amo de paixão. Segue para vocês "O menino do pijama listrado" do autor John Boyne

Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 186
Ano: 2007
Nota: 

Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai.

O menino do pijama listrado é uma história narrada em terceira pessoa. Apesar de ser do tempo do Holocausto não é uma leitura complicada ou difícil. E o livro é curtinho, são apenas 186 páginas, li em um dia.

Nessa narrativa conhecemos Bruno, um garoto de nove anos e inocente – como a maioria dos garotos dessa idade – sua única preocupação é o fato de a família estar de mudança e ele não querer ir embora, pois não quer abandonar seus amigos.

Bruno não gostou desde o começo da ideia de ter que mudar e após conhecer a casa nova sua vontade de voltar para a antiga só aumentou. Não havia casas por perto, crianças com quem ele pudesse brincar e era menor do que sua casa em Berlin.

A única coisa que ele podia fazer na casa nova era explorar – algo que ele gostava muito – e em uma dessas explorações Bruno conseguiu chegar perto de um lugar, que ele imaginava ser uma fazenda e que ele via apenas da janela do seu quarto.

“O ponto que virou uma mancha que virou um vulto que virou uma pessoa que virou um menino”. Pág. 94.

É lá que ele conhece Shmuel, um garotinho da mesma idade de Bruno e que faz aniversário no mesmo dia que ele, porém vive em uma situação completamente diferente. A inocência de Bruno faz com que ele não perceba onde e como realmente Shmuel vive, e isso o faz tomar uma decisão que muda sua vida e de sua família para sempre.

Eu gosto muito de histórias que tratam do holocausto, porque é um assunto que sempre chamou minha atenção. Amei “O Diário da Anne Frank” e com esse livro não foi diferente.

Essa narrativa trata de um tema muito pesado, mas o autor conseguiu trazê-lo de forma diferente. Ele conseguiu ligar esse fato à ingenuidade das crianças. Em diversas partes do livro sentimos isso no personagem do Bruno, como quando ele acha que seu amigo está em uma fazenda, onde eles podem brincar, comer e se divertir e infelizmente não é nada disso.

Nós sabemos que foi uma época horrível para os judeus no qual eles sofreram muito e é isso que causa emoção, tanto ao ler o livro quanto assistindo ao filme. No final, estava chorando igual a uma criança.

O que mexeu muito comigo também foi a amizade que cresceu entre Bruno e Shmuel. É algo tão lindo e sincero que é difícil de ver, principalmente nos dias de hoje.

Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para a sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre as suas. “Você é meu melhor amigo, Shmuel”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda”. Pág. 184.



Não preciso falar que recomendo, não é? Qualquer leitor que tem essa paixão por ler vai amar esse livro. Há muitas histórias que gostamos e outras que não curtimos muito, mas na minha opinião “O menino do pijama listrado” e “O pequeno príncipe” são leituras universais.

35 comentários:

  1. Que linda resenha... esse livro merece!
    http://www.livrosdajess.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre penso em ler esse livros, muitos já me falaram dele e me indicam.
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Dri
    http://www.livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia quando tiver oportunidade. Não irá se arrepender, ele é ótimo.

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  3. Sempre escuto coisas maravilhosas sobre esse livro! A época retratada, a intensidade dos fatos, a amizade improvável porém tão verdadeira descrita no livro.
    Ainda me pergunto como não o li ainda!
    Quero muito.
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb demorei para lê-lo Luana, mas quando peguei não consegui larga-lo kkk .. Quando puder leia! Tenho certeza que vc vai amar ❤

      Beijos

      Excluir
  4. Também gostei muito dessa obra, de leitura simples e suave. Adoro o jeito como o menino Bruno descreve as coisas e irritada do quão era sua inocência (https://favodefel.wordpress.com/2015/06/02/o-menino-do-pijama-listrado-de-john-boyne/ / https://favodefel.wordpress.com/2015/06/02/o-menino-do-pijama-listrado-o-filme/) Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, às vezes a inocência dele nos irrita um pouquinho, mas acho que foi isso que o autor quis transmitir, pq realmente há crianças ingênuas assim!

      Beijo

      Excluir
  5. Oie!
    Nunca li o livro, mas vi o filme e chorei por horas T_T Acho que se acabar lendo o livro, vou morrer de tanto chorar, é um livro lindo, com muitos ensinamentos e nos deixa arrasados em muitos sentidos. Um dia vou tomar coragem para ler o livro !
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome coragem sim Lu! Eu tbm assisti o filme primeiro e me acabei de chorar com o livro não foi diferente! A historia nos toca muito profundamente!

      Beijos

      Excluir
  6. Deyse, acredita que não li e nem assisti ao filme?
    Mas tenho muita curiosidade de ambos.
    Acho que vou chorar feito um bebê quando ler esse livro, pois ele passa tantos ensinamentos e acredito que devemos aprender muito com a amizade de Bruno e Shmel.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério Debora? Então leia quando tiver oportunidade vc vai gostar com certeza!

      Sem dúvida irá chorar como um bebê e há vários ensinamentos mesmo!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Deyse, eu vi o filme e realmente ele tem um que de inocência, mas é tão chocante no final que é impossível não se emocionar com a história. Tenho muita vontade de ler esse livro, apesar de não ter curtido tanto a escrita do autor em outra leitura que fiz. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gleyse,
      O final é bem chocante mesmo! Leia sim, vc vai gostar! O livro é uma delícia de ler !!

      Beijos

      Excluir
  8. Esse livro é muito bom. E triste também. Um dos poucos que chorei lendo. (não é fácil me fazer chorar lendo livros); Tem muuiiito tempo que li. Acho que já vale uma releitura.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Eu sou mais chorona, não precisa de muito rs, mas esse livro mexe com muitas pessoas ele é bem emocionante!!

      Acho que vale mesmo, quando faz tempo que fiz uma leitura gosto de reler tb!!

      Beijos

      Excluir
  9. O filme e a história em geral é muito lindo e emocionante. Quero muuuuuito ler esse livro, super ansioso.

    http://estiloconceitual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade leia!! Com certeza vc vai gostar!

      Bjs

      Excluir
  10. oi ^^ só leio ou escuto opiniões muito positivas sobre esse livro, mas ainda não tive vontade de ler.
    apesar da premissa bem interessante no momento não consigo me interessar pela leitura sabe, mas qualquer dia eu vou ter que me aventurar e ler ^^
    espero gostar assim como vc.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alice,

      Sei bem como é, cada um tem seu momento. Espero que goste quando ler!!

      Beijos

      Excluir
  11. Esse filme é lindo! Quero muito ler a obra, que deve ser mais emocionante ainda. *-*
    Adorei sua resenha! Tenho certeza que também irei gostar.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o livro é mais emocionante!!

      Que bom que curtiu a resenha!!

      Beijos

      Excluir
  12. Ain que lindo!!
    Tenho até medo de ler esse livro porque já chorei tanto no filme que acho que entro em depressão profunda com o livro.
    Amei sua resenha, transmitiu bastante emoção.
    Parabéns!!

    www.saladadelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk é, eu tb choreeei muito com o filme e fiquei com medinho de morrer de chorar com o livro, mas seja forte! Vc consegue kkk

      Fico feliz que gostou da resenha!!

      Beijoos

      Excluir
  13. Acho que esse livro encontrou sua leitora adequada, porque sua percepção foi muito sensível sobre a história. Sempre quis ler esse livro, mas nunca tive a oportunidade. O enredo me atrai muito. Não assisti sequer ao filme dele e gostaria de fazê-lo apenas depois dessa leitura. :) O autor parece ter sido muito hábil ao desenvolver um enredo tão tenso e triste como esse. Ao mesmo tempo, é um livro que parece cheio de uma mensagem de esperança.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Francine!

      Quando tiver oportunidade leia!!

      Beijos

      Excluir
  14. Olá! Tive a oportunidade de assistir ao filme, depois desta resenha pretendo ler o livro assim que possível.
    Gostei bastante do seu blog, é lindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, gostei bastante da resenha. Só tive oportunidade de assistir ao filme. Mais agora pretendo ler o livro em breve. Parabéns pelo seu blog, é lindo. Beijos! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Fico feliz que gostou da resenha!!

      Obrigada!
      Beijoos

      Excluir
  16. Adorei a sua resenha,o livro ainda não li,mais tenho em casa,qualquer hora vou dar uma oportunidade para ele ;)
    Beijão
    http://bibliotecadesajeitada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê sim, não irá se arrepender!!

      Fico feliz que gostou da resenha!!

      Beijos

      Excluir
  17. Já faz um tempo que quero ler esse livro, adoro histórias que se passam nesse período de guerra! Parece ser um livro lindo e emocionante. Gostei da resenha!! :)

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto muito do filme, mas nunca tive coragem ainda de ler o livro, pois fico muito triste com a história. Gostei da sua resenha, explorou bem as melhores coisas da história.
    Bjs
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, já cheguei a quase comprar o livro mas desisti, e hoje me arrependo, haha. Livros que tratam esse tema, são lindos e ao mesmo tempo tristes né? Porque assim sabemos o quanto várias pessoas sofreram.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger