.23 de julho de 2015

Resenha: O Oráculo de Aalis - Sergio Sena

Olá, leitores!

Hoje trago a resenha do livro "O Oráculo de Aalis", do autor Sergio Sena.


Livro: O Oráculo de Aalis
Autor: Sergio Sena
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Ano: 2015
Nota: 

Sinopse: Waldestatte, 1499 - região dos vales alpinos – A comunidade da jovem Aalis sofre um forte estigma sendo acusada de ser a causa de várias tragédias marcando o fim da era medieval. Apoiada pelo Sacro Império, a igreja perseguia e condenava famílias inteiras obrigando-as a viver isoladamente em comunidades. Um grupo de jovens resolve explorar esse mundo ainda não conhecido, mas são perseguidos e mortos, apenas Aalis escapa misteriosamente. Em audiência com o ancião, líder espiritual das comunidades, a jovem toma ciência de que a partir desse evento seu destino está radicalmente marcado. As ambições castram os sonhos? Seria este o fim de Aalis? Ou apenas o fim de seu mundo?

| Skoob | Compre aqui |

A trama, narrada na terceira pessoa, se passa após o final da era Medieval, mais precisamente no ano de 1499, época em que pessoas que tinham uma crença diferente da religião do Império ou manifestavam alguma forma de espiritualidade eram consideradas Hereges. O Clero os culpava por todas as mazelas sociais, o que fazia com que os tais “hereges” fossem perseguidos, presos e mortos. Eles então se refugiavam em comunidades e cavernas na tentativa de fugir desta hostilização.
Diferente do que o título nos leva a pensar, o livro não conta a história de Aalis, mas sim desse povo perseguido e seus opressores.


A obra aborda temas bastante interessantes que estão presentes em nossos mitos, relacionados à cultura e religião, como divindades, possessões e sacrifícios. A fantasia sobrenatural criada por Sergio foi muito bem construída, com personagens sólidos e uma narrativa que instiga o leitor a querer saber cada vez mais sobre o desfecho da história.

Apesar de ser um livro que fala sobre todos os tipos de fé, desde fanáticos adoradores a pagãos, o livro não está conectado a nenhuma religião específica. O que sei que para muitos leitores será um alívio, pois livros com temas religiosos acabam sendo muito polêmicos e fazem parte daquele grupo de livros os quais as pessoas amam ou odeiam, sem meio termo. 

“ - Dirija seu olhar para frente e para o futuro, amplie sua visão para ver o que lhe espera. Olhe ali... – Ela apontou para algumas galinhas que ciscavam alguns restos. – Observe-as, este é seu limite. O que vê é uma ave, tem penas, tem bico, mas vive do que está diante de seus olhos. Não desperta para o novo, para o escondido, para a descoberta. É a natureza delas. Diferentemente, as águias (que também são aves) não se contentariam somente com essas iscas, mas voam em busca de descobertas. É a natureza delas, compreende? Os homens também são assim; alguns vivem apenas do passado, sendo vítimas dos erros da ignorância passada; outros, porém, se lançam para a compensação daqui para a frente, no futuro. Seja águia, e não galinha.” p. 85

As cenas de treinamento dos exércitos e as lutas constituíram a melhor parte da leitura. Muito bem escritas, me levaram para dentro da história e quase senti como se fizesse parte daquele grupo.

A escrita do autor me surpreendeu bastante e digo isso positivamente. Eu nunca havia lido um livro nacional com uma escrita tão rica e requintada! Mas confesso que se o leitor não prestar bastante atenção ao que está lendo, poderá se perder na história ou até mesmo não compreender o que lê.

Durante a leitura, uma coisa que me incomodou um pouco foi o tamanho de cada capítulo. Eles são longos e após o término de cada um, eu tinha a sensação de ter lido muito mais do que eu realmente li, o que tornou a leitura um pouco lenta.


Sobre capa e diagramação: Eu amei a capa desse livro! Achei bonita e muito instigante. O livro possui folhas amareladas e a fonte está em um ótimo tamanho, o que torna a leitura agradável aos olhos. Encontrei alguns erros ortográficos, mas nada que dificulte a leitura.

Mais um nacional que merece ser lido! Indico a leitura para quem gosta de livros de fantasia sobrenatural com uma – grande - pitada de ação!

10 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, me mostrou sinceridade, e me despertou vontade de lê-lo apesar de não curtir muito capítulos muito longos.
    Beijos
    myself-here1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meus olhos chega brilham quando vejo resenhas de livros nacionais como a sua *.*
    Não é um gênero que eu costumo ler mas daria uma chance a esse livro. Ter elementos da história me atraiu.
    Excelente sua resenha. Foi sincera e direta.

    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei bastante da sua resenha.
    Gosto muito dessa época em que se passa o livro, não é algo que estou muito acostumada a ler, mas gostei.
    Sem contar que muito amor por ser nacional.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    nossa, esse livro é muito a minha cara, sou louco por esse tipo de assunto, achei a capa muito linda também, e você tem rasão capítulos longos são o Ôh, isso me cansa muito, espero ver mais comentários sobre esse livro, adoro os livros dos Novos Talentos
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá; acho que essa é a primeira resenha desse livro que leio, mas já havia visto a capa e a sinopse pela internet. Achei a premissa bem interessante, gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jess, tudo bem?
    Que bom que gostou do livro!
    Não conhecia, mas já fiquei bastante tentada a ler, espero conseguir em breve.
    BJs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  7. Amei a capa, e a sinopse me interessou. Amei a resenha e o seu blog, beijos!

    Vanessa | www.closetdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que legal!A resenha foi muito bem escrita!Temos que dar mais valor para a literatura nacional, mesmo...seguindo ;)Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  9. Achei a capa bastante linda, além de muito instigante! Bom, a história pareceu bastante interessante, mas não chamou minha total atenção... Bom, sua resenha está muito bem escrita e desenvolvida!! :)

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor!
    Gostei muito de conhecer esse livro por meio do seu blog. :D Nada sabia sobre ele, mas ganhou meu interesse. Achei muito bacana que o autor tenha desenvolvido a história utilizando-se de mitos e, sobretudo, que haja batalhas tão bem descritas. Com certeza, é uma leitura que vale a pena.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger