.10 de julho de 2015

Resenha: Quando o amor e o destino se encontram - Izabel Gomes

Olá, leitores!

Hoje trago a resenha do livro "Quando o amor e o destino se encontram", da autora Izabel Gomes, publicado pela Editora Petit.

Esse foi o primeiro livro espírita que li. Confesso que nunca havia dando chance a esse tipo de leitura por pura ignorância, eu imaginava que livros espíritas falavam apenas sobre a própria religião e não existia uma história que envolvesse tal contexto. E muito pelo contrário, neste primeiro contato com um livro espírita, eu tive uma ótima experiência quando me deparei com uma linda história, que mescla um enredo inspirador com ensinamentos relacionados à vida e a evolução do espírito.
Título: Quando o amor e o destino se encontram
Autora: Izabel Gomes
Editora: Petit
Páginas: 408
Ano: 2015
Nota: 

Sinopse: Numa trama amorosa, onde o amor de posse se registra de uma encarnação à outra, Violeta arquiteta um plano para eliminar a neta e Sofia, a babá, para obter o que deseja. Um enredo dinâmico e repleto de ensinamentos, que prenderá o leitor para descobrir sobre os misteriosos sonhos da babá, que unem o passado e o presente dos membros de seu ciclo afetivo em um desfecho emocionante!
*Livro cedido em parceria com a editora



O livro conta a história de Mário, um homem de boa condição financeira e pai dedicado, que acaba de perder sua esposa, Elizabete. Cabe a Mário assumir sozinho a criação de sua filha, Mariana, uma doce e esperta menina de 7 anos que quando muito pequena contraiu poliomelite, perdendo assim o movimento das pernas e contraindo alguns problemas de saúde. Devido a situação de Mariana, que necessitava de cuidados especiais, as babás acabavam não durando muito tempo no emprego.

Mário morava com seus pais, Joaquim e Violeta. Sua mãe, que era extremamente ciumenta e possessiva em relação ao filho, fez de tudo para separá-lo de Elizabete, mas não obteve sucesso. Eles se casaram e Violeta implorou ao filho para que eles vivessem na mesma casa que ela, para que não precisasse se afastar do filho. Eles atenderam ao pedido de Violeta, que após a morte de Elizabete, ficou ainda mais possessiva quando se tratava de seu filho.

Sofia é filha de Adelaide, costureira pessoal de Violeta. Ela é estudante de enfermagem e trabalha para ajudar a família. Quase todas as noites, Sofia sonhava com a mesma história trágica: Um casal que se amava muito, mas quando eles finalmente ficavam juntos, alguém assassinava a moça, impedindo o amor dos dois. Ao acordar, Sofia sempre tinha a sensação de ter vivenciado tudo aquilo, o que a deixava perturbada e com muitas dúvidas...

Quando uma vaga para cuidar da menina fica em aberto, Violeta oferece o trabalho para a filha de Adelaide e Sofia vê a chance de trabalhar com o que gosta e ganhar um pouco mais. Mas ao conhecer Sofia, Violeta não imaginava que iria se deparar com uma linda mulher, que com toda sua generosidade e delicadeza, conquista as pessoas por onde passa... Menos seu filho. Porque Violeta não permitiria isso e pagaria o preço que fosse para que mais ninguém roubasse a atenção de seu filho...  O que Violeta não imaginava é que o encontro dos dois já estava traçado há muito tempo.

"Enquanto ele observava Sofia, experimentou uma estranha sensação, era como se estivesse revendo uma pessoa conhecida de longas datas, e seu coração, estranhamente, bateu descompassado. Mas não poderia ser, pois tinha certeza de nunca tê-la visto antes." p.308

A trama é narrada na terceira pessoa, nos proporcionando uma visão mais abrangente da história e de todos os personagens.

Os personagens conseguem despertar os mais profundos sentimentos em nós, leitores. Eu fiquei apaixonada pela pequena Mariana, tive vontade de esganar dona Violeta e torci o tempo inteiro por Mário e Sofia. A leitura me envolveu completamente e quanto mais eu lia, mais eu me via apaixonada por essa linda história.

O livro foi completamente fascinante para mim. Eu pude conhecer mais da doutrina espírita, entender alguns assuntos e compreender diferenças de coisas que, para mim, pareciam a mesma, como a diferença entre espiritismo e espiritualismo. Quase todas as explicações voltadas à religião se dão em conversas de Sofia com seu tio, um estudioso da área, na tentativa de entender o motivo de seus sonhos recorrentes. Foi uma ótima forma de inserir o contexto espírita na história, não sei se em outros livros dessa temática o assunto também é inserido dessa forma, mas sei que gostei bastante de como foi abordado.


Sobre capa e diagramação: Adorei tudo! A capa passa bastante do enredo e o tamanho da fonte utilizada me agradou bastante. Ótimo trabalho da Editora Petit!

O livro fala bastante sobre vidas passadas, destino e do quanto o amor é capaz de superar a barreira do tempo. Um romance inspirador, envolvente e muito bem escrito. Se você ainda não leu nenhuma obra espírita, tenho certeza que essa é a leitura certa para você começar nesta temática. 

12 comentários:

  1. Realmente, as pessoas acabam sendo muito preconceituosas quando se trata de determinados assuntos. Ainda bem que você leu o livro e pode mudar sua opinião, né. Isso é muito legal! Já tinha visto a resenha deste livro em outro blog e achei super interessante a história e a minha pequena xará Mariana, hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sempre que leio resenha desse livro me dá amsi vontade ainda de ler
    Assim como vc tbm tinha um tal preconceito mas a história me parece muito boa
    Todas diz querer esganar essa mãe dele
    Adoro sentir raivas dos personagens, doida pra ler esse livro

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Jess, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum romance espírita e acho que seria uma boa para sair da minha zona de conforto.
    Pelo que você disse parece ser muito bom e cheio de aprendizado.
    Espero ler em breve.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido várias resenhas elogiosos sobre esse livro. Eu confesso que nunca li nada esperista, pois achava que não teria livros com tramas tão interessantes. Estou muito curiosa sobre esse livro. Gostaria mesmo de lê-lo. O que mais me chama atenção é o fato dessa mãe se extremamente processiva.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO ESSE LIVRO! Eu sou doido pra ler um livro de romance espirita (posso chamar ele assim?) mesmo sendo católico eu gosto muito do espiritismo e sou doido para ler um livro assim :D
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei muito interessada por ele agora que li sua resenha!
    Nunca li nenhum livro desse gênero e achei a premissa dessa história muito interessante!
    Fiquei muito curiosa para conhecer melhor esses personagens e toda essa trama, e também para conhecer um pouco mais sobre essa religião que eu escuto muito falar, mas não sei bem como funciona.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Sou suspeita para falar desse livro. Foi meu primeiro contato com esse tipo de literatura e fiquei fascinada. Odiei Violeta com todas as forças e adorei Mariana e sua determinação.
    Sua resenha me fez ter vontade de ler novamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor!
    Ainda não li nenhum romance espírita, mas tenho vontade de fazê-lo e já possuo um romance para começar. Se gostar do que tenho, vou atrás de outros e, claro, não poderá faltar esse que indicou. A história realmente parece ótima e bem construída, de um jeito que prende a atenção do leitor. O mais legal são os personagens, pelo que entendi. Parecem que foram muito bem caracterizados.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jess, tudo bem?
    Estou bem curiosa a respeito do livro por ele ser tão emocionante, e como nunca li nenhum romance espírita, acho que seria um bom começo.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  10. Nunca li absolutamente nada espírita e não sei como seria pra mim, só tentando. Já odiei essa Violeta só de ler a resenha, imagine o livro. Mães obcecadas me irritam demais.

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Tenho muita vontade de ler um romance espírita, mas nunca tive oportunidade. Li outras resenhas desse livro e fiquei bem interessada na leitura porque é uma narrativa bonita e tocante entre eles.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz em ver que o livro te agradou.
    Mas olhando o enredo e até mesmo a colocação sobre o espiritismo, tudo isso infelizmente não conseguiu cativar meu interesse, mas dou o braço a torcer para a sua resenha, ficou show mesmo!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger