.29 de outubro de 2015

Resenha: Solteiro Sofre Demais - Bruno Godoi

Olá, leitores!

Dei uma sumida do blog por motivo de doença, mas agora já estou me recuperando e trouxe a resenha do livro Solteiro Sofre Demais, o primeiro Barba- Lit nacional.
Título: Solteiro Sofre Demais
Autor: Bruno Godoi
Editora: Empíreo
Páginas: 245
Ano: 2015
Nota: 

Sinopse: Copacabana. Três solteirões numa república. Muita festa, muita pizza, muita bebida (sexo quase nada). Uma cadelinha pinscher chata. Filmes, videogame, super-heróis. Tudo isso misturado num livro recheado de histórias engraçadas com coisas de nerd. E claro, muita bobagem idiota. (Né nada! É tudo inteligente.)

Solteiro Sofre Demais conta a história de 3 solteirões (e da cadela Ritinha) que moram na Nossa República, localizada em frente a praia de Copacabana.

Larry James Lurex é um professor de literatura de 33 anos, que sofre de uma séria doença: ESCS. Ereção Só Com Safadas. Por recomendação médica, ele passa a frequentar a Minha Igreja e é lá que ele conhece a doce Sasha, uma linda virgem de 21 anos que mexe com o coração e a cabeça de James (a de cima, porque a de baixo, só com safadas).

Leo é engenheiro, extremamente inteligente e com uma cabeça com um parafuso a menos. Ele não trabalha e atualmente se dedica ao Projeto Frank, que consiste em tirar fotos de partes do corpo de diversas mulheres para criar o modelo de mulher perfeita.

Freddie é o Zen da Nossa República. Ele trabalha em uma farmácia só para comprar remédio a preço de custo. O sonho de Freddie é ser a Madonna.

Larry quer ser curado e na busca para tentar curar sua doença, se mete em diversas confusões com seus amigos. E quanto mais tentam consertar, mais pioram as coisas! 


Insano. Essa é a melhor palavra para descrever esse livro. Sério, louco mesmo. Mas uma loucura deliciosa de acompanhar! 

Eu nunca vi um enredo como esse e parabenizo o autor pela criatividade. Em alguns momentos foi meio “papo de bêbado”, mas a cabeça dos homens funciona assim né, hahaha!

O livro possui uma narrativa muito fluida, os capítulos curtinhos contribuem para que a leitura aconteça de forma leve e natural. Aliás, a forma como o livro foi escrito é uma das mais curiosas que vi até hoje. Ele é escrito na Base 10, criada pelo autor Bruno Godoi. São 77 capítulos, 770 parágrafos, 77.000 palavras. Tudo simétrico.

“Minha vez”, Leo pega o terço e passa as bolinhas, só que não fala bis, e sim: “Idem, idem, idem”, passa pela bolona e murmura: “Pai-Nosso idem”. Continua, agora mudando o discurso: “Ctrl C Ctrl V, Ctrl C Ctrl V, Ctrl C Ctrl V”, e rapidamente termina. A velhinha se impressiona: “Nossa. Como fizeram? Os meninos de hoje são tudo espertinhos, hein? Só pode ser milagre da fé. Bem que disseram que as pessoas mais modernas estão abertas às coisas novas.” Aí você ensina a velhinha a usar o Ctrl C Ctrl V. Pra reza da senhora ficar dinâmica, entendeu? p.137 

Uma das coisas mais legais é que o personagem principal é você. Isso mesmo, no início do livro o autor avisa que essa história é sua. Você é James Lurex, 33 anos, professor de literatura. O que faz com que fiquemos ainda mais imersos na história!

A edição do livro está linda demais! O trabalho da Editora Empíreo é sempre muito bem feito, e com esse livro não podia ser diferente. As folhas são amareladas, o tamanho da fonte está ótimo para leitura e a capa é condizente com a história. Ótimo trabalho da editora!


O livro é regado de situações constrangedoras, confusões, festas e tentativas frustradas de sexo. Tudo com muito humor e “nerdices” no meio. 

Eu confesso que mesmo gostando bastante, eu esperava um pouco mais do livro. Não sei se isso se deve ao fato de ter lido com altas expectativas, já que havia visto uma galera dizer que gargalhou com o livro e afins, ou se foi pelo momento – li o livro em meio a uma crise de sinusite + nevralgia, ou seja, estava chata rs – mas o livro não conseguiu superar as enormes expectativas que eu tinha em relação a ele. Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, ele é muito bom, legal, engraçado e um ótimo passatempo. E por esses motivos pretendo reler a obra mais para frente, quem sabe dessa vez eu me divirta ainda mais, né? Ainda assim indico a leitura, principalmente para quem busca algo com um enredo diferente e com protagonistas masculinos.

12 comentários:

  1. Muita vontade de ler esse livro e creio de dá para agradar tanto o público masculino quanto feminino. Bjão e melhoras!

    ResponderExcluir
  2. Oi! ^^
    Achei interessante a história. Pela sua resenha imaginei alguma coisa mais cômica mesmo, mas gargalhar é realmente difícil. Muita gente diz que é mais fácil fazer alguém chorar do que rir. Espero que na sua segunda leitura você ria mais. Vou deixar anotado aqui pra ler, mas vou sem criar muitas expectativas. Talvez assim eu acabe me divertindo bastante.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  3. Oieee
    HASUASHUASH dei risada com a descrição dos personagens e coma sua descrição de que "cabeça de homem funciona assim".
    E o livro é criativo, tem alguns autores que conseguem nos colocar dentro da história. Fico imaginando que leitura divertida eu mesma ser James. Preciso ler esse livro.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Ai... essa citação, já me arrancou algumas risadas.
    O livro parece bem interessante, mas só lendo para saber se eu iria gostar e achar engraçado ou se acharia insano demais e não gostaria. Certamente lerei quando puder.

    ResponderExcluir
  5. Oiii, estou louca para ler esse livro hahaha a um tempinho já, tenho certeza que vou adorar!
    Beijos

    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, eu também já ouvi falar muito desse livro, confesso que criei expectativas altas e pretendo ler ele em breve. Parece uma leitura divertida e ótima para passar o tempo. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Freddie, é o meu sonho também!
    ADOREI ESSE LIVRO, MEU DEUS, É TÃO DIFERENTE DAS COISAS QUE AGENTE VÊ, PERFEITO, EU VOU COMPRAR ELE <3

    ResponderExcluir
  8. só o fato de ser narrado por um cara já me deixou interessada, adoro e sua resenha também está empolgante, vai para a lista! Beijos, Diana Medeiros
    Meu Vicio em Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá Jéssica, apesar do livro trazer uma historia diferente com o ponto de vista masculino não consegui ficar curiosa para lê-lo, não faz muito o meu gênero de leitura...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Parece muito divertido! E a diagramação dispensa comentários. Gostei muito de simetria do autor, deve ser muito complicado escrever algo assim.

    www.thunderwave.com.br

    ResponderExcluir
  11. Jéssica-flor, sua resenha veio ao encontro do que queria saber sobre a obra. Gostei muito do fato de você tê-la achado um tanto insana e também, em alguns momentos, um papo de bêbado. Para mim, essas características vêm apenas me deixar ainda mais curiosa! Haha. Gostei da premissa. Mesmo que você esperasse mais, deu para notar que valeu a leitura.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. OI Jess!
    Mesmo com os elogios que você trouxe para o livro ou a escrita, o enredo não me chama muito a atenção e eu acho que não leria, mesmo... T_T Nada ali me chamou muito a atenção e ando meio seletiva para os livros ou vou morrer atulhada hahahah
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger