.22 de junho de 2016

Evento: Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens




Olá, leitores!

No final de semana eu fui com meu namorado pela primeira vez ao Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Esse é um evento que poucas pessoas conhecem - infelizmente não tem a divulgação que merece - e confesso que eu mesma não conhecia até esse ano. O Evento já está em sua 18ª edição e aconteceu do dia 08 ao dia 19 de junho.

O Salão FNLIJ - voltado para  o público mais jovem - promoveu nesta edição o 18º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, encontros com escritores, lançamentos de livros, performances de ilustradores e palestras com autores e especialistas em literatura infantil e juvenil. 

Além disso, o Salão FNLIJ contou com três bibliotecas específicas para cada público (bebê, criança e jovem), além do Espaço FNLIJ de Leitura e do Espaço Petrobras do Ilustrador.

Eu preciso dizer que me decepcionei um pouco com o público do evento. Era um sábado e estava bem vazio. O pouco de gente que se via por lá eram adultos, em sua maioria autores. Não sei se isso se deve ao fato de ter outro evento em outra parte do Centro de Convenções SulAmérica nesse mesmo dia (Expo Geek) ou se as crianças já foram com o colégio dia de semana... sei que fiquei decepcionada por achar que veria mais pais e filhos por lá. O que posso atestar é: a divulgação para esse tipo de evento ainda é muito fraca. E a literatura precisa ser incentivada. Segundo a pesquisa "Retratos da Leitura" - realizada pelo Ibope -  o número de leitores no Brasil cresceu ligeiramente nos últimos quatro anos: de 50% para 56%, o que é uma ótima notícia. Mas o que preocupa é o fato de que 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Creio que eventos como o Salão FNLIJ sejam a porta de entrada para a literatura na vida de muitas pessoas. A literatura - principalmente a nacional - merece ser divulgada e conquistar o seu espaço. 

Claro que tudo isso não altera a grandeza do evento. É um evento completamente acessível (em todos os sentidos), repleto de interações entre autores e leitores. O público teve a oportunidade de conhecer novos livros assistindo a leitura de obras premiadas, além de interagir com grandes autores, ilustradores e tradutores. Na saída do evento, todas as crianças e jovens ainda ganhavam um livro.


Uma das coisas que mais gostei no evento foi a Biblioteca Olímpica, onde o vistante tinha a chance de ver/ler livros que foram publicados em outros países. Tinha livro da Suíça, Eslovênia, Croácia, entre outros. Um mais lindo do que o outro!


Além de todas as experiências oferecidas pelo FNLIJ, existia uma parte do evento que agradava a todas as idades: os estandes. Como boa compradora compulsiva que sou, não podia deixar a feira sem nada, né?



Aproveitei uma promoção da Intrínseca e saí de lá com "Resposta Certa" e "Quase uma Rockstar". Depois dei uma passada no estande do Grupo Editorial Record e saí de lá com "Fator Nerd - Contatos Imediatos do 1º Amor".

No geral o SNLIJ é super bacana e vale a pena ser visitado. E não deixem de incentivar as crianças a participarem de eventos como esse, porque já dizia Rubem Alves: "Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar."


35 comentários:

  1. Oi Jéssica, adorei o post, especialmente por ser de um evento tão especial. Uma pena eu não poder comparecer a esse evento por conta da distância, na verdade não vou a nenhum por causa disso, infelizmente. Adorei as fotos, e realmente acredito que valha a pena a visita, ainda mais por conta de incentivos para a leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, poxa é uma pena ver eventos literários assim tão vazios, acho que pode ser mesmo que tenham ido com as escolas durante a semana, mas acho mesmo é que a falta de divulgação seja o maior vilão. Se fosse um evento mais divulgado, com certeza teria mais gente. Legal você ter conseguido encontrar boas promoções.

    ResponderExcluir
  3. ah, tirando a parte de pouca divulgação e não muitas pessoas indo pro evento, acredito que deve ter sido um passeio maravilhoso.. é preocupante termos tanta gente ainda sem pegar sequer num livro na vida... essas estatísticas tem que aumentar... as pessoas tem que ler bons livros...
    amei as photos... e esses livros que não entendo os títulos *--* kkkkkkkkkkkkkk
    quem dera saber esses idiomas pra entender o que tá escrito nas capas...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jéssica

    Que pena que o evento estava bem vazio. Eventos assim precisam de muita divulgação. Tenho certeza que pais levariam seus filhos, parece um ambiente bem lúdico e divertido.
    Esse dado sobre 30% da população nunca ter comprado um livro é assustador, né?
    Espero que no próximo a divulgação seja melhor e que evento fique mais cheio.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que evento delicioso.
    Sempre levo o meu filho comigo nas bienais e eventos literários, para ele viver comigo o que eu adoro: livros.
    Adorei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    De fato a divulgação foi muito pouco porque eu não conhecia ainda essa evento </3 E fiquei super curiosa para conferir! Deve sr muito bom e acho que também não conseguiria sair de lá sem nenhum livro kkkkkk Espero poder ir na próxima edição!

    Beijão!
    Seguindo!
    Vem conhecer o meu cantinho ♥
    http://cantinhodosrabiscos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
    reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho.Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns, decerto que virei aqui mais vezes.
    Sou António Batalha.
    Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu nao vivo ai, mas se pudesse iria, claro! :) Parece-me uma otima iniciativa, mas provavelmente sairia de la sem dinheiro nenhum!!!!! :) ahahahahhah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Jéssica,
    É uma pena que o evento não tenha tido a presença de muitas pessoas do público alvo, mas, infelizmente, essa é a realidade do país em que vivemos: Precisamos de mais leitores.
    Entretanto, apesar dos pesares, acho que foi um ótimo evento. Muito legal da parte da Biblioteca Olímpica ter levado livros de outros idiomas, isso pode incentivar as crianças a ler e aprender outra língua.
    Queria morar perto para visitar esse evento.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai? O evento parece ter sido muito bom, que legal que você aproveitou!
    Fiquei só com uma dúvida: em que cidade ele acontece? Eu queria ir também xD
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o evento parece ter sido ótimo. Adoro todos os tipos de incentivos a leitura, especialmente aqueles dirigidos as crianças. Muito bom!

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu gosto muito desse tipo de evento. Ultimamente minha vida anda um pouco corrida então fico ausente de vários eventos assim.
    Também fiquei com a mesma dúvida da luiza, gostaria de saber onde ocorreu o evento.
    Beijos .

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      O evento ocorreu aqui no Rio de Janeiro =)

      Excluir
  13. Oi, como vai?

    Frustrante as imagens, um evento como esse realmente deveria pela lógica estar lotado, certamente que a divulgação se faz necessária para todos os negócios, sendo que literatura nos países que não investem na educação com certeza poderá no fim do dia contar os visitantes, triste isso. Acho que, enquanto as escolas que precisam ser rigorosamente obrigatórias no dia a dia (não somente no papel) e as crianças desde pequenas não forem introduzidas a leitura, seja vindo dos pais ou das escolas, não vejo esses eventos transbordando...a não ser aqueles que trazem nomes mundialmente conhecidos, porque a maioria vão para conseguir autógrafos e fotos para postarem nas redes para aprece cerem, isso não tem nada a ver com estar presente por amar ler, mas, para aproveitar um nome famoso para se autopromover. Enfim, muita coisa precisa ser mudada, para que a maioria consiga entender que um evento como esse vai além da venda de livros. Amei seu post!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  14. Oiii Jéssica, tudo bem?
    Fiquei completamente apaixonada pela sua postagem, que coisa mais fofa isso tudo! Sou fascinada por livros infantis e adoro ficar lendo e me divertindo muito. Fiquei com uma imensa vontade de conhecer esse cantinho <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?

    Muito bacana esse projeto! Eu não tinha conhecimento dele, como você mesmo disse, é pouco divulgado, o que chega ser um pecado. Adorei tomar conhecimento do evento, e espero que aja uma divulgação maior.

    Um grande beijo,

    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Adoro esses eventos literários, pois sempre conhecemos novas obras e temos espaço para ler e ver vários autores.
    Acho muito importante essas oportunidades para os nacionais.
    O próximo que irei é a Bienal de SP
    Adorei as fotos.
    Beijinhos
    Rizia - http://www.livroterapias.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Realmente esse evento foi bem pouco comentado nas redes sociais e derivados, eu mesmo só fiquei sabendo porque a Intrínseca falou lá no Snap e aí eu fui pesquisar para saber melhor do que se tratava, achei vem legal. Espero que você tenha curtido!
    Bjks

    ResponderExcluir
  18. É uma pena que o evento não tenha tido a divulgação que merece, acho muito importante os leitores se unirem em eventos como esse, para comentarem sobre algumas obras, e os autores ainda conseguem divulgar seus livros. Quero muito ler "Quase uma Rockstar"

    ResponderExcluir
  19. Oiee Jéssica ^^
    Uau, que evento incrível! Eu não sabia sobre ele até ver a sua postagem, então concordo com o pessoal ali em cima: faltou divulgação :/ Gosto muito de eventos assim, mas quase nunca consigo participar (só consigo comparecer à bienal, e olhe lá ainda.) Gostei mesmo :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii!!

    Acho uma pena que esses eventos não seja tão bem divulgado. Só falam da Bienal normalmente.
    Gostei do seu relato. E sempre que posso eu vou em um.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Oiii!
    Infelizmente não moro por aí, mas garanto que se morasse, eu iria ao evento.
    Eu também fico muito frustrada quando vejo eventos literários vazios ou sem receber devida importância. E também acho que eles tendem a ser muito mal divulgados, as únicas pessoas que tem acesso à essa divulgação são blogueiras que realmente procuram por isso, não o público geral.
    Mesmo assim, é bom saber que ainda existem poucos que participam e também pensam como eu: que devemos incentivar cada vez mais a leitura no país. Principalmente de autores nacionais, que parecem também nunca ter destaque o suficiente.
    Gostei bastante do post!
    Beijos!

    www.beyondbluedoors.com

    ResponderExcluir
  22. Oioi! Tudo bem?
    Amooo evento literario e fiquei sabendo do Salão FNLIJ.
    Achei mto legal a iniciativa, e a galera elogiou mto o evento.
    Eu adorei saber mais da feira aqui no blog, moro em MG, mas uma pena que fique inviavel para mim.
    Desejo sucesso nos proximos.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Concordo que a leitura tem que ser incentivada desde cedo. Eu mesma comecei a amar os livros desde pequena então acho isso bem importante. Amei as capas internacionais.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Jess, eu adoro esses eventos, pena que não consegui ir dessa vez, é muito importante estimular esse tipo de interação sempre. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    Dá té uma dor no coração de ver esses eventos com tão pouco divulgação, acontece a mesma coisa com uma feira de livros num centro cultural perto da minha casa, vem vários autores e editoras, mas mesmo assim é vazio :c

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Esse evento parece ter sido ótimo mesmo, uma pena que estava vazio, mas acredito que isso se deu pelo fato de ter pouca divulgação junto com o de as pessoas ainda não acharem a leitura algo tao importante e bacana, o que é bem triste, né? Enfim, que cada nova edição a divulgação seja maior e o público também

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  27. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Eu adoro ir a eventos, pelas suas fotos parecia um pouco com a disposição dos standes na Bienal do Livro. Que pena, realmente, nunca ouvi falar do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. Acredito que seja pouco divulgado mesmo. Mas que bom que você aproveitou e ainda conseguiu promoções. Sua postagem ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Jess, tudo bem?
    Eu acho esses eventos muito bacana e adoro a intenção deles, mas eu também não o conhecia ainda e fiquei bem animada. Fico feliz em ver que você foi e que gostou, e que existem incentivos para as crianças e os jovens lerem, isso me deixa bem feliz! é uma pena que aqui na minha cidade não tem ainda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oie
    esses tipo de eventos são sempre muito legais, eu não vou pq ando sem tempo mas adoorooo, se eu vou deixo meu salário lá, e acho bem legal focar em crianças e jovens para forma-los um bom leitor

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Jess

    Nunca participei de eventos assim e esse ano vou mudar isso, vou na Bienal. Achei bem legal esse que vc foi e contou com várias editoras de peso né, que bomq ue teve promoções e tu aproveitou bem. Muito legal mesmo.

    BJos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Nossa, adorei essa Biblioteca Olímpica com os livros de outros países... mesmo que eu não entendesse nada ia adorar folhear! rs... Deve mesmo ter sido decepcionante esse pouco público, ver um evento assim vazio e com poucos pais e filhos frequentando é triste. :/ Mas que bom que achou a experiência de ir ao evento tão legal.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  32. Eu queria muito ter participado do evento esse ano. Fui no ano passado e achei muito bacana o que prepararam, pena que esse ano eu perdi a data.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Sabe que os números das pesquisas me assustam um pouco mas eu acho super compreensível se a gente parar para pesar nos preços dos livros. E eu digo em lojas físicas porque esse é o local que atingiria esses 30% que nunca compraram um livro. Outra coisa é a questão de divulgação - tanto dos eventos em si quanto da leitura. A gente vê propaganda na rede aberta de tudo, menos de livros. Eu sei o quanto é caro apenas alguns segundos em uma rede aberta - muito mais se é em horário nobre, mas acho que isso deveria ter mais espaço. As próprias revistas gerais não tem tantas propagandas de livros - vamos ser clichês e falar da Veja que tem um espaço de livros super pequeno, as vezes até menor que as propagandas da Vivara...
    Esses eventos poderiam acontecer mais perto - e eu ter um pouco mais de tempo e $$$ para comparecer. Mas foi legal saber um pouquinho mias sobre ele :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger