.4 de julho de 2016

Resenha: Erros Fantásticos - O Discurso Faça Boa Arte, de Neil Gaiman

"Este livro é para todos que estão olhando ao redor e pensando: e agora?"


Título: Erros Fantásticos: O Discurso Faça Boa Arte
Editora: Intrínseca
Autor: Neil Gaiman
Páginas: 80
Ano: 2014
Nota: 
Sinopse: Em maio de 2012 o autor best-seller Neil Gaiman subiu ao palco da University of the Arts na Filadélfia para fazer um discurso de formatura. Durante dezenove minutos ele dividiu com os formandos suas ideias sobre criatividade, bravura e força, encorajando os novos pintores, músicos, escritores e sonhadores a quebrar as regras, pensar de forma inovadora e, acima de tudo, fazer boa arte.
O discurso virou um livro, idealizado pelo renomado designer gráfico Chip Kidd, que contém o texto inspirador de Gaiman na íntegra. Seja para um jovem artista no início de sua jornada criativa, ou como sinal de gratidão para um mestre a quem se admira, ou para você mesmo, essa obra é o presente ideal para quem dá tudo de si a fim de fazer bem-feito o que faz
.

Para quem não conhece, Neil Gaiman é autor de livros de grande sucesso como Coraline, Stardust e O Oceano no Fim do Caminho; criador da história em quadrinhos Sandman, além de ser roteirista de filmes e episódios de séries, como A Lenda de Beowulf e Doctor Who. Neil é sem sombra de dúvidas alguém que tem muito a oferecer quando o assunto é arte.

A obra é uma transcrição em português do discurso que o autor dirigiu à turma de 2012 da University of the Arts, na Filadélfia. Durante 19 minutos, Gaiman divide suas ideias sobre criatividade, coragem, jornada e força. Ele discursa sobre as dificuldades de ser um artista e o quanto isso pode ser bom. Encoraja os formandos a criarem suas próprias regras e começarem a pensar de forma inovadora, mas acima de tudo, incentiva cada um dos alunos a fazer boa arte.


Em seu discurso, Gaiman tenta passar o que ele gostaria de saber quando estava começando na carreira e coisas que, olhando para seu passado, ele talvez já soubesse. O autor foi despretensioso ao contar sua experiência no ramo editorial, sem tentar embelezar a coisa toda. Ele conta que já viveu como freelancer, recusou ótimas propostas de trabalho porque sabia que seria infeliz naquele emprego, já mentiu no currículo e fez de tudo para alcançar o que sempre quis: viver da escrita.

Em uma das passagens mais inspiradoras, Gaiman tenta transmitir aos alunos a ideia de que tudo pode ser transformado em arte:

"Seu marido fugiu com um político? Faça boa arte. Sua perna foi esmagada e engolida por uma jiboia mutante? Faça boa arteA Receita Federal está na sua cola? Faça boa arteO gato explodiu? Faça boa arteAlguém na internet acha que o que você faz é idiota ou ruim ou pouco original? Faça boa arteProvavelmente as coisas vão se resolver de algum jeito, e no final o tempo vai abrandar a dor, mas isso não importa. Faça o que só você faz de melhor. Faça boa arteFaça também nos dias bons."

Gaiman ainda nos mostra que cometer erros é ótimo, porque isso quer dizer que você tentou. E que alguns erros podem virar acertos incríveis, assim como aconteceu com ele:

Espero que você cometa erros. Se estiver cometendo erros, quer dizer que está por aí, fazendo coisas. E errar pode acabar sendo útil. Certa vez escrevi Caroline errado em uma carta; inverti a posição do A e do O e pensei: “Coraline parece um nome de verdade..."

As poucas páginas do livro não diminuem o aprendizado que ele nos traz. Em poucos minutos de leitura, eu refleti sobre diversas situações e escolhas que já fiz, além de me sentir inspirada a correr atrás de outros objetivos e sonhos que tenho em mente. Um livro que te encanta do início ao fim, Gaiman nos toca com suas palavras e nos inspira de todas as formas.


É possível encontrar o vídeo do discurso no YouTube, mas essa é uma das edições mais inspiradoras que você vai ter o prazer de ter em mãos. Além de ser um colírio aos olhos na estante. O livro é idealizado pelo renomado designer Chip Kidd, responsável pelo projeto gráfico do livro, que através de um trabalho incrivelmente bem feito com artifícios de metalinguagem, transforma o discurso em uma edição física inovadora.

O Discurso Faça Boa Arte, de Neil Gaiman, nos incita a aproveitar o momento. Não se preocupe com o próximo prazo, a próxima ideia, a próxima história. Aproveite. Viva o presente. E cometa erros fantásticos.


38 comentários:

  1. Oie...
    Eu tenho uma vergonha danada em confessar que ainda não li nada de Neil Gaiman, ele é um autor muito bem criticado e ainda assim nunca dei a devida atenção que ele merece...
    O fato desse exemplar nos fazer refletir e repensar sobre escolhas que fazemos me fez desejar em muito a leitura, acho maravilhoso quando uma leitura tem a capacidade de mexer com a mente do leitor.
    Adorei a sua resenha e tenha certeza que conseguiu uma leitora para o livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei a resenha e as fotos também! Confesso que ainda não li nada do autor, mas tenho muita vontade em conferir, ainda mais porque só leio comentários positivos a respeito. A obra é mesmo muito linda, ainda mais se estiver em nossa estante rs. Achei ainda mais interessante por poder ter essa parte de reflexão!

    Beijos, Fer
    http://www.segredosemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor, mas tenho dois livros dele aqui em casa e pretendo ler em breve :)
    Esse eu ainda não conhecia, mas gostei de conhecer. Gosto bastante desses textos e discursos inspiradores :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Jess. Que livro inspirador!!! Eu já conheço o autora faz tempo mas meu único contato com a escrita dele foi um conto que ele escreveu para uma antologia e gostei muito do que li. Eu ainda não conhecia essa obra e com certeza eu adoraria ler, além de ser inspirador as mensagens dentro dele devem nos incentivar muito a continuar e com certeza a quebrar algumas regras, como vi na foto. A diagramação me parece estar muito bonita e gostei bastante de ver a obra por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Morro de amor pelo layout do seu blog!!!
    Não conhecia o livro e achei bem interessante, além da arte gráfica que está de parabéns. Bem chamativa e ao mesmo tempo, sóbria.
    Quero muito ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oiii Jéssica, como vai?
    Qe livro é esse menina, fiquei aqui babando querendo ele, porque eu fiquei imensamente surpresa em ver que este autor escreveu um livro desse gênero, e de certa maneira despertou muito meu interesse. Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica, tudo bem?
    Único livro que li do Neil Gaiman foi Coraline e não fazia a MENOR ideia de que o nome da menina tinha sido um erro! Realmente, foi o erro mais fantástico que ele já cometeu. Esse livro parece incrível e otimista, fiquei admirada em como ele diz que podemos fazer boa arte mesmo quando coisas desagradáveis acontecem com a gente. Amei a premissa do livro e espero ler um dia, parece incrível!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Oiiii
    Até hoje não li nenhum livro dele. Queria muito ler "O Oceano no fim do caminho" mas ainda não tive a oportunidade.
    Gosto de livros que fazem você pensar na sua vida. Fiquei bem interessada em ler esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jéssica
    Não conhecia esse livro do Gaiman, mas adorei! Realmente é um livro bastante visual e o título é bem a cara do autor.
    Adorei as dicas que ele dá. Acho que temos que levar as vida um pouquinho menos a sério mesmo.
    Adorei suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  10. Oi, confesso que no inicio do post eu estava sem fazer a menor ideia de quem era Neil Gaiman, mas com sua explicação ficou mais fácil me situar. Infelizmente, apesar de toda a linda diagramação do livro, eu não sou fã e não me atrai a leitura dessa obra! Mas o seu post está excelente e realmente o autor está certo ao dizer que erros podem virar acertos, gostei das suas impressões!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Oie Jess, tudo bem? Eu não li nada do autor até agora e confesso que pouco sabia sobre ele, como por exemplo, não fazia ideia de que ele era roteirista de Doctor Who e criador de Sandman. Agora fiquei mais interessada, inclusive quero muito ler o este livro, amei sua resenha sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jess,
    O livro parece ser mesmo inspirador. Fiquei contente por saber de sua existência, pois já assisti ao discurso - por indicação de um amigo - e gostei muito.
    Acho que isso de ele ter dito que cometer erros é bom porque prova que você tentou é a mais pura verdade. Uma vez, um chefe me disse que eu só tinha errado porque tinha feito, como ele não fazia, não tinha como errar.
    Anotei a dica, pois acho que vou gostar muito.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Vou procurar os vídeos no YouTube, mas assim que tiver a oportunidade eu vou comprar esse livro sim pois essa diagramação está linda.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!

    Que livro interessante! Eu li apenas uma obra do Neil, mas já o enxergo como um grande escritor, roteirista e artista. Esse livro me parece que ensina muita coisa mesmo, além dele ser um pouco biográfico (no sentido das experiências dele e tals). Com certeza uma obra que eu quero ler, pois amo analisar discursos. Anotei a dica.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  15. olha, vou te contar uma coisa... eu curto pacaralho o trabalho de Gaiman. Sou até Neil Gaimete mas apesar de ter gostado do discurso, achei desnecessário transformá-lo em livro... =T
    eu li emprestado de uma colega, mas não gostei da parte gráfica, a capa ficou simples demais, sem graça até...
    gostaria de ter curtido mais a leitura, mas prefiro a versão palestra mesmo...
    bjs...

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto da leitura!! E que achaste que conseguiste aprender bastante com ele!! :)

    A verdade e que este genero nao me interessa muito e achei a capa muito feia (e so a minha opiniao), confundindo as letras e isso sobreposto dessa forma...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Oie
    nunca li nada do autor mas sempre tive curiosidade por ter amigos que gostam bastante da escrita dele e tudo mais, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Gosto muitos dos episódios que o Neil Gaimann escreve em Doctor Who, com certeza são meus favoritos. Eu já vi algumas partes desse discurso, mas nunca inteiro porque é bem grande, mas achei muito legal da editora lançar em formato de livro porque realmente é uma inspiração para quem está começando nesse caminho. As palavras dele tocam qualquer um.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Eu gosto muito das obras do Neil e fiquei bem interessada por esse exemplar, sobretudo porque parece prometer um grande enriquecimento cultural e isso me agrada muito. Dica super anotada.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Gostei de saber que mesmo pequeno o livro tem sua profundidade. Gosto quando é assim. A capa realmente foi um errinho da Intrínseca, mas acho que entendi o que eles quiseram passar.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro do autor *-* confesso que não sou muito fã do Neil, mas achei este livro interessante, principalmente por ser motivador assim. Acho que todo mundo precisa de frases assim de vez em quando, né? Gostei mesmo, e a editora fez um trabalho magnífico ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Heey Jess, tudo bem? Eu amo Neil Gaiman e esse livro vem me chamando atenção desde o lançamento! Gostei muito da sua resenha e ver mais dessa linda edição por aqui. Espero adquirir o meu logo e gostar bastante da leitura também <3 Sua resenha ficou perfeita.
    beijos!

    ResponderExcluir
  23. Li essa lindeza ano passado e amei! Até então não tinha lido nada do Neil, e as palavras dele só fizeram com que eu me interessasse pela sua obra. Uma leitura super leve, dá pra ler em 30 min. Amei a resenha <3 Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oie, Jéssica.
    Já ouvi falar muito desse livro, mas a sua resenha foi a primeira que li e achei a obra bem inspiradora.
    Deve ser uma obra incrível de ter e ler.
    Entrou pra lista.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas achei bem interessante o autor recusar propostas boas por querer viver da escrita, às vezes acho que quero isso para mim, embora saiba que não é assim tão fácil. Sua resenha me chamou atenção e espero lê-lo em breve!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  26. Adoro Neil Gaiman, mas confesso que não conhecia esse livro. Achei interessante e tudo que o velho Gaiman escreve transforma-se em magia. Fiquei deveras interessada. Adorei sua resenha, e ótima dica!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Tenho que confessar que nunca li nada do Neil Gaiman, mas tenho muita vontade de ler Um Oceano no Fim do Caminho, estive perto de comprar o livro, mas acabou que não deu (não tinha mais livros no estoque) e estou aqui, até hoje sem ler nada dele. Erros Fantásticos parece ser ótimo, mesmo não gostando muito de livros do estilo, eu quero ler, sua resenha me deixou bastante curiosa a respeito do livro. Dica anotada e que bom que gostou.
    Beijos,

    garotareading.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Neil Gaiman é um autor que admiro muito por suas obras e por seu trabalho. Com toda a certeza vou querer esse livro pois tenho certeza que vai me enriquecer.
    Adorei de verdade sua resenha e dica. Traga mais livros como esse.
    Um bj

    ResponderExcluir
  29. Oioi! Tudo bem?
    Não conhecia nenhum livro Erros Fantásticos - O Discurso Faça Boa Arte e achei interessante a premissa.
    A diagramação ta bem legal para passar a mensagem e realmente a gente ta precisando de umas dicas para aproveitar mais o momento e tudo mais.
    Vou procurar depois o vídeo do discurso no YouTube.
    Gostei da capa e vou tentar ler.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  30. Nunca pensei que um discurso de formatura pudesse virar um livro! E muito menos imaginei que Neil Gaiman pudesse fazer um... rs... Achei bem legal ele contar sua experiência sem tentar embelezar, como sou formada em teatro fiquei curiosa para conferir o que ele disse. Adorei o quote em que ele fala de Coraline! *-* Quem diria que um erro pudesse ter um resultado desses! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  31. 'criarem suas próprias regras' só essa parte já me chamou bastante atenção, gosto dessa perspectiva na hora da criação, parece mais justa e coerente. Se não lesse sua resenha, esse seria um livro que passaria longe, mas vi aspectos que me agradaram.

    ResponderExcluir
  32. Oi Jéssica,
    tenho que admitir que julguei mal o livro, por não ter gostado de cara da capa e por ser um discurso, mas já deveria ter previsto que um discurso do Neil não seria menos que magnífico não é mesmo, e além do mais o interior do livro compensa a feiura dessa capa, amei os detalhes que você mostrou nas fotos e quero muito poder ler essas palavras motivadoras que compõem essa obra.

    Abçs
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  33. Oie Jéssica!!
    Eu ainda não tive a chance de ler nada do autor, mas morro de vontade. Porque tenho uma amiga que é mega fan dele. Por esse motivo conheço um pouco sobre ele. E sei que sua história é realmente inspiradora. Fiquei curiosa para sabe mais sobre o discurso. Acho que irei procura-lo sim. E sem duvidas vou querer conhecer esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Olá Jess, ainda não li nada do autor Neil Gaiman, mas sempre leio elogios de suas obras, e essa particularmente é bem diferente da narrativa curiosa. Mas ao mesmo tempo uma leitura bem importante, adorei. Bjkas

    ResponderExcluir
  35. Oi Jess, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda e devo admitir que ele chamou bastante minha atenção, parece ser cativante de um modo diferente. Acho que eu daria uma chance a ele para ver o que achar, e fico feliz em ver que você gostou da leitura, acho que irei gostar também!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  36. Achei a obra interessante. Fiquei curioso pra ver o vídeo. Depois o farei. Já li uma obra de Neil Gaiman "O Oceano no fim do caminho" e gostei bastante. O Autor é bastante conhecido e certamente tem muita coisa boa à contar.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oie!
    Achei essa obra diferente e inovadora.
    Pelas fotos que você me mostrou a edição está realmente linda, irei procurar o discurso dele no YouTube. Estou precisando mesmo de inspiração.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger