.15 de julho de 2016

Resenha: Os Cretinos Não Mandam Flores - La Moderna

"Todos os caras são uns cretinos? Ou só aqueles que nos interessam?"


Título: Os Cretinos Não Mandam Flores
Editora: L&PM
Autora: La Moderna 
Páginas: 160
Ano: 2015
Nota: 

Sinopse: Mix de manual de sobrevivência para relacionamentos e graphic novel, este livro é capaz de fazer qualquer mulher rir (nem que seja de nervosas). Aqui estão os tipos mais encontrados de cretinos, entre eles o Peter Pan que nunca cresce, o Fugitivo que desaparece do nada e o Bumerangue, que volta quando você está começando a esquecê-lo. Com design moderno, todo colorido e com narrativa no estilo de um blog, Os cretinos não mandam flores é um livro inovador que conversa diretamente com as leitoras, unindo textos inteligentes a imagens divertidas.


Esse livro ganhou minha atenção de primeira. Assim que bati o olho na capa, eu sabia que tinha que levar! E posso garantir que o conteúdo é ainda melhor!

A obra conta a história de uma garota do interior que quer começar uma nova vida. Ela se muda para a cidade grande e passa a dividir um apartamento com mais duas amigas. A garota, que anteriormente passou por uma desilusão amorosa, se convence de que no meio de tanta gente ela não irá demorar a encontrar alguém melhor. O que ela não esperava era conhecer uma longa lista de cretinos, que trariam com eles vários aprendizados e enrascadas...


Essa foi a primeira graphic novel que eu li e simplesmente adorei. A narrativa é simples e direta, fluindo muito bem. O enredo foi muito bem construído, La Moderna criou uma história de fácil identificação (que mulher nunca se deparou com um cretino?!), com um toque de feminismo e que nos arranca boas risadas.

Durante a leitura podemos identificar vários tipos de cretinos como: Cretino Fugitivo (desaparece do nada), Cretino Clássico (se ninguém vê, lhe mete chifres), Cretino Fanfarrão (que não tem tempo para um relacionamento), Cretino Bumerangue (sempre volta quando você está começando a esquecê-lo), Cretino Greenpeace (muito comprometido com tudo, menos com o relacionamento), entre outros. Eu confesso que enquanto lia, eu acabei dando nome aos cretinos, porque já teve cada figura na minha vida... Hahaha!


Uma das coisas mais legais do livro é que é possível acompanhar todas as fases que a personagem passa, desde as decepções e o repúdio ao amor verdadeiro até a volta por cima e encontro do cara ideal. É delicioso acompanhar o amadurecimento e as transformações que houveram na vida da personagem. Tudo com feito com muito bom humor e sem papas na língua! 


As ilustrações são o ponto alto da obra. Eu fiquei apaixonada pelos traços, as cores e as fontes usadas durante toda a leitura. Os desenhos são capazes de nos prender tanto quanto o enredo em si. 

Na orelha do livro, você encontra uma espécie de "dicionário das flores" que você pode receber:

livro foi escrito por Raquel Córcoles, mais conhecida pelo seu alter ego Moderna de Pueblo (publicado como La Moderna no Brasil). A autora espanhola marca presença nas redes sociais e você pode conferir mais do trabalho dela em seu site. Aliás, ela lançou recentemente um canal no YouTube com animações dos seus personagens! Para os curiosos de plantão, segue um dos vídeos:

                

Em suma, Os Cretinos Não Mandam Flores é uma obra leve, interessante e muito divertida! Indico para quem procura uma leitura rápida e de fácil compreensão.


37 comentários:

  1. Parece ser realmente uma obra bastante leve e gostosa de ler. Por ser um tipo de quadrinho, deve ser uma leitura bastante fluida e rápida, além de muito divertida. Acho que se eu lesse esse livro acabaria dando nomes aos cretinos também, mesmo que eu não tenha muita experiência com eles, seria mais por diversão mesmo haha.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, a autora e nem a editora. A sua resenha foi a minha primeira impressão sobre ele e posso te dizer que amei. Mesmo sendo um livro mais para o lado feminino eu tive um certo interesse por ela (confesso kkk). Gosto de romances e ainda mais quando a protagonista é mulher, gosto de entender o modo delas pensar, eu me divirto bastante!

    https://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    O livro parece ser muito divertido e imagino mesmo que as ilustrações sejam o ponto alto da obra. Deve ser ainda melhor por ser uma leitura leve e descontraída. O dicionário das flores deve ser super criativo, assim como a ambientação de modo geral.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, nossa confesso que eu dei boas risadas lendo sua resenha e sua classificação de cretinos! Achei um enredo bem divertido, gostoso e parece ser um livro que a gente lê em poucas horas. Outro ponto que gostei muito foi a capa e a diagramação que você postou. Com toda a certeza quero ler esse livro é já estou pressentindo muitas risadas.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amei a capa e o tema desse livro, sua resenha também ficou ótima.
    Com certeza lerei em breve.
    Beijos e obrigada pela dica.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  6. Fiquei curiosa, ele deve ser bem divertido :)

    http://belezacontente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece ser super interessante. Adorei!

    Beijinhos,

    https://poetizou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Jéssica,
    Adorei sua resenha e fiquei bem interessada para ler o livro.
    Ainda não tibe a oportunidade de ler nenhuma Graphic Novel e tenho muita curiosidade. Acho que vou curtir muito a leitura justamente pela leveza que o livro tem. Adorei as fotos e as ilustrações me agradaram muito.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu adoro ler Graphic Novels, sempre são meus queridinhos. Mas eu leio mais de super heróis. Seria uma boa eu fugir um pouco desse universo e ler Os Cretinos não mandam flores, porque tem esse nome legal e adorei as ilustrações. Vou conferir, com certeza.


    bjs =)

    ResponderExcluir
  10. Deve ser uma leitura muito divertida. Só pela capa eu já notei isso. Vou procurar pra ler.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Hey, tudo bem? Eu achei bem dinâmica a resenha. Os desenhos dos livros são bonitos mas não sei se eu gostaria de ler pois não sou muito fã desse gênero... De qualquer forma, adorei a dinâmica do post e os desenhos do livro.

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Confesso que nao conhecia o livro e que nao fiquei la muito interessado... A verdade e que nao me parece la muito o meu genero literario! :) ahah

    Concordo que as ilustraçoes sao fantasticas! Pelo menos, do pouco que vi ahah! :) Talvez isso me chame... hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia nada!. Fiquei muito interessada. Anotado aqui.
    bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiiii
    Eu não conhecia sobre a obra nem sua autora, mais achei bem legal a premissa e a forma como você expôs que a obra é. Irei colocar na minha lista de próximas leituras e ter minha própria opinião sobre ela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Graphic Novels não são muito meu estilo de leitura, mas essa parece ser bem interessante e divertida mesmo! Gostei muito do traço e de repente me animo sim a conferir. Estou rindo até agora do Cretino Greenpeace, rs, já tive um desses na minha vida. Aliás, acho que é impossível que uma mulher não se lembre de alguém com a descrição de pelo menos um dos cretinos! hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Adorei essa resenha e já coloquei o livro na lista. Achei super divertido ir dando nomes para alguns cretinos, vou nomear vários tbm, hahaha.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  17. Olá. Menina, eu não conhecia o livro e já me agradei da capa, super legal. A premissa é maravilhosa e a leitura parece ser divertida e envolvente. Adorei as ilustrações e sei que é um livro que eu curtiria muito se o lesse. Adorei conhecê-lo aqui no seu blog e ver a sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia o livro e nem a autora e caramba, preciso ler. Tudo no livro me interessou, o titulo, mega sugestivo e esta arte gráfica também está de deixar o leitor no chão. A leitura deve ser bem rápida e fluida. Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ansiosa para ler, parece ser uma graphic novel muito divertida *--
    Haha o Cretino Peter Pan é o mais comum por aí, juntamento do cretino fugitivo e do cretino clássico.

    Beijos
    http://atmosferadamaby.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii Jéssica, tudo bem? É a primeira vez que leio sobre esse livro! Não conhecia e sua resenha me deixou bem curiosa para conferir a obra, principalmente por ser uma graphic aparentemente muito boa. As ilustrações parecem muito bonitas mesmo. Espero ter a oportunidade de ler! Também tenho uma listinha de cretinos... hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. O livro parece ser muito divertido e imagino mesmo que as ilustrações sejam o ponto alto da obra. Deve ser ainda melhor por ser uma leitura leve e descontraída. Eu não conhecia o livro, a autora e nem a editora. A sua resenha foi a minha primeira impressão sobre ele e posso te dizer que amei. Estou doida para o ter, a capa simplesmente linda e o titulo também.

    ResponderExcluir
  22. Amei essa resenha, ela me deixou bem curiosa kk
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  23. O livro parece ser maravilhoso, amo histórias divertidas, e essa parecer ser além da conta. Além enredo criado parece ótimo. Espero poder ler.

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Jesus que livro maravilhoso é esse que eu nem conhecia em? Caramba, eu gosto muito de livros com essas temáticas um pouco mais voltada a relacionamentos e desilusões pois sempre me rendem várias gargalhadas, pois são coisas que realmente acontece com qualquer um, aí terminar de ler sua resenha me deparei com um livro muito fofo e com certeza eu irei procura-lo para comprar em breve. Também amei essa aba com os significados das flores, acho que eu vou dá um Copo de Leite para alguém kkkkk. Valeu pela nega dica que você deu e espero amar o livro tanto quanto você amou! Até mais vê estrela.
    Bjks

    ResponderExcluir
  25. Oi Jess
    Leria esse livro só pela capa e título que já são super atrativos. Depois de ver suas impressões, fiquei com mais vontade ainda. Já pela diagramação percebi que é uma leitura maravilhosa, sem falar no leve humor ácido.
    Com certeza fiquei com vontade de ler.
    Ótima dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    Eu olhei a capa e.... ri bastante aqui hahahaha
    Eu também compraria pela capa, achei bonitas as ilustrações, e o tema bem divertido.

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser uma graça.
    Adorei sua resenha e as ilustrações.
    Já seguindo o blog :)
    Beijos,
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  28. Jess tudo bem, o título e as ilustrações me deixaram curiosa com a leitura desse livro, e pela sua resenha da para perceber que será uma leitura bem divertida. Bjkas

    ResponderExcluir
  29. Oie...
    Outro dia quase comprei esse livro :)
    Sua resenha me deixou muito curiosa a respeito da obra, pois, parece ser uma leitura muito agradável e fluída! Seempre procuro ter uns livros assim na estante para o caso de uma ressaca literária.
    A diagramação está linda <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Oioi! Tudo bem?
    Que capa engraçada de Os Cretinos Não Mandam Flores, hahaha.
    Nao conhecia o livro e adorei a premissa.
    Depois de ler a resenha, deu vontade de saber mais dos rumos dos personagens.
    Os desenhos estao mto legais.
    Acho que vou ler ainda esse mes hahah.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  31. Oiii,

    Dá vontade de dizer que os cretinos não mandam flores e não fazem nada direito mesmo e precisam ser descartados, pena que levamos tempo para perceber que eles são cretinos (kkkk). Adorei a resenha, esta HQ parece ser ótima e já coloquei na lista de prioridades do ano.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura

    ResponderExcluir
  32. Oiii!!

    Eu não conhecia esse livro e eu adoro o estilo! Gosto de graphic, acho que dão um destaque e chamam atenção.
    A resenha está ótima!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Nossa, que incrivel. Nunca tinha visto nada sobre a obra mas me pareceu interessante e divertida. Preciso desse livro.
    E que azar em, conhecer tantos cretinos, mas infelizmente muitas vezes precisamos passar por isso para conhecer o cara certo.
    Amei as ilustrações e o dicionario das floras é uma graça.
    ótima escolha.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Olá, mesmo não sendo o meu gênero de leitura fiquei bem curiosa para lê-lo, além de ter um enredo que parece divertido as ilustrações estão bem legais também *-* Vou anotara dica.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  35. Jessica, amo graphic novel, então super me interessei e adorei os tipos de cretinos que são apresentados no decorrer da história.
    Já quero muito ler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  36. Oi!!
    Eu não conhecia esse livro e achei o título divertido rsrs. Eu gostei do que você escreveu e fiquei com vontade de ler, parece ser uma leitura leve e descontraída.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  37. Hey...
    kkkk realmente parece ser um livro super divertido e descontraido, e valha me deus, ja tenho uma certa experiencia com o cretino clássico, acho que todo mundo teve kkk sem contar a lista longa de cretinos que ja conheci kkk vou me divertir pacas com esse livro rs[Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger