.17 de agosto de 2016

Resenha: Quase Uma Rockstar - Matthew Quick

Título: Quase Uma Rockstar
Editora: Intrínseca
Autor: Matthew Quick
Páginas: 256
Ano: 2015
Nota:  
Sinopse: Desde que o namorado da mãe as expulsou de casa, Amber Appleton, a mãe e o cachorro moram em um ônibus escolar. Aos dezessete anos e no segundo ano do ensino médio, Amber se autoproclama princesa da esperança e é dona de um otimismo incansável, mas quando uma tragédia faz seu mundo desabar por completo, ela não consegue mais enxergar a vida com os mesmos olhos. Será que no meio de tanta tristeza e sofrimento Amber vai recuperar a fé na vida? Com personagens cativantes e uma protagonista apaixonante, Matthew Quick constrói de forma encantadora um universo de risadas, lealdade e esperança conquistada a duras penas.

Amber Appleton é uma menina de dezessete anos que mora com sua mãe e seu cachorrinho no “amarelão”, o ônibus escolar que a mãe dirige para trabalhar. Desde que foram expulsas da casa do namorado de sua mãe, as duas não levam uma vida fácil, passam por maus bocados e nem sempre conseguem colocar comida na mesa. Amber ainda precisa lidar com sua mãe quase sempre exagerando na bebida. Apesar das dificuldades, ela é uma das meninas mais otimistas que qualquer pessoa já conheceu, servindo de inspiração para muitas outras.  

Até que um dia uma tragédia inimaginável acontece e vira o mundo de Amber de cabeça para baixo. Seria ela capaz de manter a fé e o otimismo no momento mais difícil?


Quase Uma Rockstar é um livro sensível e divertido, que despertou em mim várias emoções ao longo da leitura.

Nunca tinha lido nada do autor, mas gostei da escrita dele. A narrativa, feita em primeira pessoa, é leve e flui bem. Eu demorei alguns capítulos para me envolver com a história, mas, por conta da escrita informal do autor, eu acabei me aproximando mais dos personagens conforme a leitura se desenvolvia. 

Amber é uma personagem extremamente otimista e de uma fé (quase) inabalável. Ela enxerga o melhor das pessoas e é muito bonita a forma como ela vê a vida, apesar dos inúmeros problemas. Amber é uma menina com o coração de ouro: ela faz trabalho voluntário, ajuda todos como pode e reza por todas as pessoas que conhece. Tudo isso sem contar para ninguém, nem mesmo seus amigos, as dificuldades que está passando com sua mãe.

A história em si é tão positiva que por momentos foge da realidade e isso me incomodou em alguns pontos. A personagem é tão otimista que chega a beirar a inocência, o que me fez duvidar da idade dela por algumas vezes. Sabe quando a atitude não condiz com uma menina de dezessete anos que já passou por tanta coisa na vida? Pois então. O otimismo exagerado de Amber, em determinados momentos, me pareceu forçado demais. Como se trata de uma ficção, eu tentei relevar esses pontos...


“E tem mais: o gosto da minha mãe para homens é parecido com o gosto de um viciado para crack. Qualquer coisa serve. E todos os seus entes queridos mais próximos (eu) acham um saco quando mi madre está fumando uma nova pedrinha masculina, porque – para ser bem sincera – ela fica meio alucinada.” p.13

É possível perceber que o autor trabalhou bastante em seus personagens de forma a criar uma história inclusiva. A nossa protagonista faz parte do grupo de amigos intitulado Os Cinco, que é formado por Ty (o único menino negro da cidade), Jared (um menino gago), Chad (que anda de cadeira de rodas e é irmão de Jared) e Ricky (um menino diagnosticado com autismo). 

Esse círculo de amigos foi bem trabalhado na trama, o autor os inseriu no ambiente escolar de forma a criticar as práticas de bullying. Os Cinco são extremamente cativantes. O destaque fica para Ricky, que é um menino doce e que conquista o leitor logo nas primeiras páginas.

O livro possui uma grande quantidade de personagens secundários, mas todos eles foram bem construídos. O personagem que mais chamou minha atenção foi Soldado Jackson, que após ter voltado da Guerra do Vietnã, vive escrevendo Haicais. Para quem não conhece, haicai é uma forma de poesia japonesa que possui três linhas e dezessete sílabas.


Ainda que essa tenha sido uma boa leitura, de certa forma eu esperava mais. Não foi um livro que de alguma forma me marcou ou que a história tenha ficado por dias na minha cabeça. Acabou sendo uma leitura que após ter sido finalizada, foi esquecida. Foi um bom entretenimento, mas só.  

A edição publicada pela Editora Intrínseca está muito bem feita. A diagramação da obra está perfeita, não encontrei erros e a capa do livro é muito bonita. Ótimo trabalho da editora! 

Quase Uma Rockstar é uma leitura despretensiosa que passa uma mensagem de esperança e superação. Indico para quem procura um Young Adult divertido e emocionante. 


32 comentários:

  1. Oi Jéssica
    sempre quis ler esse livro por imaginar ser uma leitura bem dinâmica, despretenciosa e leve também. Seus comentários só comprovam que eu posso adorar a leitura. Compreendo mesmo que não é algo marcante, mas como você comentou, é um bom entretenimento. Espero poder ler também.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa, eu sempre vejo críticas bem balanceadas sobre o livro, as vezes o livro foi tudo de bom e as vezes não foi nada! Eu particularmente gostei de sinopse,mas ainda não tirei tempo para ler e tirar minhas conclusões. Acho essa edição da intrínseca muito linda também! Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu já li o Lado Bom da Vida e gostei, embora não tenha gostado tanto quanto as outras pessoas parecem gostar rs. Mas me interessei por esse também, parece ser um excelente livro e adoro essas histórias mais inclusivas, como disse você, que envolvem vários personagens e eles são bem elaborados, é bem interessante :D Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  4. Jessica, sou muito fã do autor e este livro, na minha opinião é o melhor dele. Que pena que para você, foi apenas uma leitura de entretenimento, porque ainda carrego esta história fortemente no meu coração. Na verdade, a Amber é uma das personagens femininas que mais admiro e sempre indico este livro para quem ainda não leu nada do autor.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica,
    É tão ruim quando esperamos algo de um livro e não encontramos. Não fiqeui muito interessada no livro, pois não gostei de saber que as coisas são tão boas que chegam a fugir da realidade, sabe? Acho que os livros - mesmo de fantasia - precisam ter um pouco de realidade, para serem um pouco mais palpáveis.
    Pretendo ler outros livros do autor mas não esse.
    Parabéns pela resenha e por ter exposto tão bem suas impressões.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Leia O lado bom da vida, tenho certeza que você vai amar! O autor me conquistou com o livro, é um dos meus preferidos da estante, e tenho certeza que irei gostar desse também.
    Só fiquei decepcionada pelo fato do livro não ter te marcado tanto, isso me desanimou um pouco, maaas, vou ler assim mesmo kkk
    A capa está maravilhosa, e amei o fato do livro retratar o bullying, o circulo de amizade da protagonista deve ser muito especial <3
    Ah, e também gostei do fato delas morarem em um ônibus, isso deve ser uma verdadeira bagunça kkkk
    Obrigada pela indicação, o livro já está na minha listinha <3

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  7. Oiii Jess, como vai?
    Infelizmente dessa vez a obra não me atraiu muito dessa vez, mas confesso que sua resenha está fabulosa, como sempre né, todas me encantam <3 Parabéns, mas pularei a dica lindinha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Livro bacana é assim mesmo é para despertar emoções até "aquela" que não conhecíamos ainda e se ainda é divertido, tai eu adoooro. Anotado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Jess,

    Li essa obra no ano passado e confesso que me decepcionei um pouco. Gostei do enredo e claro, esperava um pouco mais da história, mas acabei me frustrando muito e me irritando com a protagonista que foi demasiadamente injusta em determinadas partes do livro. Ainda assim gostei muito da personalidade dela e do seu otimismo. É uma história que eu não leria de novo...mas também não arrependo de ter investido.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Ola Jess lindona uma pena a protagonista ser tão inocente ao ponto de sair da realidade, ainda mais uma menina que já passou tantas dificuldades na vida, uma coisa é ser otimista outra é viver em outra realidade. Uma pena pois teria tudo para ser uma leitura marcante para o leitor. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Poxa, Jess, ao menos o livro foi um bom entretenimento, né? Uma leitura despretensiosa, pra passar o tempo, eu imagino. Tenho vontade de ler mesmo assim!

    ResponderExcluir
  12. Eu compreendo quando diz que mesmo elas sofrendo tanto a personagem fica otimista demais, pois é, também penso assim, mas conheço pessoas que são assim, que pode acontecer uma guerra e elas estão sempre felizes e fico me perguntando como, porque parece que nada as afeta, né? E isso parece incoerente mesmo. Este acho que é o mesmo autor do livro Garoto 21, não?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess, tudo bem? Quem me dera ter um tiquinho de toda essa positividade da protagonista. Admiro pessoas que mesmo diante das diversidades e pelo que li da sua resenha ela terá muitas conseguem se manter firme e acreditar no melhor. Vou ler esse livro com certeza quem saiba eu aprenda um pouco com essa personagem.
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não li nada ainda do autor, mas gosto bastante dos gêneros de seus livros. Gostei de ele ter criado um grupo bem inclusivo nessa história, com pessoas totalmente diferentes. Mas acredito que não seja um livro que marque mesmo, infelizmente o enredo não é para tanto.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá amore,
    Confesso que o título me chamou muito a atenção... mais a capa podia ser melhorzinha né!
    Fiquei curiosa pra ler... mais não curti essa ideia de ser uma leitura mais pra entretenimento... acho que fica faltando algo né... to passando por isso com a leitura atual... (espero estar enganada).

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola!
    Apesar da capa lindíssima não tenho a menor vontade de ler esse livro. São tantas resenhas negativas, não só desse livro como dos demais do autor, que eu acabei desanimando.

    Beijos
    www.mundoinvertido.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, apesar de não ter uma historia marcante fiquei bem curiosa para lê-lo *-* Vou anotar a dica para ler depois de algum livro mais pesadinho.

    http://meumundo-meuestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, eu não conhecia o livro, achei a história interessante, mas te confesso que o que você descreveu da Amber já me fez acha-la meio irritante, gente otimista demais pra mim é um saco. Ainda assim gostei de saber que a história é inclusiva, adoro leituras com representatividade.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  19. Hey!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas o tema é bem interessante pra falar a verdade. Infelizmente você não teve tudo o que esperava da história, eu simplesmente odeio quando isso acontece, mas ainda assim fiquei com vontade de conhecer, estou sempre a procura de um bom entretenimento. Gostei muito da sua resenha, principalmente pela sua sinceridade.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Jess, acho que manter o otimismo na vida é uma coisa importante, por mais que muitas vezes possa parecer um exagero, é uma forma da pessoa encarar os problemas. Eu que a princípio não tinha interesse no livro, mudei completamente de ideia e pretendo ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Olá.

    Eu já tinha ouvido fala sobre esse livro, mas não me interessei pela obra. Apesar da obra tenha sido despretensiosa, vejo que foi apenas uma boa leitura e só. É chato quando isso acontece :/ Isso reforça mais minha vontade de não lê-lo. Desanimei legal!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor e tenho curiosidade, por isso fiquei animada. De inicio fiquei bem interessada, porque a premissa é bem bacana, mas ver que o otimismo da obra é tanto que beira ao irreal me deixou um pouco desanimada :(
    Enfim, é um livro que parece ser bacana apesar dos pontos negativos, por isso espero ler um dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    Que pena que a leitura não foi muito boa pra você, ainda que fluida.
    Acho bacana quando os personagens são otimistas, mas como você disse otimismo demais fica exagerado, e não tem adolescente nenhum que aceite as pedras da vida todas com um sorriso na cara.
    Enfim, parece um livro bom, mas só.

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Acredita que até hoje, não li nenhum livro do autor? Sério, eu nem conheço a narrativa do autor. mas fiquei triste em saber que esperava mais da história, e que não gostou totalmente da leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. confesso que não curto bem pessoas otimistas demais... só pelo que vc falou, já veria a protagonista com maus olhos... sobre a trama, ela tbm não me animou a ler o livro... infelizmente é uma dica que passo adiante... pena vc não ter gostado tanto assim da obra... =TT
    bjs...

    ResponderExcluir
  26. Não costumo me interessar por YAs, mas esse me chamou a atenção pelo fato de a menina ser mega otimista: me lembrou um livro infantil chamado Pollyanna - inclusive, super recomendado. Gosto do Matthew Quick e provavelmente acabarei lendo esse livro.

    ;*

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? :)
    Quero muito ler esse livro. A Thereza do Thereza Reads adora e recomenda muito, por isso eu tenho procurado resenha e visto que a maioria adora também. Fiquei um pouco desapontada por vc não ter gostado assim tanto, porque eu sou dessas que não costuma achar bom aquilo que todo o mundo ama, então talvez eu não vá gostar assim tanto tmb :/ mas nada melhor do que ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Do autor já li O Lado Bom da Vida e amo demais!
    Quase uma Rockstar ainda não tive oportunidade, mas quero!
    Já gostei do fato da protagonista ser otimista apesar das circunstâncias e achei interessante a questão da inclusão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bom??
    Conheço esse autor do O Lado Bom da Vida ao qual eu odiei, o livro realmente não me chamou a atenção, agora esse livro parece ser bem interessante, tomara que não tenha a mesma temática do O lado bom da vida, acho bem legal toda essa superação e o livro parece ter uma escrita leve e contagiante.
    Obrigada pela dica
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Olá Jessica! Tudo bem?
    Conheço esse autor e adoro a escrita dele! Esse livro ainda não conhecia, mas amei a sinopse e a diagramação! Sua resenha ficou ótima e me convenceu a ler! Amei o lado bom da vida!
    Bj

    ResponderExcluir
  31. Oi Jess, tudo bem?
    Eu tenho bastante curiosidade em ler esse livro, acho interessante o tema abordado pelo autor e gostei de ver que é um livro despretensioso, estou precisando de um livro leve assim e acredito que seria uma boa pedida. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger