.26 de agosto de 2016

Resenha: Zoo - James Patterson e Michael Ledwidge

Título: Zoo
Editora: Arqueiro
Autores: James Patterson e Michael Ledwidge
Páginas: 288
Ano: 2015
Nota:  
Sinopse: Algo está acontecendo na natureza. Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam. A humanidade é presa fácil. Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste a escalada dos acontecimentos. Ele já previu esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara. O fim da civilização está próximo. Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...

A trama conta a história de Jackson Oz, um biólogo que teve sua carreira praticamente afundada após perceber um comportamento hiperagressivo em animais e largar seu doutorado para trabalhar melhor sua descoberta. Jackson tentava convencer as pessoas de que estava havendo uma espécie de reação evolucionária interespécie organizada contra o homem. Chamou sua teoria de CAHConflito Entre Animais e Humanos – e tentou a todo custo alertar as autoridades e a população. Todo o esforço foi em vão, ninguém acreditava em Oz e nem que CAH fosse real.

Anos se passaram e mesmo desacreditado por todos, Oz nunca deixou de levar a sério sua teoria. Continuou estudando, aprimorando as pesquisas e tentando achar algo concreto para que pudesse convencer as pessoas de que o CAH estava acontecendo.

Quando, sem nenhum motivo aparente, animais selvagens de vários lugares do mundo começam se comportar de maneira agressiva, atacando humanos sem nenhuma razão, Oz tem ainda mais certeza da sua teoria. O problema piora e animais domésticos começam a se comportar agressivamente também, com ataques cada vez mais ferozes e orquestrados. Oz tentará correr contra o tempo para alertar as autoridades sobre o CAH mesmo sem saber se acreditarão nele. Ele ainda precisa descobrir a causa do problema, mas acima de tudo, descobrir como solucioná-lo antes que seja tarde demais.  


Eu nunca tinha lido nada do Patterson, mas tinha grandes expectativas por conta dos inúmeros elogios que já li sobre a escrita dele. E só posso dizer que minhas expectativas foram alcançadas. A escrita de Patterson (e de seu co-autor, Ledwidge) é simples, leve e bem desenvolvida. Os autores conseguiram descrever bem ambientes e detalhes sem tornar a leitura entediante.

Na parte de trás do livro tem algo escrito como “as páginas viram sozinhas”. Nada mais verdadeiro. Depois que você começa a leitura, não consegue mais parar. A narrativa de Zoo - envolvente e instigante – se alterna entre primeira pessoa e terceira pessoa, sendo a maioria dos capítulos narrados por Jackson Oz. Os capítulos são curtos (mais ou menos duas, três páginas cada) o que torna a leitura ágil e dinâmica. 

“Se eu tivesse me enganado, estaria louco. Se estivesse certo, o mundo estava perdido.” p.21

Sobre os personagens, Jackson Oz protagoniza alguns diálogos irônicos, é alguém leal ao que acredita e se preocupa com a humanidade. Mas, ao meu ver, não foi um personagem bem desenvolvido. Isso fica claro em momentos como a morte de pessoas bem próximas ao personagem e Jackson se demonstra quase indiferente. Já Chloe foi uma personagem pouco explorada, não me cativou e acaba ficando apenas como par romântico/"fiel escudeira" do personagem principal. A trama foi muito bem explorada, já os personagens, nem tanto.

Cabe dar um destaque especial para Atilla, um chimpanzé – utilizado anteriormente para pesquisas em laboratório – que foi resgatado por Oz. Alguns capítulos foram contados levando em consideração o ponto de vista de Atilla - ainda que em terceira pessoa - e foi bem legal poder acompanhar o personagem enquanto o CAH se desenvolvia.

“Acabou que o apocalipse ia chegando bem devagar. Sem incêndios e enxofre, mas com ferrugem e dentes-de-leão. Não numa explosão, mas num suspiro.” p.146

No que diz respeito à ficção científica, a obra deixa a desejar. Levando em consideração que o personagem é biólogo e a obra é repleta de cientistas e ecologistas, fica faltando informações científicas mais precisas. O que para mim, confesso, não foi motivo de incômodo. Zoo prende o leitor pelo suspense bem desenvolvido. Além disso, o livro possui algumas cenas que causam verdadeira aflição. A tensão do livro se torna quase palpável e isso aumenta o prazer da leitura.

Gosto muito de livros que causam certo impacto em nós quando acabamos a leitura e Zoo fez isso comigo. Além de trazer boas reflexões acerca de problemas ambientais, entre outras temáticas importantes, a obra faz com que o leitor fique com perguntas na cabeça como "O que faríamos se os caçadores virassem presas?", "O que eu faria se meu bichinho de estimação me atacasse?".


Sobre capa e diagramação: Eu simplesmente amo essa capa! A diagramação do livro está ótima, fonte em um ótimo tamanho para leitura e não encontrei erros ortográficos ou de espaçamento. A Editora Arqueiro está de parabéns pelo belo trabalho!

A obra foi adaptada para série de TV pela rede de televisão americana CBS - com direitos adquiridos pela Netflix -  e já está em sua segunda temporada. Aqui no Brasil, ela passa no canal Space da TV por assinatura.

        

Zoo é um livro repleto de ação e suspense, que vai te deixar vidrado até a última página. Indico para quem procura uma leitura empolgante e perturbadora. 


32 comentários:

  1. Nunca li nada nada desse autor, embora eu já tenha ouvido falar bastante dele.
    Esse livro me parece um suspense meio policial, não? Adoro leituras nessa vertente literária. Gosto de histórias eletrizantes. Na verdade estou precisando de uma leitura assim e acho que já posso unir o útil ao agradável. Ler meu primeiro livro do James Patterson e ler algo como você mesmo disse, empolgante!
    Adorei a resenha e a dica!
    =)

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no ano passado e ele entrou para o meu top 10 de melhores do ano. Também foi meu primeiro contato com a escrita do autor e gostei bastante, tanto que já li outros livros dele. Achei a história muito louca mas que em toda a leitura a sensação que eu tinha era de que isso seria possível de verdade. Agora eu quero é assistir a série porque me parece que está muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess!
    Eu cheguei a assistir alguns episodios da série, mas o livro mesmo, nunca tive vontade de conhecer, justamente porque tive uma péssima experiência com o autor com Bruxos e Bruxas.
    Não curti o fato da parte mais legal do livro, no caso, o lado ficcional, deixar tanto a desejar :( Zoo não é uma aposta pra mim. Desisti até da série.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jess, como vai?
    Menina eu tenho um surto receio de ler esse livro por causa do autor, eu tenho um livro dele mas vou levar para troca no sebo, porque né hUHAUHAUAHAU a escrita dele não me atraiu e é de uma série, mas esse que tu trouxestes de certa maneira me deixou bastante interessada, quando eu for trocar vou ver se acho, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oie

    A capa desse livro é linda, acho que ela foi a primeira coisa que eu olhei quando comprei rs
    Eu adoro o autor e já li muitos livros dele, mas esse eu estranhei um pouco, acho que por ser um estilo diferente do que estou acostumada, voltado a ficção científica. Mas mesmo assim gostei da leitura e quando você vê já chegou no final.
    Sua resenha ficou ótima!
    A série ainda não assisti.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    EU li esse livro recentemente é realmente é incrível... foi até gostoso reviver a obra por meio de sua resenha. EU fiquei sabendo do seriado semana passada e já estou mega ansioso para assistir. Realmente Patterson é incrível em suas obras. O autor me conquistou com o livro Os assassinos do cartão postal - uma obra incrível e envolvente que mistura mistério e história. Mas não posso deixar de mencionar o livro O diário de Suzanna para Nicholas.. que romance lindo... é de se emocionar. Recomendo as obras do autor!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu conhecia a obra por causa da série de tv, achei a ideia muito interessante mas simplesmente não me cativou. Acho que faltou alguma coisa, sabe? Então desisti de assistir. Acho que vou tentar novamente com o livro, apesar de ter me dado a mesma impressão. Nunca li nada do autor mas os elogios que você fez a escrita me impressionou e fiquei com muita curiosidade.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Esse livro é maravilhoso! Foi meu primeiro contato com Patterson e virei fã dele! Sou louca pra ver a série, espero que esteja à altura!

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    Sou fã de carteirinha do Patterson e a série que mais me conquistou foi Alex Cross, na qual o autor mostra todo seu talento e desenvoltura no suspense.
    Sempre achei que quando ele escreve com outra pessoa, o livro tende a ser meia-boca e com problemas na trama e foi o que identifiquei em Zoo.

    Ah tem a série desse livro. Está na segunda temporada.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess,
    Eu fico desconfiada com esses livros do James em parceria. Já vi boatos de que ele só dá o nome. rsrsrsr O livro não me chama tanto a atenção, apesar da proposta ser bem interessante e me deixar curiosa.
    Mas fiquei interessada em ver a série para tirar uma prova e pensar se encaro o livro.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  11. Já li um livro do Patterson, mas era bem diferente deste, não sei se encararia esse aqui por causa desta pegada de ficção científica que você mencionou não ter ficado lá essas coisas.
    Mas obrigada pela dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei o blog, te seguindo como Art of life and books, segue o meu blog, tem muita coisa boa.♥
    Art of life and books

    ResponderExcluir
  13. Olá Jéssica,
    Já li outras obras do autor e gostei da forma como foram escritas. Zoo está na lista de futuras leituras há um bom tempo, mas estou sempre adiando, pois, não tenho o costuma de ler ficção científica e me pergunto se ficarei meio perdida. Não gostei de saber que a obra deixou a desejar nesse quesito e fiquei com o pé mais atrás ainda. Apesar disso, a obra parece ter te agradado bastante.
    Vou manter o livro na lista, mas sem previsão de quando poderei ler rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Ao passar pela net afim de encontrar novos amigos e divulgar o meu blog, me deparei com o seu que muito admiro e lhe dou os parabéns, pois é daqueles blogs que gostaria que fizesse parte de meus amigos virtuais.
    Pois se desejar visite o Peregrino E Servo. Leia alguma coisa e se gostar siga, Saiba porém que sempre vou retribuir seguindo também o seu blog.
    Minhas cordiais saudações, e um obrigado.
    António Batalha.
    Peregrino E Servo.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    essa capa é linda, parece ser uma ótima leitura apesar de não ser bem meu gênero, que bom que gostou e boa dica, ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá.
    Esse é um livro que infelizmente não me deixa muito animada mesmo tendo uma boa premissa e alguns pontos positivos como diálogos irônicos e pontos de reflexão sobre problemas ambientais, mas enfim... quem sabe mais para frente eu me interesse pela leitura.
    Amei sua resenha, muito bem escrita como sempre.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu ainda não conhecia a obra ou o autor, confesso que não é um enredo que me atrai muito, por envolver animais. No entanto, acho válida a proposta de causar impacto, nos fazer refletir sobre todo o desequilibrio da nossa natureza.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Nossa, não sabia que esse livro era tão intenso! Amei a premissa, fiquei curiosa para saber como a história se desenvolve, vai entrar na lista. Não sabia que havia virado série, já vou procurar para assistir, beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Jess, tudo bem?
    Eu li esse livro faz um tempo e até que gostei bastante. O tema abordado e a proposta dele é bem legal. Durante um bom tempo eu fiquei olhando para minha gatinha de forma desconfiada hahahahha
    A série eu ainda não vi, mas pretendo ver :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. OI!!

    Eu ainda não li e nem assisti a série baseada no livro, mas confesso que o mesmo atraiu minha atenção. Essa premissa e ficção cientifica parece bem mais próximo do que imaginamos, e mesmo os personagens não sendo envolventes percebe-se que o enredo é. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Nunca li nada do James Patterson, mas gostaria de ler. Esse livro parece ser bem interessante, adoro o enredo apocalíptico de The Walking Dead e a premissa de que poderia ocorrer com os animais me chama muito a atenção. Excelente resenha e dica. Bjos

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas estou curiosa para conferir. Sei que tem uma série de tv, mas ainda não consegui conferir, com certeza vou gostar dos dois.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nenhuma obra do James Patterson mas sei que quando eu ler também terei altas expectativas já que muita gente me indicou obras do autor. Confesso que fiquei surpresa pelo enredo, o mistério dos animais se rebelando, não imaginaria que poderia existir um livro com essa temática, apesar de ficar desanimada pois não tem tanto detalhamento científico. Mesmo assim, deu vontade de ler, a diagramação parece estar mesmo linda :) Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Huum, depois das suas obervações sobre a obra, eu com certeza assistiria a serie, mas ler o livro acho que não. Quanto a escrita do autor eu curto muito, quero ler mais livros dele.
    bjs

    ResponderExcluir
  25. O enredo desse livro me cativou, gosto quando tratam de investigações e acontecimentos inexplicáveis, e nesse caso a revolução dos animais chamou a atenção. Alem de que acho que sera uma ótima chance de conhecer a escrita tão bem comentada do autor. Eu amo ficção científica e fico decepcionada por não ter sido bem aprofundada, mesmo assim quero ler

    ResponderExcluir
  26. Oi Jess, ao contrário de você, não tenho uma relação boa com o James. Todos os livros que li dele, acabaram me frustrando e depois, preferi não é aventurar mais. Apesar da sua excelente resenha, pude observar traços que me incomodaram durante a narrativa do autor, como no caso a falta de aprofundamento dos personagens e a falta de base mais científica. Mas não se pode negar que o tema é bastante interessante.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  27. Olá.

    Eu não conhecia esse livro, mas também não fiquei interessada na trama. Não é o meu tipo, sabe? Mas fico feliz q vc tenha gostado e que tenha trazido um impacto quando vc terminou. Eu nunca li nada do James Patterson, mas quero ler livros deles mais p frente. Amei sua resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi Jess, sua linda, tudo bem?
    Que pena que o livro não desenvolveu muito os personagens e também a parte de conhecimento sobre biologia, mas se mesmo assim você não consegue parar de ler por conta da trama de suspense, é porque deve ser muito bom mesmo. E achei a história bem diferente do que costumo ler. Estou super curiosa para descobrir o motivo da rebelião dos animais. E achei incrível dar voz a um deles na narrativa. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi!
    Não fazia ideia de qual era a trama desse livro, e confesso que não fiquei com nenhum vontade de lê-lo, apesar de ser algo diferente e de só ver elogios.
    Enfim, de qualquer maneira adorei sua resenha.

    beijos
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  30. oie como vai?
    eu acho essa capa muito muito linda, tenho um marcador dele e amo kkkk to criando coragem pra poder ler ele mas falta tempo kkkk

    ResponderExcluir
  31. Oie!
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca li nada do autor.
    O estilo do livro não é bem o que me chama atenção, mas talvez eu acabe dando uma chance mais pra frente.
    Super curti a capa.

    ResponderExcluir
  32. Olá Jéssica!
    Adorei a sua resenha, também nunca tive a oportunidade de ler nada do James. Esse livro me chamou muito a atenção porque eu gosto bastante desse gênero.
    Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve.

    beijo
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

O que você achou? Eu adoraria saber sua opinião!
Deixe aqui seu comentário e também o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita ;)
Espero que tenha gostado e volte sempre!

© Livros da Jess - 2016 | Todos os direitos reservados. | Tecnologia do Blogger